Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 55, Número: 5, Publicado: 2015
  • ACESSO ABERTO: UM TEMA A SER MAIS BEM EXPLORADO Editorial

    DINIZ, EDUARDO
  • Implementação da TI Verde nas organizações: uma visão estruturacional Articles

    DOLCI, DÉCIO BITTENCOURT; LUNARDI, GUILHERME LERCH; SALLES, ANA CAROLINA; ALVES, ANA PAULA FERREIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO A sustentabilidade ambiental tem se tornado muito importante para os negócios como resposta à rápida degradação de recursos naturais. A Tecnologia da Informação (TI), mais especificamente, tem sido responsável por parte dos problemas ambientais que a sociedade enfrenta ultimamente. Neste sentido, a TI Verde aparece como uma forma de combinar recursos disponíveis a políticas de sustentabilidade e economia, gerando benefícios para o ambiente e para os negócios. Assim, objetiva-se neste artigo explicar a dinâmica da implementação da TI Verde nas organizações sob a perspectiva estruturacionista da tecnologia, por meio de um estudo de múltiplos casos realizado com três empresas brasileiras interessadas neste movimento. Os resultados permitem uma melhor compreensão da inter-relação entre a tecnologia, os indivíduos e as propriedades institucionais da organização, destacando o papel da equipe de TI na institucionalização da dimensão ambiental da sustentabilidade nas organizações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La sustentabilidad ambiental se ha vuelto de vital importancia para los negocios como respuesta a la disminución rápida de los recursos naturales. La Tecnologías de la Información (TI) en particular representa una parte significativa de los problemas ambientales que ha enfrentado la sociedad. Por lo tanto, la TI ecológica surge como una forma de combinar recursos disponibles y políticas sustentables y económicas, y por lo tanto, generar beneficios para el medio ambiente y los negocios. El objetivo de este documento, por lo tanto, es explicar la dinámica de la implementación de TI ecológica en organizaciones, a la luz de la visión estructuracionalista de la tecnología. Llevamos a cabo una investigación de estudio de caso en los casos de tres empresas brasileñas interesadas en este movimiento. Los resultados ofrecen un mejor entendimiento de la relación entre tecnología, individuos y propiedades institucionales de la organización y, por lo tanto, mejorar el rol representado por los equipos de TI en institucionalizar la dimensión ambiental de sustentabilidad en las organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Environmental sustainability has become increasingly important to businesses as a response to the rapid depletion of natural resources. Information Technology (IT) in particular represents a meaningful part of the environmental issues that society has been facing. Therefore, Green IT emerges as a way of combining available resources and sustainable and economic policies, thus, generating benefits for both the environment and businesses. The purpose of this paper, hence, is to explain the dynamics of Green IT implementation in organizations in light of the structurationist view of technology. We conducted a case study research based on the cases of three Brazilian companies interested in this movement. Results provide a better understanding of the relationship among technology, individuals, and organization institutional properties, thus enhancing the role played by IT teams in institutionalizing the environmental dimension of sustainability in organizations.
  • IMPACTO DA DISTÂNCIA SOCIAL NAS TRANSGRESSÕES ENTRE EMPRESAS E CONSUMIDORES Artigos

    MANTOVANI, DANIELLE; KORELO, JOSÉ CARLOS; VIAPIANA, LARISSA; PRADO, PAULO HENRIQUE MÜLLER

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo procura contribuir com as teorias de transgressão no relacionamento e de influência social, ao considerar não apenas a relação diádica (consumidor-empresa), mas também os demais consumidores que tomam conhecimento sobre a transgressão da empresa. Tais consumidores são aqui chamados de terceiros. Os autores propõem que a distância social entre o terceiro e a vítima da transgressão pode influenciar a avaliação do relacionamento entre a empresa e o terceiro, mesmo que o terceiro não tenha sofrido a transgressão. Foram conduzidos dois experimentos, ambos com três condições de distância social na perspectiva de transgressão do consumidor (vítima vs. terceiro próximo da vítima vs. terceiro distante da vítima). Os resultados indicam que o impacto de uma transgressão sobre a avaliação do relacionamento é o mesmo para a vítima e para o terceiro próximo, mas é significativamente menor para o terceiro distante. Verificou-se que essa relação direta é mediada pela emoção de irritação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio busca contribuir con las teorías de transgresión en la relación y de influencia social, al considerar no sólo la relación diádica (consumidor-empresa) pero también los demás consumidores que toman conocimiento de la transgresión de la empresa. Tales consumidores son llamados aquí de terceros. Los autores proponen que la distancia social entre el tercero y la víctima de la transgresión puede influir en la evaluación de la relación entre la empresa y el tercero, mismo que el tercero no haya sufrido la transgresión. Fueron conducidos dos experimentos, ambos con tres condiciones de distancia social en la perspectiva de transgresión del consumidor (víctima vs. tercero próximo de la víctima vs. tercero distante de la víctima). Los resultados indican que el impacto de una transgresión sobre la evaluación de la relación es el mismo para la víctima y para el tercero próximo, pero es significativamente menor para el tercero distante. Se ha verificado que esa relación directa es mediada por la emoción de irritación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study seeks to contribute with the theories of transgression in relationships and social influence, by considering not only the dyadic relationship (consumer-company) but also other consumers that become aware of the transgression of the company. Such consumers are herein called third parties. The authors propose that the social distance between the third party and the victim of the transgression may influence the evaluation of the relationship between the company and the third party, even if the third party has not suffered the transgression. Two experiments were conducted, both with three conditions of social distance in the perspective of consumer transgression (victim vs. third party near the victim vs. third party distant from the victim). The results indicate that the impact of a transgression on the evaluation of the relationship is the same for the victim and for the near third party, but it is significantly smaller for the distant third party. It was found that this direct relation is mediated by the irritation emotion.
  • GESTÃO DE RECURSOS DO EAD: COMO ADEQUAR AS TECNOLOGIAS AOS PERFIS DE ASSIMILAÇÃO Artigos

    SANCHEZ, LUCIA HELENA APONI; SANCHEZ, OTÁVIO PRÓSPERO; ALBERTIN, ALBERTO LUIZ

    Resumo em Português:

    RESUMO Gestores de Educação a Distância (EaD) confrontam-se com o dilema de usar as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) de maneira efetiva e eficiente. Por outro lado, teorias de aprendizado, entre elas a Psicologia Cognitiva, descrevem como os meios e processos afetam o aprendizado de indivíduos. Com base nessas teorias, propomos que indivíduos podem ser classificados quanto ao perfil de assimilação em dois grupos: Assimilação Analítica e Assimilação Relacional, e analisamos como os tipos de tecnologias de EaD, classificadas como textuais, audiovisuais, interativas (síncronas) e colaborativas (assíncronas), afetam a percepção de efetividade da tecnologia no aprendizado para cada grupo. Foram encontradas evidências empíricas que suportam que cada grupo percebe diferentemente os tipos de tecnologias, no que se refere à efetividade no aprendizado. Importantes implicações quanto ao uso efetivo e eficiente de recursos no EaD são propostos para os gestores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Gestores de EAD se confrontan con el dilema de utilizar las nuevas Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) de manera efectiva y eficaz. Por otro lado, teorías de aprendizaje, entre ellas la Psicología Cognitiva, describen cómo los medios y procesos afectan el aprendizaje de individuos. Con base en esas teorías, proponemos que individuos pueden ser clasificados cuanto al perfil de asimilación en dos grupos: Asimilación Analítica y Asimilación Relacional, y analizamos como los tipos de tecnologías del EaD, clasificadas como Textuales, Audiovisuales, Interactivas (sincrónicas) y Colaborativas (asincrónicas) afectan la percepción de efectividad de la tecnología en el aprendizaje para cada grupo. Fueron encontradas evidencias empíricas que soportan que cada grupo perciba diferentemente los tipos de tecnologías, en lo que se refiere a la efectividad en el aprendizaje. Importantes implicaciones cuanto al uso efectivo y eficaz de recursos en el EaD son propuestas para los gestores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Online Distance Learning managers face the dilemma of using new Information and Communication Technologies (ICTs) effectively and efficiently. On the other hand, learning theories, among them Cognitive Psychology, describe how the media and processes affect individual learning. Based on these theories, we propose that individuals can be classified according to their assimilation profile in two groups: Analytical Assimilation and Relational Assimilation. We analyze how different distance education technologies, classified as Textual, Audio, Interactive (synchronous) and Collaborative (asynchronous), affect the perceived effectiveness of technology learning of each group. Empirical evidence support that each group perceives differently technologies types in regard to its effectiveness in learning. Important managerial implications for the effective and efficient use of resources in distance education are proposed.
  • REMONTANDO A REDE DE ATORES NA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Artigos

    FORNAZIN, MARCELO; JOIA, LUIZ ANTONIO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho, baseando-se na Teoria Ator-Rede, visa analisar a implantação de um sistema de informação em saúde (SIS) em um hospital público brasileiro, seguindo os atores envolvidos nas controvérsias ocorridas durante a trajetória do projeto. As mudanças observadas durante a implantação do sistema revelam que a noção de sucesso foi construída coletivamente, por meio da negociação de dispositivos de interessamento introduzidos durante o projeto.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo, se basa en la Teoría Actor-Red, busca analizar la implantación de un sistema de información en salud (SIS) en un hospital público brasileño, siguiendo a los actores envueltos en las controversias ocurridas durante la trayectoria del proyecto. Los cambios observados durante la implantación del sistema revelan que la noción de éxito fue construida colectivamente, por medio de la negociación de 'dispositivos de interés' introducidos durante el proyecto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper, based on the Actor-Network Theory, intends to analyze the dynamics of implementation of a Health Information System (HIS) in a Brazilian public hospital by following the actors involved in controversies occurred throughout the project trajectory. The changes observed over the course of the system implementation reveal that the concept of success was jointly developed via negotiation of devices of interessement introduced during the project.
  • Determinantes do sucesso de marcas globais e locais na América Latina Articles

    Farías, Pablo

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é abordar da questão da implementação de marcas globais e locais na América Latina a partir da teoria da contingência, a fim de desenvolver e testar hipóteses relativas a como características de categoria de produto afetam o sucesso de marcas globais e locais na região. As hipóteses são testadas utilizando dados obtidos de rankings de marcas reportados em cinco mercados latino-americanos (Argentina, Brasil, Caribe e América Central, Chile e México). O desenho do estudo considera estimar a regressão logística em uma variável dependente binomial sobre se 475 marcas líderes são globais ou locais, tendo como variáveis independentes as características de categoria de produto. Os resultados revelam que categorias de produtos relacionadas a assinaturas, gostos locais, alta tecnologia e cidadania global efetivamente exercem influência no sucesso de marcas globais e locais na América Latina.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El propósito de este trabajo es abordar la cuestión de la aplicación de marcas globales y locales en América Latina mediante la elaboración de teoría de contingencia para desarrollar y poner a prueba las hipótesis relativas a cómo las características de la categoría de producto influyen en el éxito de las marcas globales y locales en la región. Las hipótesis se ponen a prueba utilizando datos obtenidos de rankings de marcas top publicados en cinco mercados de América Latina (Argentina, Brasil, el Caribe y América Central, Chile y México). El diseño del estudio considera la estimación de una regresión logística sobre una variable dependiente binomial midiendo si las 475 marcas top son marcas globales o locales con las características de la categoría de producto como variables independientes. Los resultados revelan que las categorías de producto relacionadas con las suscripciones, los gustos locales, la alta tecnología y ciudadanía mundial tienen un impacto en el éxito de las marcas globales y locales en América Latina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this paper is to address the issue of the implementation of global and local brands in Latin America by drawing on contingency theory to develop and test hypotheses relating to how product category characteristics affect the success of global and local brands in the region. Hypotheses are tested using data obtained from top brands rankings reported in five Latin American markets (Argentina, Brazil, the Caribbean and Central America, Chile and Mexico). The study design considers estimating a logistic regression on a binomial dependent variable measuring whether 475 top brands are global or local brands, with product category characteristics as independent variables. Results reveal that product categories related to subscriptions, local tastes, high-tech, and global citizenship do have an impact on the success of global and local brands in Latin America.
  • Avaliando o progresso da eficiência com tecnologia em uma cadeia de hotéis espanhola Articles

    González-Rodriguez, Maria del Rosario; Martín-Samper, Rosario; Giuliani, Antonio Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa as mudanças no fator total de produtividade de uma cadeia de hotéis na Espanha, no período de 2007-2010, com o propósito de identificar os padrões da cadeia em um período de crise financeira. O índice data envelopment analysis (DEA) Malmquist de produtividade foi usado para estimar a mudança da produtividade nos 38 hotéis da AC Cadeia de Hotéis. Os resultados revelaram as tendências de eficiência e competitividade da AC Hotéis em um período de recessão, bem como as mudanças vivenciadas na produtividade total e, consequentemente, em seus componentes de eficiência e tecnológicos. O período de recessão influenciou, sem dúvida, o comportamento da AC Hotéis, que buscou mais mudanças organizacionais do que tecnológicas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza los cambios del índice de productividad del factor total de una cadena de hoteles españoles en el periodo de 2007 hasta 2010, con el propósito de identificar patrones de eficiencia para la cadena en un periodo de crisis financiera. El índice de productividad data envelopment analysis (DEA) Malmquist fue utilizado para estimar el cambio de productividad en 38 hoteles de la cadena AC. Los resultados revelan las tendencias de la eficiencia de los hoteles AC y, por lo tanto, su competitividad en el periodo de recisión; ellos también demuestran los cambios experimentados en la productividad total de eses hoteles y sus componentes: cambios de eficiencia y tecnológicos. Cambios de eficiencia positivos se debieron más bien a eficiencias técnicas positivas que a eficiencias tecnológicas. El periodo de recesión ciertamente ha influenciado los Hoteles AC, que enfocaron más en los cambios organizacionales que en invirtiendo en tecnología.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes the changes in the total factor productivity index of a Spanish hotel chain in the period from 2007 to 2010 with the purpose of identifying efficiency patterns for the chain in a period of financial crisis. The data envelopment analysis (DEA) Malmquist productivity index was used to estimate productivity change in 38 hotels of the AC chain. Results reveal AC hotels' efficiency trends and, therefore, their competitiveness in the recession period; they also show the changes experienced in these hotels' total productivity and its components: technological and efficiency changes. Positive efficiency changes were due to positive technical efficiency rather than technological efficiency. The recession period certainly influenced the performance of AC Hotels, which focused on organizational changes rather than investing in technology.
  • MÉTODOS COLABORATIVOS NA GESTÃO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS: DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO Artigos

    GOMES, LEONARDO DE CARVALHO; KLIEMANN NETO, FRANCISCO JOSÉ

    Resumo em Português:

    RESUMO O tema gestão colaborativa vem sendo abordado como forma de gerar vantagem competitiva. Iniciativas colaborativas em cadeias de suprimentos (CS) proporcionaram o surgimento de métodos e práticas que corroboram a ideia de que a competitividade não se dá mais entre empresas isoladas, e sim entre cadeias. Na literatura, além de métodos colaborativos para a gestão da cadeia de suprimentos (GCS), é possível encontrar iniciativas para projeto, configuração, otimização, entre outras. Porém, observa-se baixa adesão de métodos colaborativos para a GCS, assim como dificuldades de implementação. O objetivo do artigo é investigar os métodos colaborativos referentes à coordenação de CS e analisar suas características e dificuldades de implementação. Uma revisão sistemática apontou o Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR) como o método colaborativo mais abordado e, posteriormente, um estudo de caso identificou dificuldades na implementação que colaboraram com o que foi pesquisado na literatura.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El tema gestión colaborativa está siendo abordado como forma de generar ventaja competitiva. Iniciativas colaborativas en cadenas de suministros (CS) proporcionaron el surgimiento de métodos y práticas que corroboraron la idea de que la competitividad no ocurre más entre empresas aisladas, pero sí entre cadenas. En la literatura, allá de métodos colaborativos para la gestión de la cadena de suministros (CS) es posible encontrar iniciativas para proyecto, configuración, optimización, entre otras. Sin embargo, se observa baja adhesión de métodos colaborativos para la gestión de la cadena de suministros GCS, así como dificuldades de implementación. El objetivo de ese artículo es investigar los métodos colaborativos referentes a la coordinación de CS y analizar sus características y dificultades de implementación. Una revisión sistemática ha apuntado el Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR) como el método colaborativo más abordado y, posteriormente, un estudio de caso ha indentificado dificultades en la implementación que colaboran con lo que ha sido investigado en la literatura acerca del tema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The collaborative management issue has been discussed as a mean to generate competitive advantage. Collaborative initiatives in supply chains (SC) enabled the emergence of methods and practices that support the idea that competitiveness does not occur between isolated companies any longer, but between chains. In literature, in addition to collaborative methods for supply chain management (SCM), it is possible to find initiatives for project, configuration, and optimization, among others. However, there is little adhesion of collaborative methods for SCM, as well as implementation difficulties. The purpose of the article is to investigate the collaborative methods concerning the coordination of SC and analyze their characteristics and implementation difficulties. A systematic review indicated the Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR) as the most discussed collaborative approach and, subsequently, a case study identified difficulties in the implementation that complemented what was researched in the literature.
  • PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE SOFTWARE NO SUPORTE À INOVAÇÃO EM SERVIÇOS Artigos

    PINHEIRO, ALESSANDRO DE ORLANDO MAIA; TIGRE, PAULO BASTOS

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo examina os objetivos, instrumentos e características das inovações habilitadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Brasil, enfatizando as tecnologias utilizadas, os canais habilitados pelas ferramentas digitais, os processos de aprendizado para inovação e as mudanças organizacionais necessárias para o uso de ferramentas avançadas. A metodologia consiste na adaptação de taxonomias existentes para os propósitos específicos da pesquisa e a realização de uma pesquisa de campo com o auxílio do software Atlas.ti. Os resultados mostram que as inovações habilitadas por TIC não constituem eventos isolados e pontuais, uma vez que alteram processos, formas de relacionamento com parceiros e clientes, e requerem uma maior integração de funções organizacionais. Importantes diferenças foram observadas em função do porte da empresa, da internacionalização das operações, da capacitação técnica e do grau de acesso a ferramentas proprietárias.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo examina los objetivos, instrumentos y características de las innovaciones habilitadas por Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs) en Brasil, enfatizando las tecnologías utilizadas, los canales habilitados por las herramientas digitales, los procesos de aprendizaje para innovación y los cambios organizacionales necesarios para el uso de herramientas avanzadas. La metodología consiste en la adaptación de taxonomías existentes para los propósitos específicos de la investigación y la realización de un estudio de campo con la asistencia del software Atlas.ti. Los resultados muestran que las innovaciones habilitadas por TIC no constituyen eventos aislados y puntuales, ya que alteran procesos, formas de relacionarse con aliados y clientes, y requieren una mayor integración de funciones organizacionales. Fueron observadas importantes diferencias en función del tamaño de la empresa, de la internacionalización de las operaciones, de la capacitación técnica y del grado de acceso a herramientas propias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article examines the goals, instruments and characteristics of Information and Communication Technolgy (ICTs) enabled innovations in the Brazilian software industry emphasizing technologies, transmitting channels, learning processes, and organizational changes required by advanced digital tools. The methodology steams from the adaptation of an existing taxonomy for our specific purposes and the development of a field research in Brazil, with the help of the software Atlas.ti. We found that ICT enabled innovations are not isolated events, since they affect existing processes, the relationship with clients and suppliers, and require greater integration of organizational functions. Important differences were observed due to the firms' size, internationalization level, technical capabilities and access to proprietary technology.
  • Estudo cross-country sobre os fatores determinantes da crise financeira bancária Articles

    ZHEN-JIA-LIU,

    Resumo em Português:

    RESUMO Falências bancárias afetam proprietários, funcionários e clientes, e têm potencial para causar crises econômicas de grande escala. Portanto, os bancos devem avaliar os riscos operacionais e desenvolver sistemas de alerta preventivo. O presente estudo investiga falências bancárias na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, nos países integrantes do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA, na sigla em inglês), na Associação de Nações do Sudeste Asiático, na União Europeia, em países recentemente industrializados, no G20 e no G8. Utilizamos indicadores financeiros para analisar e explorar a adequação de modelos preditivos. Os resultados demonstram que índices de capital, juros ativos comparados a despesas com juros, receitas excluindo juros comparadas a despesas excluindo juros, rentabilidade sobre o patrimônio e provisões para prejuízos sobre empréstimos têm correlações significantemente negativas com falências bancárias. No entanto, índices de empréstimos, créditos de liquidação duvidosa e ativos fixos têm correlações significantemente positivas com falências bancárias. Além disso, a exatidão do modelo logístico para os bancos dos países que fazem parte do NAFTA fornece melhor precisão em termos de previsão no que diz respeito à falência bancária.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las quiebras bancarias afectan a los propietarios, empleados y clientes, y pueden causar dificultades económicas a gran escala. Por lo tanto, los bancos deben evaluar los riesgos operativos y desarrollar sistemas de alerta temprana. Este estudio investiga las quiebras bancarias en la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos, el Área del Tratado de Libre Comercio de América del Norte (NAFTA, en inglés), la Asociación de Naciones del Sudeste Asiático, la Unión Europea, los países de reciente industrialización, el G20 y el G8. Usamos ratios financieros para analizar y explorar la adecuación de los modelos de predicción. Los resultados muestran que los ratios de capital, ingresos por intereses en comparación con los gastos por intereses, ingresos no por intereses en comparación con los gastos no por intereses, rentabilidad sobre recursos propios y provisiones por riesgos crediticios tienen correlaciones significativamente negativas con la quiebra bancaria. Por otro lado, los ratios de préstamos, préstamos morosos y activos fijos tienen correlaciones significativamente positivas con la quiebra bancaria. Además, la exactitud del modelo logístico de los bancos de los países del NAFTA ofrece la mayor exactitud en la predicción de quiebras bancarias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Bank failures affect owners, employees, and customers, possibly causing large-scale economic distress. Thus, banks must evaluate operational risks and develop early warning systems. This study investigates bank failures in the Organization for Economic Co-operation and Development, the North America Free Trade Area (NAFTA), the Association of Southeast Asian Nations, the European Union, newly industrialized countries, the G20, and the G8. We use financial ratios to analyze and explore the appropriateness of prediction models. Results show that capital ratios, interest income compared to interest expenses, non-interest income compared to non-interest expenses, return on equity, and provisions for loan losses have significantly negative correlations with bank failure. However, loan ratios, non-performing loans, and fixed assets all have significantly positive correlations with bank failure. In addition, the accuracy of the logistic model for banks from NAFTA countries provides the best prediction accuracy regarding bank failure.
  • DOS PECADOS CAPITAIS AOS PECADOS DO CAPITAL Resenha

    Colares, André Felipe Vieira
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br