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Revista de Administração de Empresas, Volume: 47, Número: 4, Publicado: 2007
  • Editorial

    Osmar Bertero, Carlos
  • O efeito país sobre o desempenho da firma: uma abordagem multinível Artigos

    G. Burstein Goldszmidt, Rafael; Artur Ledur Brito, Luiz; Carvalho de Vasconcelos, Flavio

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisou a influência do país sobre o desempenho das firmas. A análise empírica tomou por base uma amostra de 83.641 observações de 10.927 firmas em 37 países e 224 indústrias, em um período de 10 anos. Um modelo linear hierárquico de três níveis com classificação cruzada permitiu identificar que a importância relativa dos efeitos país, indústria e interação indústria-país é semelhante e, em conjunto, aproximadamente da mesma magnitude do efeito firma. Além de estimar a importância do efeito país, o trabalho analisou a infl uência individual de cada país sobre o desempenho das fi rmas, o que permitiu a elaboração de um ranking de países com base na lucratividade das fi rmas.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses country effects on firm performance. Empirical analysis was based on a sample of 83,641 observations and 10,927 firms in 37 countries and 224 industries, in a 10 year time span. A cross-classified 3-level hierarchical linear model allowed the estimation of country, industry and country-industry interaction effects, which had approximately the same relative importance. Altogether, these effects were nearly as important as firm effect. The influence of each specific country on the performance of its firms was also studied and a ranking of countries based on fi rm profitability was developed.
  • Coalinhamento entre estratégias competitivas e colaborativas e desempenho de empresas Artigos

    Ferreira da Silva, Jorge; Cesar Motta, Paulo; Saraiva de Vasconcelos Costa, Lenise

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou propor e testar modelo teórico capaz de descrever o impacto do coalinhamento entre as estratégias competitivas e colaborativas sobre o desempenho de empresas, tendo o paradigma SCP como plataforma teórica. As variáveis do modelo completo foram retiradas de 97 trabalhos publicados entre 1977 e 2004, consolidadas por especialistas e pela confrontação com a teoria. A pesquisa de campo foi realizada junto às seguradoras que publicaram balanço nos exercícios de 2002 a 2004, apresentando índice de respostas equivalente a 61,54% das seguradoras da amostra final e a 60,26% do volume de prêmio de seguros de 2004. O teste do modelo empregou a Modelagem SEM e apresentou bons índices de ajuste geral, permitindo sua aplicabilidade à indústria de seguros brasileira. O coalinhamento se mostrou relevante para as variáveis que representam a regulamentação do setor, a entrada de novas seguradoras e o nível de renovação de apólices em uma mesma seguradora.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at posing and testing a theoretical model able to depict the impact of the coalignment between competitive and collaborative strategies upon the performance of companies, utilizing the SCP paradigm as a theoretical platform. The variables for the complete model were sought from 97 works published between 1977 and 2004, consolidated also by specialists as by the theory. The field research was implemented through the insurance companies that published their financial statements from 2002 through 2004, with a rate of responses correspondent to 61,54% of the insurance companies final sample and to 60,26% of 2004 industry insurance premium. The test of the model was attained through SEM Modeling and presented good general fit indexes, which permitted its applicability for the Brazilian insurance industry. The coalignment has shown itself as germane when it involves the variables that represent the regulation of the sector, the entry of new insurance companies and the level of coverage renewal within the same firm.
  • Impacto dos recursos da empresa na performance de inovação Artigos

    Gattermann Perin, Marcelo; Hoffmann Sampaio, Claudio; Hooley, Graham

    Resumo em Português:

    A abordagem VBR, visão baseada em recursos da empresa (resource-based view of the fi rm), para desenvolver e explorar os benefícios que os recursos internos podem oferecer às empresas, tem sido um tema de impacto na literatura da área de Administração Estratégica. Tem havido grande interesse no papel que os recursos internos da empresa podem assumir na criação de vantagem competitiva, em especial no seu impacto na performance de inovação. Visando um aprofundamento desse tema, este artigo teve como objetivo principal a avaliação da relação de recursos da empresa com a performance de inovação, com ênfase em recursos como a orientação para o mercado, as capacidades gerenciais, a capacidade de conexão com os clientes, os ativos de recursos humanos e a capacidade de inovação. Para tanto, um modelo teórico foi desenvolvido e testado pela aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais, em um estudo que envolveu empresas de diversos setores econômicos do Brasil. Os resultados do estudo expõem alguns caminhos pelos quais os recursos, ativos e habilidades empresariais infl uenciam a performance da inovação nas organizações.

    Resumo em Inglês:

    The resource-based view of the firm highlights the importance of internal resources in competitive advantage creation. Recently, there has been much interest in the role of internal resources in contributing to the creation of competitive advantage, especially its impact on innovation performance. In this sense, this article presents details of a study that had the objective to verify the effect of firm resources - market orientation, managerial capabilities, customer linking capabilities, human resource assets, market innovation capabilities - on innovation performance, considering companies of Brazil. The results, found with the application of structural equations modeling technique, pointed out the infl uence of resources, assets and firm capabilities on innovation performance.
  • Formação de estratégia nas micro e pequenas empresas: um estudo no centro-oeste mineiro Artigos

    Lemos da Silveira Santos, Leonardo; César Alves, Ricardo; Nunes Tavares de Almeida, Kenneth

    Resumo em Português:

    Muito se tem dito e escrito sobre as peculiaridades da administração estratégica nas micro e pequenas empresas (MPE). Pouco, entretanto, tem sido feito em termos de trabalho empírico, de cunho quantitativo, quando comparado com o volume de pesquisa que trata de grandes empresas. Nesse sentido, o presente artigo buscou explorar o processo de formação de estratégias nessas empresas, descrevendo seus principais aspectos e, principalmente, verificando se há características desse processo que podem ser associadas a níveis de desempenho acima (e/ou abaixo) da média. Para tanto, utilizou-se a análise de regressão linear múltipla para entender as relações existentes entre as variáveis do processo de formação da estratégia consideradas no estudo e o desempenho; e, ainda, a análise discriminante para determinar os indicadores que diferenciam os grupos de empresas com desempenho acima e abaixo da média. Os resultados apontaram uma tendência à utilização de processos de formação de estratégia deliberados e formais. Por outro lado, reconhecemos também, uma tendência de inovação e mudança. O desempenho acima da média das micro e pequenas empresas, ao que parece, é resultado de uma receita balanceada desses dois ingredientes.

    Resumo em Inglês:

    Much has been said on the peculiarities of strategic management in micro and small companies, however, little has been done regarding empirical, quantitative work, when compared with the amount of research that addresses large companies. The present work explores the process of strategy formation in these companies and describes their main aspects. A verification is carried out to ascertain if there are characteristics of this process that can be associated to performance levels. Multiple linear regression analysis was used to better understand the existing relationships between variables of the same process of strategy formation considered in the study and the performance; the discriminating analysis was used to determine the indicators that distinguish the groups of companies with performance above and below the average. The results pointed a trend to the utilization of deliberate and formal processes of strategy formation. On the other hand, we also recognize a tendency of innovation and change. The performance above average of the micro and small companies, what it seems, is resulted of a balanced prescription of these two ingredients.
  • Cooperação interinstitucional no campo dapesquisa em estratégia Artigos

    Rossoni, Luciano; Ronaldo Guarido Filho, Edson

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga a associação entre produção científica e a cooperação entre instituições que compõem o campo da pesquisa em estratégia. A partir de 765 artigos científicos publicados na área durante os anos de 2001 a 2006, utilizou-se a análise de redes sociais para estudar o relacionamento entre instituições considerando suas propriedades estruturais e posicionais, bem como suas implicações sobre a produção científica. Os resultados apontam para a existência de estruturas do tipo small worlds e centro-periferia, com desdobramentos importantes para a formação de capital social e para a estratifi cação da produção científica entre instituições, condicionada também por sua localização geográfica. Os resultados indicam, ainda, maior probabilidade de produção daquelas instituições mais colaborativas e que exercem papel de intermediação, evidenciando relação significativa entre centralidade e produção científica.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the association involving scientific production and cooperation between academic institutions in the field of research in strategy in organizations. Considering 765 papers published by the years of 2000 to 2006, we used social network analysis to investigate the relationship between institutions taking into account its structural and positional properties, as well as its implications under scientifi c production in the field. The results reveals small-world and center-periphery structures, which one have important influence for institutions social capital constituting and scientific production stratification, also conditioned by geographical localization. Moreover, the findings indicate greater probability to be more productive such institutions characterized as more collaborative and with a position of intermediation. These results suggest a signifi cant relation between centrality and scientifi c production.
  • Análise institucional de práticas formais de estratégia Artigos

    L. Machado-da-Silva, Clóvis; Vizeu, Fábio

    Resumo em Português:

    O presente ensaio teórico endereça a questão do processo de institucionalização das práticas formais de estratégia empresarial. Para tanto, adotamos a perspectiva institucional de análise para verificar como os mecanismos normativos são utilizados por agentes sociais significativos para a disseminação e a institucionalização de práticas formais de estratégia em organizações. Por práticas formais de gestão estratégica definimos todas as ferramentas gerenciais e conceitos formalmente instituídos de prática gerencial como pertencentes ao processo de elaboração e viabilização da estratégia empresarial. Nesse sentido, destacamos o processo de planejamento estratégico, disseminado especialmente a partir da década de 70 do século passado como o modelo mais representativo da difusão e institucionalização desse tipo de prática organizacional. Concluímos nosso ensaio levantando questões relevantes para a pesquisa e para a prática no campo da estratégia em organizações a partir da relação entre teoria e prática, com base na perspectiva institucional de análise.

    Resumo em Inglês:

    This theoretical essay addresses the issue of business strategy formal practices institutionalization. It was adopted an institutional analysis perspective in order to observe how normative mechanisms are utilized by significant social agents for the dissemination and institutionalization of formal strategic practices in organizations. Formal business management practices were defined as all the managerial tools and concepts that are formally instituted in managerial practices as belonging to the process of elaborating and visualizing business strategy. In this sense, we highlight the strategic planning process disseminated from the nineteen seventies onwards, as the most representative model of the diffusion and institutionalization of this type of organizational practice. We conclude our essay by raising issues that are relevant for the study and practice in the field of strategy in organizations concerning the relationship between theory and practice, based on the institutional analysis perspective.
  • O discurso das fundações corporativas: caminhos de uma "nova" filantropia? Artigos

    Florindo Borges, Jacquelaine; Miranda, Rodrigo; Machado Valadão Júnior, Valdir

    Resumo em Português:

    O investimento social privado se realiza, muitas vezes, por meio das fundações corporativas. Este artigo analisa como as fundações constroem discursivamente sua relação com a empresa e a sociedade a partir do tema responsabilidade social. O método de análise de discurso é utilizado com o objetivo de identifi car e compreender como a companhia e a sociedade estão presentes no discurso de seis fundações. A análise revela que, além de protagonistas na criação de valor social, essas entidades vêm desempenhando um papel estratégico para a companhia, conforme a retórica da "nova" filantropia. Primeiro, quando assumem a função de dialogar com os stakeholders, tornando-se pontos de referência para a compreensão das necessidades, dos interesses e das expectativas da sociedade. Segundo, como espaço ampliado de gestão, visto que a companhia está presente de forma significativa no discurso das fundações.

    Resumo em Inglês:

    Private social investment usually takes place through corporate foundations. This article analyzes how foundations shape a discourse to create a relationship with corporations and the society based on social responsibility. The discourse analysis method is used here to identify and understand how the company and the society are present in the discourse of six foundations. The analysis reveals that corporate foundations are not only the protagonists in the creation of social value, but they are also playing a strategic role in the company. This happens, first, when these foundations dialogue with stakeholders, becoming a point of reference for the understanding of the necessities, interests and expectations of the society. Second, because they are an amplified space for management, as the company is significantly present in the discourse of foundations.
  • Orientação para o mercado externo: o refinamento de uma escala de mensuração Artigos

    Lapuente Garrido, Ivan

    Resumo em Português:

    O presente estudo consiste em um survey exploratório de corte transversal único, realizado com 617 empresas exportadoras brasileiras, desenvolvido com o objetivo de validar, no Brasil, uma escala de orientação para o mercado externo. Utilizou-se a modelagem de equações estruturais como base para a análise estatística dos dados coletados. Duas escalas de mensuração de orientação para o mercado serviram de referência para o estudo - a escala de orientação para o mercado externo de Cadogan, Diamantopoulos e Mortanges (1999) e a escala de orientação para o mercado de Matsuno, Mentzer e Rentz (2000b). A escala resultante - um modelo híbrido, unindo indicadores das duas escalas citadas, mas principalmente alicerçada sobre o modelo de Cadogan et al. (1999) - demonstrou resultados confiáveis e apresenta-se como um modelo válido para mensurar o grau de orientação para o mercado externo das organizações exportadoras brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    The present study is an exploratory survey of a transversal cut, carried through with 617 Brazilian exporting companies, developed with the objective to validate, in Brazil, a scale of export market orientation. Structural equation modeling was used as the base for the statistical analysis statistics of the collected data. Two scales of measuring of market orientation had served of reference for the study - the scale of export market orientation developed by Cadogan, Diamantopoulos, and Mortanges (1999) and the scale of market orientation created by Matsuno, Mentzer, and Rentz (2000b). The resulting scale - a hybrid model, joining indicators of the two scales mentioned, but mainly based on the model by Cadogan et al. (1999) - demonstrated trustworthy results and is presented as a valid model to measure the degree of orientation for the external market of Brazilian exporting organizations.
  • Imagens e metáforas do pensamento estratégico Resenhas

    Bernardes, Roberto
  • A virada prática nos estudos de estratégia Resenhas

    Tureta, César
  • Compêndios em estratégia Indicações Bibliográficas

    Binder, Marcelo Pereira
  • Estratégias internacionais das empresas Indicações Bibliográficas

    Mariotto, Fábio L.
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