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Revista de Administração de Empresas, Volume: 45, Issue: 4, Published: 2005
  • Editorial

    Bertero, Carlos Osmar
  • Communicative action and organizational theory Artigos

    Vizeu, Fábio

    Abstract in Portuguese:

    A teoria da ação comunicativa (TAC) tem sido uma importante referência para os estudos sociais, especialmente por permitir um melhor entendimento dos processos de socialização e individuação na modernidade. Tem sido crescente a adoção da TAC também na área de estudos organizacionais. Todavia, seu entendimento é dificultado pela complexidade e abstração que envolve essa teoria. Assim, o presente artigo empreende a análise dos principais elementos da teoria de ação de Habermas que se aplicam aos estudos organizacionais, de maneira a permitir a compreensão das contribuições que oferecem à pesquisa nessa área. Nesse sentido, destacamos a crítica à racionalidade instrumental, a questão da reconstrução racional do ato de fala e a idéia de comunicação sistematicamente distorcida. Por fim, novas diretrizes e perspectivas foram propostas.

    Abstract in English:

    Theory of communicative action (TCA) has been an important reference for social studies, especially for allowing a better understanding of the socialization and individuation processes in modernity. Also in the area of organizational research, the adoption of TCA has been growing. However, its understanding is hindered by the great complexity and abstraction involved in TCA. Thus, the present article analyses the main elements of the Habermas' action theory for organizational research, in order to allow the visualization of its contributions to the area. A critical approach is proposed to instrumental rationality, to the issue of the rational reconstruction of the speaking act, and to the idea of systematically distorted communication. Finally, new guidelines and perspectives have been proposed.
  • Logistics strategy dynamics in Brazilian Companies Artigos

    Wanke, Peter Fernandes

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo do artigo é analisar a estratégia logística das empresas brasileiras a partir da mensuração do impacto de diferentes características do negócio sobre as principais decisões de produção e distribuição física de produtos acabados. Foi conduzida uma pesquisa de campo em empresas listadas no Ranking Exame para confrontar as quatro políticas propostas por Pagh e Cooper (1998), derivadas das combinações entre centralizar/descentralizar os estoques e produzir para estoque/produzir contra-pedido, com diversas características do produto, da operação e da demanda. Técnicas de análise multivariada, como as análises de regressão logística simples e multinomial, foram empregadas, permitindo o desenvolvimento de diversos modelos quantitativos. Seus resultados apontam para avanços acadêmicos e gerenciais, como a quantificação e hierarquização de relações empíricas descritas na literatura e o direcionamento da atenção gerencial para as variáveis relevantes à decisão. Os modelos também permitem avaliar a adequação dessas políticas para diferentes valores do tempo de entrega, da variabilidade das vendas e do grau de obsolescência dos produtos.

    Abstract in English:

    The article analyses the logistics strategy of Brazilian companies measuring the impact of business characteristics on production and distribution decisions. A survey of the companies ranked by the news magazine Exame was conducted to test the four policies advanced by Pagh and Cooper (1998) against several characteristics of products, operations and demand. The policies combine inventory centralization/decentralization and made to order/made to stock decisions. Models were developed using multivariate techniques, including simple and multinomial regression. The results allowed the ranking and quantification of relationships previously found in the literature. These results might be useful when managers have to make logistics decisions.
  • Suppliers and clients synchronism Artigos

    Souza, Manuel Fernandes Silva; Moori, Roberto Giro; Marcondes, Reynaldo Cavalheiro

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo trata da identificação da sincronia entre as expectativas das empresas clientes e as práticas de gerenciamento logístico de seus fornecedores, conforme o enfoque da gestão da cadeia de suprimentos. A pesquisa, de natureza exploratória, utilizou dados coletados por meio de questionários enviados aos executivos das empresas ligadas à Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O levantamento foi dividido em duas fases. Na primeira, trabalhou-se com uma amostra de 38 empresas clientes, e na segunda, com uma amostra de 51 empresas fornecedoras. Para tratamento dos dados, foram aplicadas técnicas estatísticas multivariadas, tendo o resultado evidenciado a existência do sincronismo para os fatores qualidade e confiabilidade entre as empresas clientes e seus fornecedores, dentro dos limites dessas amostras.

    Abstract in English:

    The article approaches synchrony identification between customers´ expectations and managerial practices adopted by suppliers using the supply chain model. Data were collected through questionnaires sent to executives of company members of the Abimaq (Brazilian Association of Machinery and Equipment Industry). The process was undertaken in two steps, one involving 38 executives from customer companies and another involving 51 executives from the supplying companies. Statistical treatment showed a strong evidence of synchronism for the variables quality and reliability between customer companies and their suppliers within the limits of the population sampled.
  • A model for measuring cashflow-at-risk: application to brazilian distributors of electrical energy Artigos

    Perobelli, Fernanda Finotti Cordeiro; Securato, José Roberto

    Abstract in Portuguese:

    O gerenciamento de riscos é um assunto que assume papel relevante no ambiente das instituições não financeiras. A despeito da importância crescente do assunto, discussões acerca da implementação de um modelo capaz de avaliar os riscos aos quais os fluxos de caixa das empresas estão expostos ainda são incipientes. Considerando a existência dessa lacuna e a importância do tema para as empresas, este estudo propõe a construção de um modelo teórico de fluxo de caixa em risco (ou cashflow-at-risk) e o aplica a empresas pertencentes ao setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. Tal modelo deve ser capaz de informar a probabilidade de uma empresa ter um fluxo de caixa livre negativo em suas datas de pagamento.

    Abstract in English:

    Risk management has been taking an important role in the environment of non-financial businesses. However development of a model capable of evaluating risks affecting those companies is still wanting. Considering the gap, the article sets as its objective to develop an empirical cash flow at risk model applied to companies operating in electricity distribution. The model is supposed to supply information on the probability of funds to meet its accounts payable at a given date or the probability of having a negative free cash flow on its payment dates.
  • The interpretative paradigm: overcoming the functionalist objectivism in the 1980s and 1990s Rae-Clássicos

    Vergara, Sylvia Constant; Caldas, Miguel P.
  • Presentation Pensata

    Wood Jr., Thomaz
  • Management as creation Pensata

    Lapierre, Laurent
  • The financial market from the fractal optics perpsective Resenhas

    Kimura, Herbert
  • A lesson for future generations Resenhas

    Binder, Marcelo Pereira
  • Estatística multivariada Indicações Bibliográficas

    Aranha, Francisco; Zambaldi, Felipe
  • Relações internacionais Indicações Bibliográficas

    Forjaz, Maria Cecília Spina
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