Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 58, Número: 5, Publicado: 2018
  • PESQUISAS QUALITATIVAS, PESQUISAS QUANTITATIVAS E ALÉM Editorial

    Tonelli, Maria José; Zambaldi, Felipe
  • EFEITO DA HERANÇA DA MARCA NOS RELACIONAMENTOS ENTRE CONSUMIDORES E MARCAS Artigos

    FRIZZO, FRANCIELLE; KORELO, JOSÉ CARLOS; PRADO, PAULO HENRIQUE MÜLLER

    Resumo em Português:

    RESUMO A herança é uma proposição de valor da marca que fornece uma base única para criar e manter relações fortes com os consumidores. Buscando compreender como esse recurso estratégico influencia as relações entre consumidores e marcas, este estudo objetiva examinar a herança da marca como determinante dos elementos de reforço do self (seduzindo, habilitando e enriquecendo o self). Uma pesquisa com 309 consumidores brasileiros e americanos foi realizada para testar as relações propostas. Baseados em um modelo de equação estrutural, os resultados da pesquisa demonstraram que os consumidores processam as características relacionadas à herança da marca por meio dos três elementos de reforço do self, mas seu efeito global na conexão self-marca só ocorre por meio do prazer sensorial e estético que a marca oferece (seduzindo o self). O estudo é concluído apresentando as implicações acadêmicas e gerenciais e sugerindo pesquisas futuras.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La herencia es una propuesta de valor de la marca que proporciona una base única para crear y mantener relaciones fuertes con los consumidores. El objetivo de este estudio es examinar la herencia de la marca como determinante de los elementos de refuerzo del self (seduciendo, habilitando y enriqueciendo el self). Una investigación con 309 consumidores brasileños y estadounidenses fue realizada para probar las relaciones propuestas. Basado en un modelo de ecuación estructural, los resultados de la investigación demostraron que los consumidores procesan las características relacionadas con la herencia de la marca por medio de los tres elementos de refuerzo del self, pero su efecto global en la conexión self-marca sólo ocurre por medio del placer sensorial y estético que la marca ofrece (seduciendo el self). El estudio se concluye presentando las implicaciones académicas y gerenciales y sugiriendo investigaciones futuras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Heritage is a brand value proposition that provides a unique basis for building and maintaining strong relationships with consumers. Seeking to understand how this strategic resource influences the relations between consumers and brands, this study aims to examine brand heritage as a determinant of self-reinforcing elements (enticing, enabling, and enriching the self). A survey was carried out with 309 Brazilian and American consumers to test the proposed relationships. Based on a structural equation model, the results demonstrated that consumers process the characteristics related to brand heritage through the three self-reinforcing elements, but their overall effect on self-brand connection occurs only through the sensory and aesthetic pleasure that the brand offers (enticing the self). The study also presents academic and managerial implications and makes recommendations for future research.
  • INTEGRAÇÃO ENTRE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO: UMA PERSPECTIVA DE CAPACIDADES DINÂMICAS Articles

    MARANZATO, FELIPE PLANA; SALERNO, MÁRIO SERGIO

    Resumo em Português:

    RESUMO A integração entre as atividades de pesquisa (P) e desenvolvimento (D), quando são organizados separadamente nas empresas como departamentos específicos, é crucial para o desempenho da inovação e para a habilidade de adaptação e crescimento das empresas. Embora seja de extrema importância, paradoxalmente, muito poucos estudos focaram esse tema. Considerando integração como uma capacidade dinâmica, por meio de uma revisão sistemática da literatura de modelos de integração e capacidades dinâmicas, discutimos diferentes visões do conceito e de que formas pode ser aplicado. Este estudo contribui para a sistematização desse campo de conhecimento, para identificação de lacunas na literatura de integração entre P e D. Uma agenda de pesquisa também é proposta.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La integración entre las actividades de investigación (I) y de desarrollo (D), cuando se organizan separadamente, como departamentos específicos en las empresas, es crucial para el desempeño de la innovación y para la capacidad de adaptación y crecimiento de las empresas. Aunque sea de suma importancia, paradójicamente, muy pocos estudios se han centrado en este tema. Considerando esta integración como una capacitación dinámica, realizamos una revisión bibliográfica sistemática sobre los modelos de integración y de capacitaciones dinámicas, discutimos los puntos de vista distintivos del concepto y cómo se puede aplicarlo. Este estudio contribuye a la sistematización de este campo de conocimiento, para la identificación de lagunas en la literatura de integración entre I y D. También se propone una agenda de investigación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Integration between research (R) and development (D) activities when they are organized separately in companies as specific departments is crucial for innovation performance and for the firm's adaptation and growth. Although this is of utmost importance, paradoxically, very few studies have focused on it. Considering this integration as a dynamic capability, through a systematic literature review on integration models and dynamic capabilities, we discuss distinctive views of the concept and the ways in which they can be applied. This study leads to the systematization of this knowledge field and to the identification of gaps in the literature on the integration between R and D. A research agenda is also proposed.
  • A SERVITIZAÇÃO E O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL NO SETOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Artigos

    SOUZA JUNIOR, WESLEY CANEDO DE; TORRES JÚNIOR, NOEL; MIYAKE, DARIO IKUO

    Resumo em Português:

    RESUMO O papel da indústria manufatureira nas cadeias de valor tem se tornado menos expressivo diante da tendência de estagnação da demanda, comoditização dos produtos e diminuição da lucratividade. Diante desse cenário desafiador, um número crescente de empresas busca adicionar valor a seus negócios pela vertente da "servitização" (oferta de soluções produto-serviço). Contudo, a literatura dessa temática encontra-se dividida quanto à efetividade dessa abordagem, dado que, nem sempre, traz o impacto esperado no desempenho organizacional (paradoxo do serviço). Diante disso, o trabalho avaliou quantitativamente essa relação em empresas industriais do setor de Máquinas e Equipamentos. Dados sobre as diferentes categorias de serviços por elas desenvolvidas e seus impactos foram coletados. Verificou-se que há uma relação positiva e relevante entre a oferta da maioria dessas categorias e o desempenho organizacional, o que indica que, identificando e desenvolvendo uma composição de serviços consistente, é possível conduzir uma efetiva estratégia de servitização.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El papel de la industria de manufactura en la cadena de producción se ha vuelto menos significativo debido a la tendencia de estancamiento de la demanda, a la comoditización de productos de consumo masivo y a la disminución de la rentabilidad. Ante este panorama desafiante, un número creciente de empresas ha añadido valor a sus negocios a través de la vertiente de la "servitización" (oferta de solu­ciones producto-servicio). Sin embargo, la literatura sobre este tema se encuentra dividida en cuanto a la efectividad de este abordaje puesto que, no siempre, genera el impacto esperado en el desempeño organizacional (paradoja del servicio). Debido a lo explicado, este trabajo ha evaluado cuantitativamente esta relación en empresas industriales en el sector de Maquinaria y Equipos. Se recolectaron datos sobre las categorías de servicios desarrollados por ellas y sus impactos. Se ha verificado que existe una relación positiva y relevante entre la oferta de la mayoría de las categorías y el desempeño organizacional, lo que indica que, identificando y desarrollando una composición de servicios consistente, es posible conducir una estrategia efectiva de servitización.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The role of manufacturing in value chains has become less dominant given the trend of stagnating demand, commoditization of products, and declining profitability. Confronted with this challenging scenario, a growing number of companies seek to add value to their businesses by adopting the approach of "servitization" (offering product-service solutions). However, literature on this subject is divided on the effectiveness of this approach since the intended outcome is not always achieved (service paradox). As such, this study quantitatively evaluates this relationship in manufacturing firms within the machinery and equipment industry. Data on different service categories developed by these firms and their corresponding impacts were collected. It was verified that there is a positive and significant relationship between the majority of these service categories and organizational performance, which indicates that identifying and developing a consistent service bundle may serve as an effective servitization strategy.
  • IMPACTO DOS E-BOOKS NA CADEIA EDITORIAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA Artigos

    FERREIRA, FERNANDO COELHO MARTINS; MIRANDA, LUIS FERNANDO MOREIRA; MORAS, MONIQUE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar os principais efeitos do surgimento dos livros eletrônicos na configuração da cadeia editorial brasileira. Entrevistas com executivos de grupos editoriais instalados no País permitiram identificar que os e-books ainda desempenham um papel secundário na cadeia editorial, tendo maiores chances de prosperar em alguns segmentos específicos de livros. Os livros eletrônicos não tornaram essa cadeia mais enxuta. Uma vez que os e-books não substituíram os livros físicos, mas passaram a coexistir com estes, coube às editoras desenvolver um novo conjunto de atividades dentro da cadeia editorial existente. A desintermediação é uma das características mais marcantes desse novo processo produtivo. Para se adequar a esse novo cenário, o setor editorial necessita de ajustes que vão além de suas operações, implicando também a redefinição dos recursos e competências que precisa desenvolver.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo analizar los principales efectos del surgimiento de los libros electrónicos en la configuración de la cadena editorial brasileña. Entrevistas con ejecutivos de grupos editoriales instalados en el país permitieron identificar que los e-books todavía desempeñan un papel secundario en la cadena editorial, y tienen mayores posibilidades de prosperar en algunos segmentos específicos de libros. Los libros electrónicos no debilitaron esta cadena. Puesto que los e-books no reemplazaron a los libros físicos, sino que pasaron a coexistir con estos, les correspondió a las editoras desarrollar un nuevo conjunto de actividades dentro de la cadena editorial existente. La desintermediación es una de las características más destacadas de este nuevo proceso productivo. Para adecuarse a este nuevo escenario, el sector editorial necesita ajustes que van más allá de sus operaciones, y que implican también la redefinición de los recursos y competencias que necesita desarrollar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aims to analyze the main effects of the emergence of electronic books within the context of the Brazilian publishing supply chain. Interviews with executives from publishing groups in the country have made it possible to identify that e-books still play a minor role in the publishing supply chain, and are more likely to thrive in specific book genres. Electronic books have not made this chain leaner. Since e-books did not replace physical books and instead coexisted with them, publishers were obliged to develop a new set of activities within the existing publishing supply chain. Disintermediation is one of the most striking features of this new production process. In order to adapt to this new scenario, the publishing sector needs to implement adjustments that extend beyond its typical operations, which also implies the need for a redefinition of resources and development of requisite competencies.
  • DESIGUALDADE SOCIAL E PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: O PAPEL DA AVALIAÇÃO Perspectivas

    PATRUS, ROBERTO
  • DESIGUALDADE SOCIAL, RESPONSABILIDADE E RESPONSIVIDADE DA PESQUISA Perspectivas

    GUARIDO FILHO, EDSON RONALDO
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br