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Revista de Administração de Empresas, Volume: 51, Número: 5, Publicado: 2011
  • Editorial

    Diniz, Eduardo
  • Burocracia como organização, poder e controle Artigos

    Faria, José Henrique de; Meneghetti, Francis Kanashiro

    Resumo em Português:

    O objetivo central deste trabalho consiste em analisar a forma como Maurício Tragtenberg e Fernando Cláudio Prestes Motta concebem a burocracia. Os objetivos específicos são: compreender as principais características da burocracia segundo Weber, autor central que orienta as obras de Tragtenberg e de Prestes Motta; atingir o entendimento de burocracia expresso na obra de Tragtenberg; apreender o entendimento de burocracia segundo a obra de Prestes Motta; analisar as relações entre os entendimentos de burocracia de Tragtenberg e de Prestes Motta. São levados em consideração nas análises dos autores e do conceito de burocracia: a trajetória intelectual; a ordem das produções; as epistemologias; o espaço e o tempo histórico; a dimensão semântica, ideológica e cultural; questionamentos que se revelam importantes para se compreender o desenvolvimento teórico do conceito. Chegou-se à conclusão de que, apesar das diferenças nas trajetórias intelectuais de Tragtenberg e Prestes Motta, a burocracia é entendida por ambos como organização, poder e controle.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo central de este trabajo consiste en analizar la manera como Maurício Tragtenberg y Fernando Cláudio Prestes Motta conciben la burocracia. Los objetivos específicos son: comprender las principales características de la burocracia según Weber, autor central que orienta las obras de Tragtenberg y de Prestes Motta; lograr la comprensión de burocracia expresa en la obra de Tragtenberg; aprender la comprensión de burocracia según la obra de Prestes Motta; analizar las relaciones entre entedimientos de burocracia de Tragtenberg y de Pestes Motta. Se tienen en cuenta en las análises de los autores y del concepto de burocracia: la trayectoria intelectual; el orden de las producciones; las epistemologías; el espacio y el tiempo histórico; la dimensión semántica, ideológica y cultural; cuestiones que se presentan importantes para que se comprenda el desarrollo teórico del concepto. Se llegó a la conclusión de que, a pesar de las diferencias en las trayectorias intelectuales de Tragtenberg y Prestes Motta, la burocracia es comprendida por ambos como organización, poder y control.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this work is to analyze the way in which Maurício Tragtenberg and Fernando Cláudio Prestes Motta conceived bureaucracy. The specific objectives are: to understand the main characteristics of bureaucracy according to Weber, the author who has most influence on the work of Tragtenberg and Prestes Motta; to arrive at an understanding of bureaucracy as expressed in the work of Tragtenberg, to learn how bureaucracy is understood in the work of Prestes Motta and to analyze the relationships that exist between the understanding of bureaucracy in Tragtenberg and Prestes Motta. In analyzing the authors consideration was given to their concept of bureaucracy, their intellectual trajectory, the order of their production, epistemologies, space and historical time, the semantic, ideological and cultural dimension and questions that are important for an understanding of the theoretical development of the concept. The conclusion was reached that, despite the differences in the intellectual paths of Tragtenberg and Prestes Motta, bureaucracy is understood by both as being organization, power and control.
  • Impacto dos investimentos em TI no resultado operacional dos bancos brasileiros Artigos

    Faria, Fernando de Abreu; Maçada, Antonio Carlos Gastaud

    Resumo em Português:

    A TI transformou a indústria dos bancos nos últimos Central, e a pesquisa abrangeu o período de 1997 a anos e tornou-se estratégica e vital para o negócio. 2008. Após a especificação dos modelos econométri-Considerando essa premissa, o objetivo principal do cos, foram realizadas quatro análises sobre o impacto trabalho foi analisar o impacto dos investimentos em dos investimentos em TI: análise cross section (cortes TI no resultado operacional dos bancos que operam transversais anuais), análise longitudinal (dados em no Brasil. O modelo utilizado baseou-se em uma fun-painel), análise comparativa dos investimentos em TI ção de produção Cobb-Douglas com três variáveis, o pelos bancos nacionais e estrangeiros, e análise do resultado operacional, os investimentos em TI e os comportamento desses investimentos nos marcos do gastos com pessoal. Os dados são provenientes dos bug do milênio (Y2K) e da implantação do Sistema de saldos contábeis extraídos do sistema Cosif do Banco Pagamentos Brasileiro (SPB).

    Resumo em Espanhol:

    La TI ha transformado la industria de los bancos en los últimos años y tornóse estratégica y vital para el negocio. Considerando esa premisa, el objetivo principal del trabajo fue analizar el impacto de las inversiones en TI en el resultado operacional de los bancos que operan en el Brasil. El modelo utilizado se basa en una función de producción Cobb-Douglas con tres variables, el resultado operacional, las inversiones en TI y los gastos con personal. Los datos son provenientes de los saldos contábiles extraídos del sistema Cosif del Banco Central del Brasil, y la investigación cubrió el período de 1997 a 2008. Después de la especificación de los modelos econométricos, fueron realizados cuatro análisis sobre el impacto de las inversiones en TI: análisis cross section (cortes transversales anuales), análisis longitudinal (datos en panel), análisis comparativa de las inversiones en TI por los bancos nacionales y estranjeros, y análisis del comportamiento de esas inversiones en los marcos del bug del milenio (Y2K) y de la implantación del Sistema de Pagamentos Brasileño (SPB).

    Resumo em Inglês:

    IT has transformed the banking industry in recent years, it has become strategic and vital for business. Given this context, the following main objective was to analyze the impact of IT investments in operating income of these banks.The econometric model was based on a Cobb-Douglas production function with three variables, the operating income, IT investments and personnel expenses. Data were extracted from COSIF system, operated by Brazilian Central Bank, and the research covered the period from 1997 to 2008. After the specification of the model, four analysis were conducted on the impact of IT investments: cross section, longitudinal analysis (panel data), comparative analysis of IT investments by domestic and foreign banks, and analysis of the behavior of these investments within the framework of the millennium bug (Y2K) and the implementation of the Brazilian Payment System (SPB).
  • Desafios para a coordenação intergovernamental do Programa Bolsa Família Artigos

    Licio, Elaine Cristina; Mesquita, Camile Sahb; Curralero, Claudia Regina Baddini

    Resumo em Português:

    O artigo aborda a coordenação intergovernamental tiva intersetorial que rege o Programa. Duas ordens do Programa Bolsa Família (PBF), dado seu objetivo de desafios são destacadas. A primeira relaciona-se de enfrentamento da pobreza em um país de profun-à necessidade de maior investimento em espaços e da desigualdade social e regional. Busca qualificar o oportunidades de negociação intergovernamental, debate sobre a centralização dos programas de trans-sobretudo na dimensão da transferência de renda, a ferência de renda no Brasil por meio da análise das qual inicialmente se caracterizou pela centralização. relações intergovernamentais adotadas no âmbito das Na segunda, a questão intergovernamental demanda três principais dimensões do PBF - transferência de a organização de uma estratégia nacional coorderenda, acompanhamento de condicionalidades e arti-nada de articulação de programas complementares, culação de programas complementares - consideran-sugerindo-se maior participação dos estados na codo-se as implicações federativas derivadas da perspec-ordenação regional do Programa.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo examina la coordinación intergubernamental del Programa Bolsa Família (PBF), teniendo en cuenta su objetivo de luchar contra la pobreza en un país con profundas desigualdades sociales y regionales. Se trata de calificar el debate sobre la centralización de los programas de transferencia de renta en el Brasil por medio de análisis de las relaciones intergubernamentales adoptadas en el ámbito de las tres principales dimensiones del PBF - transferencia de renta, acompañamiento de condicionalidades y articulación de programas complementarios - considerándose las implicaciones federativas derivadas de la perspectiva intersectorial que rige el Programa. Dos órdenes de retos son destacadas. La primera se relaciona a la necesidad de mayor inversión en espacios y oportunidades de negociación intergubernamental, sobre todo en la dimensión de la transferencia de renta, a la cual en principio se caracterizó por la centralización. En la segunda, la cuestión intergubernamental demanda la organización de una estrategia nacional coordinada de articulación de programas complementarios, lo que sugiere una mayor participación de los estados en la coordinación regional del Programa.

    Resumo em Inglês:

    The paper examines the intergovernmental coordination of the Bolsa Família Program (PBF), given its goal to tackle poverty in a country with deep social and regional inequality. It seeks to qualify the debate on the centralization of cash transfer programs in Brazil through the analysis of intergovernmental relations adopted under the three main dimensions of the PBF - cash transfer, monitoring of conditionalities and articulation of complementary programs - considering the federative implications derived from the intersectoral perspective that drives the Program.Two categories of challenges are highlighted.The first one relates to the need for greater investment in space and opportunities for intergovernmental negotiation, especially in the dimension of income transfer, which initially was characterized by centralization. In the second, the intergovernmental matter demands the organization of a coordinated national strategy for the articulation of complementary programs, suggesting greater involvement of states in the regional coordination of the Program.
  • Análise do retorno dos investimentos socioambientais das empresas brasileiras Artigos

    Orellano, Verônica Ines Fernandez; Quiota, Silvia

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga a relação entre os investimentos uma relação de causalidade entre investimento social socioambientais e o desempenho financeiro das em-interno e desempenho financeiro, pois os investimenpresas brasileiras de 2001 a 2007. As regressões esti-tos sociais voltados para os empregados da empresa madas com base no modelo de efeitos fixos analisam têm um efeito positivo sobre a variável Return on a correlação entre as variáveis de desempenho socio-Assets (ROA). Essa conclusão está de acordo com os ambiental e financeiro, enquanto as estimações usando resultados obtidos por Laan e outros (2008), os quais modelos de variável instrumental analisam a relação indicam que investimentos realizados nas demandas de causalidade entre esses indicadores. Os resultados sociais de stakeholders primários (empregados, conrevelam uma correlação positiva entre investimento sumidores e investidores) contribuem para melhorar socioambiental e desempenho financeiro, sobretudo o desempenho financeiro, o que não acontece com o investimento social interno. Além disso, revelam investimentos voltados para stakeholders secundários.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio averigua la relación entre las inversiones socioambientales y el desempeño financiero de las empresas brasileñas para el período de 2001 a 2007. Las regresiones estimadas con base en el modelo de efectos fijos analizan la correlación entre las variables de desempeño socioambiental y financiero, mientras que las estimaciones que usaran modelos de variable instrumental procuraran analizar la relación de causalidad entre eses indicadores. Los resultados muestran una correlación positiva entre inversión socioambiental y desempeño financiero, sobre todo la inversión social interna. Además, también indican una relación de casualidad entre inversión social interna y desempeño financiero, pues las inversiones sociales dirigidas a los empleados de la empresa tienen un efecto positivo sobre la variable Return on Assets (ROA). Esta conclusión está de acuerdo con los resultados obtenidos por Laan y otros (2008), los cuales indican que inversiones realizadas en las demandas sociales de stakeholders primarios (empleados, consumidores e inversores) contribuyen para mejorar el desempeño financiero, lo que no sucede con inversiones dirigidas para stakeholders secundários.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the correlation between firm's financial and social/environmental performance for Brazilian companies from 2001 to 2007, based on two types of panel data econometric models, which aim to analyze correlation and causality. The fixed effects model was used to estimate correlation, while a panel data IV model was used to investigate causality. The results show a positive correlation between corporate social/environmental and financial performance, mainly in the case of internal social investment, which is strongly positively correlated with the variable return on assets (ROA). The causality analysis also showed that the internal social investment has a positive and significant effect on ROA. This result is in accordance with those obtained by Laan et al (2008), which indicate that disregarding the wishes of the primary stakeholders (employees, consumers and investors) contributes negatively to performance measures.
  • O papel da usabilidade percebida na confiança de leilões online

    Torres-Moraga, Eduardo; Barra, Cristobal

    Resumo em Português:

    Embora seja considerado que a usabilidade do website é uma das variáveis-chave na formação da confiança dos usuários, esta relação não tem sido profundamente analisada no que diz respeito ao seu efeito direto ou mediado. Dentro deste contexto, propõe-se que a usabilidade influi sobre a confiança, porém não de maneira direta, mas sim através da satisfação, com esta última atuando como variável mediadora. O presente estudo foi realizado no caso específico de websites de leilões, que representam um mercado em crescimento e que se encontram no auge entre os serviços oferecidos por meio da Internet na América Latina. Depois de testar a unidimensionalidade, confiabilidade e validade das escalas de medida, foram contrastadas as hipóteses por um modelo de equações estruturais e uma estratégia de modelos rivais.

    Resumo em Espanhol:

    Si bien se ha considerado que la usabilidad del sitio presente estudio se lleva a cabo en el caso particular web es una de las variables clave en la formación de de los sitios de subastas por Internet, que representan la confianza de los usuarios, esta relación no ha sido un mercado creciente y en auge entre los servicios a profundamente analizada respecto a su efecto directo través de Internet en Latinoamérica. Luego de probar la o mediado. Dentro de este contexto, se propone que la unidimensionalidad, fiabilidad y validez de las escalas usabilidad influye sobre la confianza, pero no de ma-de medida, se contrastan las hipótesis a través de un nera directa, sino más bien a través de la satisfacción, modelo de ecuaciones estructurales y una estrategia de con esta última actuando como variable mediadora. El modelos rivales.

    Resumo em Inglês:

    Usability has been considered as a key variable that allows trust development in online environments. However, the relationship between these concepts has not been studied in depth to realize if the effect is direct or mediated. In this context, it is proposed that the perceived usability affects trust not in a direct way but considering the role of satisfaction as a mediator. This study considers the specific context of Internet auctions that represents a growing services market through Internet in Latin America. After testing the unidimensionality, reliability and validity of the measurement scales, hypotheses were tested using a structural equation modeling, a rival models strategy and a multi-sample analysis.
  • Cor ou escolaridade de personagens de propaganda? Preferências entre universitários Artigos

    Moretti, Sérgio Luiz do Amaral; Hernandez, José Mauro da Costa; Muritiba, Patricia Morilha; Muritiba, Sérgio

    Resumo em Português:

    A literatura sobre a avaliação de personagens na propaganda mostra que a identificação de grupos sociais com a etnia varia segundo o objeto investigado. Com o objetivo de contribuir para esse campo foi realizado um survey com 4.200 universitários a fim de identificar suas reações à propaganda de um relógio de pulso. As análises foram feitas com três variáveis dependentes avaliando propaganda, produto e personagem; e três variáveis independentes avaliando a cor do respondente assim como a cor e o nível de escolaridade do personagem na percepção dos respondentes. Os resultados mostraram que a cor do personagem surtiu pouco efeito sobre a avaliação da propaganda e do produto, mesmo entre respondentes da mesma cor de pele. No entanto, a percepção do grau de escolaridade do personagem mostrou-se significativa para explicar as diferentes avaliações do produto e da propaganda.

    Resumo em Espanhol:

    La literatura sobre la evaluación de los caracteres en la propaganda muestra que la identificación de los grupos sociales com etnias varia em función del objeto investigado. Com el objetivo de contribuir para ese campo fue realizado un survey con 4.200 estudiantes universitarios para identificar sus reacciones a la propaganda de un reloj de pulsera. Los análisis fueron hechos con tres variables dependientes, evaluación de la propaganda, del producto y la del personaje; y três variables independientes, la evaluación del cor de lo respondiente, asi como el color y el nível de escolaridade del personage percebidas por los respondientes. Los resultados mostraron que el color del personaje surtió poco efecto sobre la evaluación de la propaganda y del producto, mismo entre respondientes del mismo color de piel. Sin embargo, la percepción del grado de escolaridade del personaje se mostró significativa para explicar las diferentes evaluaciones del producto y de la propaganda.

    Resumo em Inglês:

    The literature on the evaluation of characters in advertising shows that the identification of social groups with ethnics varies according to the investigated object. With the aim of contributing to this field a survey was carried out with 4200 university students, in order to identify their reactions to a watch advertisement. The analysis considered three dependent variables, evaluating advertising, product and character; and three independent variables, evaluating the color of the respondent as well as the color and the educational level of the character perceived by the respondents. The results showed that the color of the skin of the character had little effect on the evaluation of the advertisement or the product, even among respondents who were of the same skin color. However, the perception of the educational level of the character was significant to explain the different ratings of the advertising and the product.
  • Uma nova dimensão da diversidade nas organizações Resenhas

    Bertero, Carlos Osmar
  • Reconhecimento social Indicações Bibliográficas

  • Teoria das restrições Indicações Bibliográficas

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