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Revista de Administração de Empresas, Volume: 44, Número: spe, Publicado: 2004
  • Competências profissionais e modernidade organizacional: coerência ou contradição? Gestão De Pessoas

    Kilimnik, Zélia Miranda; Sant'anna, Anderson de Souza; Luz, Talita Ribeiro da

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga, por meio de estudo de campo envolvendo a aplicação de 220 questionários, a percepção de pós-graduandos e pós-graduados em telecomunicações, acerca da demanda por competências profissionais e do grau de modernidade das políticas de gestão das organizações em que atuam. Como referencial teórico, fez-se uso da abordagem de modernidade organizacional (Eboli, 1996), assim como de revisão de abordagens sobre competência, realizada por Sant'anna (2002). Quanto aos resultados, encontrou-se um elevado grau de demanda pelo conjunto das competências avaliadas, que, entretanto, apresentou uma fraca correlação com o grau de modernidade organizacional percebido, cujos escores revelaram-se mais baixos, indicando que a exigência por profissionais dotados de competências cada vez mais abrangentes não tem sido acompanhada por uma modernidade de políticas e práticas organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates, by means of a field research involving the application of 220 questionnaires, the perception of telecommunication postgraduate students as well as of those who are posgraduating, about the demands for professional competencies and about the modernity level of the policies and practices of management of the organizations where they operate. As a theoretical reference, the approach to the organizational modernity (Eboli, 1996) as well as the review of competencies approaches done by Sant'anna (2002) were utilized. As for the results, a high level of demand was found for the professional competencies evaluated, that show a weak correlation with the degree of modernity organization, whose score are lower, showing that the demand for professionals, gifted with more and more comprehending competencies, has not been properly followed by modern policies and practices of management.
  • A remuneração flexível comocomponente da gestão de salários Gestão De Pessoas

    Martins, Sérgio Silveira; Veriano, Carlos Evangelista

    Resumo em Português:

    Apontada por diversos autores como uma das alternativas para os problemas da gestão tradicional de salários, a participação nos lucros e/ou resultados (PLR) pode ser vista como a principal forma de remuneração flexível no país. De acordo com essa perspectiva, o presente trabalho analisa os programas de PLR definidos pelos programas e acordos coletivos arquivados nas entidades sindicais dos trabalhadores metalúrgicos da região metropolitana de Belo Horizonte, mais especificamente na área de atuação do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Betim. Ao analisar esses acordos, nota-se que é possível identificar alguns pontos convergentes por meio da identificação das características mais adotadas nesses acordos, tais como a participação nos resultados, a vigência de um ano, o pagamento efetuado em duas parcelas, o critério de pagamento (abono/prêmio fixo e proporcionalidade ao salário) e a existência de metas estratégicas e disciplinadoras.

    Resumo em Inglês:

    Pointed by various authors as one of the alternatives with respect to the problems of the traditional salary management, the profit sharing and results (PSR) can be seen as the main form of flexible remuneration in the country. From this perspective, this article analyzes the programs of PSR defined by the programs and collective deals filed in the syndical entities of the metallurgic workers in the metropolitan region of Belo Horizonte, more specifically in the Metallurgic Union‘s jurisdiction in Betim. While analyzing these agreements, it was possible to identify some convergent points through the identification of the characteristics adopted in these deals, such as participation in results, one-year terms, payment in two parcels, payment criterion (fixed bonus and proportionality to the salary), and existence of strategical and disciplinary goals.
  • Interfaces das mudanças hospitalaresna ótica da enfermeira-gerente Gestão De Pessoas

    Brito, Maria José Menezes; Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes; Monteiro, Plínio Rafael Reis; Costa, Janaína Oliveira

    Resumo em Português:

    O atual contexto de transformação e instabilidade social e econômica implica profundas reestruturações nos hospitais. Tendo em vista as mudanças observadas nessas organizações e a ocupação de cargos gerenciais por enfermeiras, este estudo de natureza qualitativa buscou: caracterizar as principais mudanças em hospitais privados de médio e grande porte de Belo Horizonte; identificar os determinantes internos e externos à organização que influenciam os modelos de gestão; e conhecer os principais fatores que interferem no cotidiano das gerentes. Foram estudados 19 hospitais e entrevistadas 29 enfermeiras em cargos gerenciais. Os resultados indicam mudanças estruturais, estratégicas, culturais, tecnológicas, humanas e políticas. Os modos de gestão foram influenciados pela dinâmica organizacional, pela formação profissional das gerentes e pelas especificidades da função gerencial. O Sistema Único de Saúde foi apontado como o principal fator externo que interfere na organização. O cotidiano das gerentes foi influenciado por fatores organizacionais e fatores profissionais.

    Resumo em Inglês:

    The current change ascribed by social and economic instabilities implies in hospital restructuring. This research investigates - with a qualitative approach - the changes observed in the field, and the managerial roles taken by nurses. It aims to characterise the main changes of medium and large-sized private hospitals of Belo Horizonte, Brazil in order to identify the internal and external determinants that affect the managerial style, and understand the factors that interfere on the daily routine of managers. We studied 19 hospitals and interviewed 29 nurses that hold managerial jobs. These results suggest a structural, strategic, cultural, technologic, and human and regulatory changes. The managerial styles were affected by the organisational dynamic, the professional education of nurses, and by specific characteristics of the managerial role. The Sistema Único de Saúde (SUS) was pointed out as the most important external factor for the organisation. Finally, the study concludes that the daily activities of managers were influenced by organisational and professional factors.
  • A cidadania corporativa como uma orientação de marketing: um estudo no varejo Mercadologia

    Pinto, Marcelo de Rezende; Lara, José Edson

    Resumo em Português:

    O tema cidadania corporativa tem recebido substancial interesse a partir da última década. Apesar disso, poucas pesquisas têm procurado investigar se a adoção de práticas consideradas socialmente responsáveis pode ser utilizada como um instrumento de marketing para as empresas. Sendo assim, realizou-se um estudo envolvendo 208 empresas do setor varejista com o propósito de investigar em que grau a adoção de práticas de cidadania corporativa impacta o comportamento dos clientes e funcionários das organizações. A pesquisa é baseada em estudos de Maignan e Ferrell (2001a) e utiliza-se do modelo de Archie Carroll (1991) para a performance social corporativa em suas quatro dimensões (econômica, legal, ética e filantrópica). Para atingir os objetivos propostos, foram utilizadas a análise do coeficiente de Pearson e a técnica estatística denominada análise de regressão múltipla. Os resultados indicam que a adoção de práticas de cidadania corporativa impacta, fracamente, a lealdade dos clientes e mais fortemente o comprometimento dos funcionários. Assim, pode-se afirmar que a cidadania corporativa pode ser utilizada como um instrumento de marketing interno e externo para as organizações.

    Resumo em Inglês:

    The term corporate citizenship has been the subject of considerable interest since the beginning of the last decade. Nevertheless, few pieces of research have investigated whether the adoption of practices considered to be socially responsible can be used by companies as a marketing tool. This being the case, a study involving 208 companies in the retail sector was carried out with a view to investigating to what extent the adoption of corporative citizenship practices has an impact on the behaviour of a company's customers and its employees. The research was based on studies by Maignan e Ferrell (2001a) and the model developed by Archie Carroll (1991) was used to measure four dimensions of corporate social performance (economic, legal, ethical and philanthropic). In order to achieve the proposed objectives, Pearson coefficient analysis and such statistical techniques as multiple regression analysis have been used. The results indicate that the adoption of corporate citizenship practices have a weak impact on customer loyalty and a stronger effect on employee commitment. It was therefore possible to conclude that corporate citizenship can be used by companies as an internal and external marketing tool.
  • Relacionamentos colaborativos em redes de suprimentos Gestão De Operações E Logística

    Bronzo, Marcelo

    Resumo em Português:

    Algumas das tendências recentes relacionadas às práticas de gerenciamento da cadeia de suprimentos - como outsourcing estratégico, diferenciação e especialização de funções, arranjos colaborativos, ampliação e incremento dos níveis de serviços logísticos - estão sendo impulsionadas por empresas interessadas em otimizar a coordenação logística em um cenário de crescente customização e complexidade no mundo dos negócios. As estratégias de segmentação de fornecedores e clientes no contexto da cadeia de suprimentos representam uma oportunidade para estimular ambientes colaborativos e incrementar, assim, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos clientes finais, bem como reduzir os custos produtivos e logísticos. Neste artigo, defende-se a idéia de que as estratégias de segmentação em determinados regimes (parceria e quase-mercado) definem a infra-estrutura relacional adequada para suportar práticas colaborativas nas transações entre os agentes econômicos e, conseqüentemente, favorecer os padrões de competitividade de empresas e cadeias de suprimento.

    Resumo em Inglês:

    Some of the most recent tendencies observed in supply chain management practices - such as strategic outsourcing, differentiation, specialisation and collaborative arrangements - are being driven by firms interested in optimising logistic coordination in a scenario of increasing customisation and complexity in the business world. The supplier and client strategic segmentation processes in a SCM context represent an opportunity to enhance the creation of collaborative environments that may foster the quality of services and products offered to final customers along with a reduction in production and logistical costs. This article, therefore, highlights the fact that segmentation strategies in certain partnership relations and quasi-market relationships can perhaps bring about a better infrastructure relationship to sustain collaborative practices between economic agents and, consequently, favour sustained competitiveness in the production chain.
  • O impacto do acordo da Basiléia sobre instituições financeiras brasileiras Finanças

    Bertucci, Luiz Alberto; Amaral, Hudson Fernandes; Souza, Flávio Henrique Ribeiro de

    Resumo em Português:

    Dentre os problemas que se atribuem à regulamentação bancária, dois se destacam, tanto por sua importância intrínseca como pela freqüência com que são citados: o contingenciamento de crédito decorrente da redução na concessão de empréstimos e financiamentos e o crescimento excessivo da presença de títulos dos governos nos ativos dos bancos. Este estudo se baseou em dados dos cinco maiores bancos de varejo brasileiros e buscou investigar se ocorreram alterações nas estruturas de capitais e de ativos nos últimos anos, devido à regulamentação referente a exigências de capital no contexto do Acordo da Basiléia de 1988. Foram coletados dados dos demonstrativos contábeis dos bancos escolhidos no período de 1990 a 2002, e o estudo se deu pela análise das séries temporais obtidas e pela realização de regressões lineares. Os resultados analisados sugerem novas evidências sobre a influência efetiva das medidas reguladoras sobre as estruturas de capitais e de ativos dos bancos.

    Resumo em Inglês:

    Among the problems usually attributed to the banking regulation, two are clearly more demanding, because of their intrinsic nature and by the frequency which they are cited: the contingency of credit due to the reduction in the loans and lending volumes, and the excessive growth of government bonds in banks assets composition. The current study is based on data of the five major Brazilian retail banks, and investigates the changes in their assets and capital structures in the last years, due to the regulation of capital requirements in the context of The 1998 Basel Accord. Data from 1990 to 2002 accounting reports have been collected, and the study was build using time series analysis and linear regressions. The results suggest new evidences about the effective influence of regulatory measures on the capital and assets structures of banks.
  • Análise do risco de insolvência pelo modelo de cox: uma aplicação prática Finanças

    Bressan, Valéria Gama Fully; Braga, Marcelo José; Bressan, Aureliano Angel

    Resumo em Português:

    A previsão de insolvência é um fator importante para o sistema bancário e, por esse motivo, vem sendo estudada por vários autores. Com o intuito de corroborar esses estudos, este trabalho avaliou a situação financeira das cooperativas de crédito rural do Estado de Minas Gerais entre 1998 e 2001, buscando verificar se as mudanças que afetaram o sistema bancário após o Plano Real também atingiram as cooperativas analisadas. Para avaliar o risco de insolvência, utilizou-se o modelo de risco proporcional de Cox (Cox, 1972). Empregou-se o conceito de insolvência como o de encerramento da cooperativa, patrimônio líquido negativo e/ou 40% de resultados finais negativos. Como resultado, verificou-se que, nas cooperativas analisadas, os indicadores importantes para avaliar o risco relativo de insolvência foram os índices de "liquidez geral", "encaixe" e "despesa com pessoal". Apenas 1 cooperativa, entre as 107 pesquisadas, encontrava-se na faixa de risco de insolvência determinada pelo modelo.

    Resumo em Inglês:

    Insolvency prediction is an important issue for the banking sector and, for this reason, has been studied by many researchers. Aiming to corroborate these studies, this paper evaluates the financial profile of the agricultural credit cooperatives in the State of Minas Gerais, Brazil, between 1998 and 2001, trying to verify if the changes that affected the banking sector in Brazil after the Real plan in 1994 had also affected the analyzed cooperatives. The proportional hazard model of Cox (Cox, 1972) was applied to evaluate the insolvency risk. The definition of insolvency adopted is associated to the failure of the cooperative, negative equity and/or 40% of negative final results. The estimates indicate that the most important indicators to evaluate the relative risk of insolvency were the "general liquidity", "short-term liquidity" and "personnel fees". Only 1 cooperative, between the 107 analyzed, was in the insolvency risk range determined by the model.
  • Os bens de informação e o problema da primeira cópia Gestão Da Informação

    Carvalho, Selma

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta um ensaio teórico de caráter exploratório dos bens de informação, categoria de produtos intensivos em informação, que uma vez digitalizados, podem ser dissociados das embalagens físicas nas quais são entregues, o que torna os custos marginais desprezíveis graças às mudanças na sua estrutura de custos de produção e distribuição eletrônica. A partir da compreensão das especificidades da estrutura de custos dos bens de informação, apresenta-se o chamado "problema da primeira cópia", que anuncia a existência de custos desprezíveis de produção de cópias adicionais uma vez que a cópia original tenha sido produzida. Finalmente, é colocada uma importante implicação para as firmas decorrente do problema da primeira cópia: a tradicional formação de preços com base em custos se torna inadequada, o que requer novas práticas organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a theoretical exploratory essay of information goods, which is the category of intensive information products wherein digitalized can be dissociated from the physical package in which they are delivered, a fact that diminishes marginal costs, thanks to the dramatic change in the electronic production and distribution cost structure. Considering the comprehension of the specificity of the information goods's cost structure, the so-called first-copy problem arises. This announces the existence of negligible marginal costs of production, once the original copy has already been produced. At last, the paper presents one important implication to the firms resulted from the first-copy problem: the traditional cost-based pricing inadequacy, which requires new organizational practices.
  • Desafios da administração no século XXI Pensata

    Rodrigues, Suzana Braga
  • Estratégia em foco Resenha

    Rodrigues, Marco Aurélio
  • Privatização e mudanças organizacionais Resenha

    Ckagnazaroff, Ivan Beck
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