Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 62, Número: 1, Publicado: 2022
  • REAÇÃO DO MERCADO ACIONÁRIO AOS TONS TRANSCRITOS DAS TELECONFERÊNCIAS DE RESULTADOS Artigos

    Tonin, Joyce Menezes da Fonseca; Scherer, Luciano Marcio

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem como objetivo analisar os diferentes tons transcritos utilizados pelos participantes nas teleconferências de resultados e sua influência na geração de retornos anormais das ações. Este estudo preenche uma lacuna de pesquisa que é a segregação da análise do tom por tipo de analista e de representantes corporativos durante a teleconferência de resultados. A amostra abrangeu o período de 2010 a 2017, totalizando 1.165 transcrições de teleconferências de resultados de 44 empresas brasileiras listadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. O principal achado é que o tom transcrito e as palavras utilizadas com base no dicionário de Loughran e McDonald (2011) têm poder de previsão significativo sobre as reações do mercado de ações após as teleconferências de resultados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tiene como objetivo analizar los diferentes tonos transcritos utilizados por los participantes en las teleconferencias de resultados y su influencia en la generación de retornos anormales de acciones. Este estudio llena un vacío de investigación que es la segregación del análisis del tono por tipo de analista y representante corporativo durante la teleconferencia de resultados. La muestra abarcó el período comprendido entre 2010 y 2017, totalizando 1165 transcripciones de teleconferencias de resultados de 44 empresas brasileñas cotizadas en la B3 - Brasil, Bolsa, Balcão. El principal hallazgo es que el tono transcrito y las palabras usadas según el diccionario de Loughran y McDonald (2011) tienen un poder predictivo significativo sobre las reacciones del mercado de valores después de las teleconferencias de resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzes the different tones used by the participants in earnings conference calls and the influence on the generation of abnormal stock returns. This study fills the research gap of the segregation of tone analysis by type of analyst and corporate administratives during earnings conference calls. The sample covered the period from 2010 to 2017, totaling 1165 earnings conference calls transcripts from 44 Brazilian companies listed in B3 - Brasil, Bolsa, Balcão. The main finding is that the transcribed tone and words based on the Loughran & McDonald (2011) dictionary, have significant predictive power over stock market reactions after earnings conference calls.
  • DISTÂNCIA PSICOLÓGICA NO MARKETING DE PRODUTOS NOSTÁLGICOS PARA COMUNIDADES EM DIÁSPORA: O CASO VENEZUELANO Artigos

    Palomino-Tamayo, Walter; Saksanian, Maria Christina; Regalado-Pezúa, Otto

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta primeira revisão sistemática da literatura sobre marketing de diáspora revela que os emergentes estudos têm por principal foco as oportunidades relacionadas ao comércio, turismo e a aculturação de pessoas em diáspora originárias de diversos países com idiomas diferentes em relação a apenas um país anfitrião. Esta pesquisa contribui para uma maior compreensão do comportamento de compra de comunidades em diáspora, especificamente em relação a produtos e serviços nostálgicos, usando a Teoria do Nível de Interpretação e considerando o caso da comunidade venezuelana em diáspora no contexto internacional mais amplo de cinco países anfitriões: Colômbia, Peru, Chile, Equador e Panamá. Outra contribuição do estudo é o uso de métricas e-WOM derivadas de postagens de publicidade no Instagram. Os resultados mostram que consumidores em diáspora vivendo em países com níveis mais elevados de individualismo, menor masculinidade e maior distância geográfica de sua terra natal, tendem a apresentar maior consumo de produtos nostálgicos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN A través de esta primera revisión sistemática de la literatura específica del marketing de la diáspora, se encontró que ésta literatura emergente está enfocada en las oportunidades de comercio, turismo y aculturación entre personas de países con diferentes idiomas en un solo país anfitrión. Esta investigación contribuye a comprender el comportamiento de compra de la diáspora, específicamente con respecto a productos y servicios nostálgicos, en un contexto internacional más amplio considerando cinco países anfitriones: Colombia, Perú, Chile, Ecuador y Panamá, y utilizando la teoría del nivel de conceptualización. Otra contribución es la utilización de las métricas e-WOM derivadas de publicaciones publicitarias en Instagram. Los resultados muestran que los consumidores de la diáspora de los países anfitriones con una mayor cultura individualista, una menor masculinidad y una mayor distancia geográfica de su tierra natal prefieren el consumo de productos nostálgicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With this first systematic review of specific literature about diaspora marketing, it was found that this emerging literature focuses mainly on opportunities related to trade, tourism, and the acculturation between countries with different languages in only one host country. This research contributes toward a greater understanding of diaspora buying behavior using the construal level theory, specifically regarding the purchase of nostalgic products and services, examining the case of Venezuelan diaspora in the broader international context of five host countries: Colombia, Peru, Chile, Ecuador, and Panama Another contribution is the use of e-WOM metrics derived from advertising posts on Instagram. The results show that diaspora consumers in host countries that have higher levels of individualism, less masculinity, and are further geographically from their homeland seek to consume greater amounts of nostalgic products.
  • INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESCOLAS DE NEGÓCIOS BASEADA NAS ATIVIDADES DOS ACADÊMICOS: ELUCIDAÇÕES TRAZIDAS PELA TEORIA DA TROCA SOCIAL Artigos

    Romani-Dias, Marcello; Biasoli, Angela Maria Scroccaro; Carneiro, Jorge; Barbosa, Aline dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO A internacionalização do ensino superior vem ganhando importância teórica e empírica nas décadas recentes. Nesse contexto, este artigo objetiva descrever e analisar a internacionalização de escolas de negócios a partir das atividades dos acadêmicos e com base nas proposições defendidas pela Teoria da Troca Social (SET, do inglês Social Exchange Theory). Para atingir nosso objetivo, conduzimos 39 entrevistas com acadêmicos de escolas de negócios dos Estados Unidos e do Brasil, incluindo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), Harvard, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade de São Paulo (USP). Temos como principais achados: (i) existem recompensas individuais que não são abordadas pela SET; (ii) há benefícios para outras partes interessadas que não são contemplados pela SET; (iii) há certas decisões não racionais não previstas pela SET; (iv) e a condição de equivalência entre custos e recompensas prevista pela SET apresenta fragilidades. Com esses resultados, trazemos contribuições teóricas e empíricas para a temática.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La internacionalización de la educación superior ha ganado importancia teórica y empírica en las últimas décadas. En este contexto, este artículo tiene como objetivo describir y analizar la internacionalización de las escuelas de negocios a partir de las actividades de los académicos y de las propuestas defendidas por la Teoría del Intercambio Social (SET). Para lograr nuestro objetivo, realizamos 39 entrevistas con académicos de escuelas de negocios de Estados Unidos y Brasil, incluidos Instituto de Tecnología de Massachusetts (MIT), Harvard, Fundação Getulio Vargas (FGV) y la Universidad de São Paulo (USP). Los resultados principales son: (i) que hay recompensas individuales que la SET no aborda; (ii) que hay beneficios para las partes interesadas no cubiertos por la SET; (iii) que hay ciertas decisiones no racionales no previstas por la SET; (iv) y que la condición de equivalencia entre costos y recompensas prevista por la SET tiene debilidades. Con estos resultados aportamos contribuciones teóricas y empíricas al tema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The internationalization of higher education has gained in theoretical and empirical importance in recent decades. In this context, this article aims to describe and analyze the internationalization of business schools from the activities of their academics and based on the propositions defended by the Social Exchange Theory (SET). To achieve our goal we conducted 39 interviews with academics from business schools in the United States and Brazil, including Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard, Getulio Vargas Foundation (FGV) and University of Sao Paulo (USP). We found that: (i) there are individual rewards that are not addressed by SET; (ii) there are benefits to third parties not covered by SET; (iii) certain non-rational choices are not provided by SET; and (iv) the condition of equivalence between costs and rewards provided by SET has its weaknesses. With these findings we add theoretical and empirical contributions to our theme.
  • SUA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTÁ PREPARADA PARA A PRÓXIMA INTERRUPÇÃO? CONSTRUINDO CADEIAS RESILIENTES Artigos

    Alvarenga, Murilo Zamboni; Oliveira, Marcos Paulo Valadares de; Zanquetto Filho, Hélio; Desouza, Kevin C.; Ceryno, Paula Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO A habilidade em se recuperar de interrupções é um importante fator para as organizações e suas cadeias de suprimentos. Dados empíricos foram utilizados para investigar fatores que impactam a recuperação das cadeias de suprimentos em face de interrupções, como a colaboração, visibilidade, flexibilidade, orientação analítica e a gestão de riscos. Uma revisão de literatura foi conduzida para desenvolver o questionário que foi aplicado em indústrias de transformação do Brasil. Os métodos estatísticos utilizados incluem a análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que o pacote de capabilidades em resiliência – colaboração, flexibilidade, visibilidade e orientação analítica - impacta positivamente a resiliência das cadeias de suprimentos. Assim, aprimorar essas capabilidades permitirá uma recuperação mais adequada de interrupções. Também se constatou que a gestão de riscos, sozinha, não favorece a recuperação de interrupções. Adicionalmente, existe um impacto mútuo entre as capabilidades em resiliência e a gestão de riscos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La capacidad de recuperarse de las disrupciones es un factor importante para las organizaciones y sus cadenas de suministro. Se utilizaron datos empíricos para investigar los factores que afectan la recuperación de las cadenas de suministro ante disrupciones, como la colaboración, la visibilidad, la flexibilidad, la orientación analítica y la gestión de riesgos. Se realizó una revisión de la literatura para elaborar el cuestionario que se aplicó a las industrias manufactureras en Brasil. Los métodos estadísticos utilizados incluyen el análisis factorial confirmatorio y el modelado de ecuaciones estructurales. Los resultados indican que el paquete de capabilidades de resiliencia‒ colaboración, flexibilidad, visibilidad y orientación analítica‒ afecta positivamente la resiliencia de la cadena de suministro. Por lo tanto, mejorar estas capabilidades permitirá que las cadenas de suministro se recuperen más adecuadamente de las disrupciones. También se descubrió que la gestión de riesgos por sí sola no favorece la recuperación de las disrupciones. Además, existe un impacto mutuo entre las capacidades de resiliencia y la gestión de riesgos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The ability to recover from disruptions is important for organizations and supply chains. Empirical data were used to investigate factors that affect supply chain recovery from disruptions, including collaboration, visibility, flexibility, analytical orientation, and supply chain risk management. A literature review was conducted to build an online questionnaire that was applied to manufacturing firms in Brazil. This work’s statistical method includes confirmatory factor analysis and structural equation modeling. Our results indicate that a package of resilience capabilities - collaboration, flexibility, visibility, and analytical orientation - positively affect supply chain resilience. Improving such capabilities, therefore, will allow supply chains to recover better from disruptions. It was also discovered, however, that supply chains do not recover from disruptions by way of supply chain risk management alone. Mutual impacts also exist between the group of resilience capabilities and supply chain risk management.
  • LICENÇAS DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA: TRANSPARÊNCIA DA INFORMAÇÃO FINANCEIRA Artigos

    Milanés-Montero, Patricia; Pérez-Calderón, Esteban; Dias, Ana Isabel

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo analisa a influência do comportamento das emissões de gases de efeito estufa no nível de transparência da informação financeira. Uma análise de conteúdo dos anexos às contas anuais das empresas permitiu medir seu nível de transparência. Os resultados sugerem que o nível de transparência da informação financeira está negativamente relacionado com o desempenho das emissões de gases de efeito estufa quando elaborado com base nas normas internacionais de relatório financeiro. Além disso, concluiu-se que essas empresas revelam mais "boas notícias" quando há baixo desempenho nas emissões de gases. Este estudo complementa a literatura anterior sobre a transparência da informação financeira e a necessidade de relacioná-la com medidas de ecoeficiência para melhorar a tomada de decisões dos usuários da informação. O estudo constitui igualmente uma referência para os órgãos reguladores contábeis europeus sobre o comportamento das empresas nesse domínio.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación analiza la influencia que tiene el comportamiento de las emisiones de gases de efecto invernadero (GEI) en el nivel de transparencia de la información financiera. El análisis del contenido de las notas de los estados financieros de las compañías permitió medir el nivel de transparencia. Los resultados sugieren que el nivel de transparencia de la información financiera está negativamente relacionado con el desempeño de las emisiones de GEI cuando los informes financieros se preparan sobre la base de las Normas Internacionales de Información Financiera. Además, se llegó a la conclusión de que esas empresas revelan más "buenas noticias" cuando se reduce el rendimiento de las emisiones de gases. Este estudio complementa la literatura anterior sobre la transparencia de la información financiera y la necesidad de relacionarla con las medidas de ecoeficiencia para potenciar el proceso de toma de decisiones de los grupos de interés. Asimismo, el estudio proporciona una referencia para los reguladores contables europeos sobre el comportamiento de las empresas en esta materia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research analyzes the influence that the performance of GHG emissions has on the level of transparency in financial reporting. Content analysis of the financial statement notes allowed the level of transparency to be measured. The results suggest that the level of transparency in financial reporting is negatively related to the performance of GHG emissions when financial reports are prepared on the basis of the International Financial Reporting Standards. It was also concluded that more ‘good news’ is disclosed by companies when their GHG emissions’ performance reduces. This study complements previous literature about transparency in financial reporting, and the necessity to relate it to eco-efficiency measures to empower the decision-making process of stakeholders. The study also provides a reference for European accounting regulators on the behavior of companies with regard to this issue.
  • TRANSFORMAÇÃO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LIVRE: UMA GOVERNANÇA ENTRE A CATEDRAL E O BAZAR Artigos

    Ferraz, Isabela Neves; Santos, Carlos Denner dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Comumente, projetos de software livre comunitários são associados a um cenário organizacional que se assemelha mais “a um bazar do que a uma catedral", diferenciando-se da maneira tradicional ou “burocrática” de organizar o trabalho. Este artigo analisa a governança dessas organizações, pela perspectiva da estrutura e do controle, considerando a trajetória de desenvolvimento de três projetos de software livre comunitários brasileiros. Os resultados mostram que a constante necessidade de produzir tecnologias modernas gera pressões externas que promovem mudanças, especialmente temporárias, na governança desses projetos, fazendo-os parecer mais uma catedral do que um bazar. Além disso, a governança não segue um ciclo sequencial de aprimoramento, modificando-se na presença de atores organizacionais externos como patrocinadores. Isso sugere a necessidade de uma governança estratégica e flexível para lidar com a aquisição e alocação de recursos organizacionais. Teoricamente falando, a governança dos projetos aqui descritos varia ao longo de um espectro de (in)formalidade que permite que ambos os modelos de produção - catedral ou bazar - existam na mesma organização, em momentos distintos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Es común que los proyectos de software libre comunitario se asocien con un escenario organizacional que se asemeja “a un bazar más que a una catedral" y se diferencien de la forma tradicional o “burocrática” de organizar el trabajo. Este artículo analiza la gobernanza de estas organizaciones, desde la perspectiva de la estructura y el control, considerando la trayectoria de desarrollo de tres proyectos de software libre comunitario brasileños. Los resultados muestran que la necesidad constante de producir tecnología moderna genera presiones externas que promueven modificaciones, aunque temporales, en la gobernanza de estos proyectos, haciéndolos parecer más una catedral que un bazar. Además, la gobernanza no sigue un ciclo de mejora secuencial, cambia dependiendo de los actores organizacionales externos presentes, como los patrocinadores. Esto sugiere la necesidad de una gobernanza estratégica y flexible para hacer frente a la adquisición y asignación de recursos organizacionales. La gobernanza de los proyectos descritos aquí varía en un espectro de (in)formalidad que permite que ambos modelos de producción - bazar o catedral - existan en el mismo proyecto, en diferentes momentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT It is common for community-based free software projects to be associated with an organizational scenario that resembles “a bazaar more than a cathedral,” and to differ from the traditional, or ‘bureaucratic’ way of organizing work. This paper analyzes the governance of these organizations from the perspective of their structure and control, considering the development trajectory of three community-based free software projects in Brazil. Results show that the constant need to produce modern technologies gives rise to external pressures that promote change - albeit temporary - in the governance of these projects, making them resemble a cathedral more than a bazaar. Governance does not follow a cycle of sequential improvement; it changes depending on the external organizational actors present, such as sponsors. This suggests the need for strategic and flexible governance to deal with the acquisition and allocation of organizational resources. Governance of the projects described here varies along a spectrum of (in)formality that allows both production models - cathedral or bazaar - to exist in the same organization at different periods.
  • MELHORES DO MUNDO EM ASSISTÊNCIA À SAÚDE: APRENDENDO COM BOAS PRÁTICAS Resenha

    REINERT, MAURÍCIO
  • ORGANIZAÇÕES AGROALIMENTARES ALTERNATIVAS Resenha

    BIROCHI, RENÊ
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br