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RAE eletrônica, Volume: 1, Número: 2, Publicado: 2002
  • Editorial

    Wood Jr., Thomaz
  • Condicionantes internos e externos da atividade do hospital - empresa Administração Hospitalar

    Lima-Gonçalves, Ernesto

    Resumo em Português:

    São apresentados os fatores internos e externos condicionantes da atividade do hospital, sempre considerado como uma empresa, bem como a adequação que a organização precisa desenvolver para superá-los. Os condicionantes são agrupados em tres conjuntos, os ambientais, os estruturais e os funcionais. No primeiro conjunto, referente ao ambiente externo em que o hospital se situa, figuram a presença do Estado e a importância do marketing. No segundo grupo, de condicionantes estruturais, são identificados o modelo estrutural, os critérios de avaliação externa e a demanda usuário-dependente. No terceiro conjunto figuram os condicionantes funcionais: o modelo administrativo, o financiamento das atividades, o sistema de informatização, a capacitação dos funcionários e o compromisso do hospital-empresa com o controle de qualidade.

    Resumo em Inglês:

    Conditioning factors on hospital operation - external and internal ones - are analysed. In any manner hospital must be always considered as an enterprise in its operation. In a first group, of external factors, government position in front of hospital is considered. In the same group, marketing relevance in hospital operation is examined. In a second group, of structural pattern, external evaluation standards and attending demands of patient needs are examined. Functional factors are presented in third group and include administrative pattern, activities funding, hospital informatization system, employees abilities development and hospital engagement in quality control in its operation.
  • A pobreza como um fenômeno multidimensional Administração Pública

    Crespo, Antônio Pedro Albernaz; Gurovitz, Elaine

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem o objetivo de contribuir para a discussão sobre a pobreza. Nesse sentido, descreve-se uma abordagem desse fenômeno cada vez mais utilizada na atualidade: a de privação de capacidades, elaborada por Amartya Sen. Tal abordagem é complementada pelos estudos de Deepa Narayan, que privilegia a visão dos próprios pobres sobre "o que é ser pobre". A fim de situar o leitor sobre as abordagens anteriores de pobreza, procurou-se apresentar uma breve descrição desse conceito e como ele evoluiu com o passar do tempo: o enfoque de sobrevivência, a concepção de necessidades básicas, a idéia de privação relativa e a tese denominada "Consenso de Washington". Em suma, por meio de uma resenha simplificada das principais abordagens e concepções da pobreza, complementadas pelos trabalhos de Sen e Narayan, objetivou-se ampliar a discussão e as informações disponíveis sobre a pobreza como um fenômeno multidimensional.

    Resumo em Inglês:

    The primary purpose of this article is to further promote academic discussion concerning poverty. It also draws attention in today's academic environment, to the widely spreading ' capacity deprivation approach', developed by Amartya Sen. Such approach can be complemented by the surveys of Deepa Narayan which focus on the poor' s view of poverty. It also affords the reader the benefit of understanding historical poverty perceptions and their evolution over time: the survival approach, the basic needs theory, the relative deprivation idea and the "Consensus of Washington" theory. In summary, the article aims to heighten awareness, expand discussion and make available information about poverty as a multidimensional phenomenon by means of a simplified summary of poverty approaches, complemented by the work of Sen and Narayan.
  • Gênero nas organizações: um estudo no setor bancário Comportamento Organizacional

    Andrade, Áurea Lúcia Silva; Cappelle, Mônica Carvalho Alves; Brito, Mozar Jose de; Paula Neto, Alcielis de; Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros

    Resumo em Português:

    Este artigo se insere na área dos estudos organizacionais que trata das questões referentes às relações de gênero no espaço de trabalho, por meio do qual se buscou compreender como as categorias de pensamento sobre essas relações são "construídas" na subjetividade das pessoas e como atuam no desenvolvimento da carreira profissional de homens e mulheres em uma organização bancária. A relevância desta pesquisa se fundamenta na busca de compreender como os conflitos entre gênero são mediados dentro das organizações e de indicar possíveis soluções para potencializar o processo de gestão organizacional. Os resultados da pesquisa permitiram compreender que a hierarquia sexual ainda é imposta como mecanismo de diferenciação no âmbito organizacional, e que a coexistência de ambos os gêneros num contexto social comum pode ser capaz de transformar a realidade social. Estudos desta natureza reforçam a necessidade de as organizações buscarem novas formas de trabalhar a complexidade social sem inibir as diferenças existentes, pois assim cada um, em sua singularidade, pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento organizacional.

    Resumo em Inglês:

    This article is inserted in the area of the organizational studies that treats with the gender relationships subjects in the work space, through which it was tried to understand how the thought categories about those relationships are "built" in people's subjectivity and how they act in men and women's career development in a bank organization. This research's relevance is based on the search of understanding how conflicts among gender are mediated within organizations and on indicating possible solutions for maximizing the organizational management process. The research's results allowed the understanding that sexual hierarchy is still imposed as a differentiation mechanism in the organizational ambit and that the coexistence of both genders in a common social context can be capable of transforming the social reality. Studies of this nature reinforce the organizational needs to search for new forms of working the social complexity without inhibiting the existent differences, because like this, each one, in their singularity, can contribute indeed to the organizational development.
  • A respeito de ética e finanças Finanças

    Moreira, Luís Fernando

    Resumo em Português:

    Ética é tema bastante atual e vários artigos o tem contemplado. Por outro lado, a ética na área de finanças não tem recebido grande atenção no Brasil. O artigo leva o debate também para esta esfera e sugere caminhos para pesquisas futuras. Este artigo apresenta as principais abordagens da ética e suas implicações para a área de finanças. Dentre os assuntos discutidos estão problemas de agência, ética da virtude em finanças, o sistema legal e suas implicações sobre a eficiência de mercado, fundos de investimento ético e ética nos negócios e a maximização da riqueza dos acionistas. O autor propõe que o comportamento ético de um agente deve ser aquilatado com base nos resultados práticos de suas ações e que as ações de uma empresa devem estar centradas em sua clientela.

    Resumo em Inglês:

    Ethics is a current topic and a lot of papers have considered it. On the other hand, ethics in finance have not deserved so much attention in Brazil. The paper brings the debate to this sphere and suggests courses to future researches. This paper provides an examination of the main currents of ethics and its implication to the finance field. Among the issues discussed are agency problems, virtue ethics in finance, the legal system of justice and its implication to the market efficiency, ethical investment funds, and business ethics and shareholders wealth maximisation. The author proposes that the ethical behaviour of an agent should be judged only by the practical results of his actions and that the ethics of a firm should be centred on its clientele.
  • Reconhecimento de padrões: motodologias estatísticas em crédito ao consumidor Finanças

    Guimarães, Inácio Andruski; Chaves Neto, Anselmo

    Resumo em Português:

    A inadimplência é um dos maiores problemas, senão o maior, enfrentado pelas administradoras de cartão de crédito. No estudo deste problema foi criado o conceito de risco, que é essencialmente a probabilidade de não recebimento dos créditos por parte das administradoras de cartões. Alguns autores, Caouette et al. (2000) e Silva (1988) referem-se às técnicas estatísticas multivariadas como ferramentas poderosas na administração do risco envolvido na concessão de crédito pessoal. Este trabalho apresenta a construção e avaliação de regras de reconhecimento de padrões baseadas em duas técnicas multivariadas: a Função Discriminante Linear de Fisher e a Regressão Logística para classificação de clientes de cartão de crédito em um de dois grupos. A eficiência dos procedimentos é avaliada por meio do Método de Lachenbruch, Lachenbruch (1975).

    Resumo em Inglês:

    The non-payment (breach of contract) is one of the major, if not the major, problem faced by administrators (companies, agencies) of credit. In studies of such problems it was created the risk concept, that is essentially the probability of not receiving the credits from the administrators. Some authors, Caouette et al. (2000) and Silva (1988) , refer the multivariate analysis as a very powerful tool in the risk administration of conceding the personal credit. This paper show the build and the evaluation of pattern recognition and classified rules based on the Discriminant Linear Function and the Logistic Regression, to classify the clients of credit card in one of two groups. The efficiency of the procedures was evaluated by the Lachenbruch Method, Lachenbruch (1975).
  • Organizações no espaço cibernético: estudo comparativo Altavista e Amazon Books Gestão De Informação

    Cano, Carlos Baldessarini; Becker, João Luiz; Freitas, Henrique Mello Rodrigues de

    Resumo em Português:

    As organizações passam por mudanças revolucionárias ao incorporar potencialidades surgidas com a convergência tecnológica das indústrias de computação, telecomunicações e realidade virtual. A chamada organização virtual (OV) tem explorado, ao máximo, estas potencialidades, usando, em sua estruturação e operação, inovações tecnológicas que se traduzem, na prática, em características sui generis. Busca-se aqui a verificação da existência destas características peculiares, em organizações virtuais destaques no cenário empresarial. Dois casos são analisados: o serviço de buscas automáticas AltaVista e a livraria virtual Amazon Books. Para tal, elaborou-se um protocolo de análise englobando seis categorias analíticas: processos virtualizados, instalações físicas, atendimento ao cliente, fractalidade, confiança e aprendizado organizacional. Os dados foram coletados por observação direta nos "sites" das organizações, consultas específicas via correspondência, bancos de informações, literatura especializada e mídia em geral. Os resultados do estudo indicam claramente que as características investigadas estão presentes, formando a base operacional das empresas estudadas. O protocolo usado no estudo demonstrou o seu valor para analisar este novo tipo de organização.

    Resumo em Inglês:

    Organizations are currently facing revolutionary changes as they incorporate new communication and information technology as well as virtual reality. The so called virtual organization (VO) has explored these new potentialities to the maximum extent, basing its structure and operation on technological innovations that gives rise to truly sui generis characteristics. In this paper we seek to highlight these distinct characteristics studying two cases (Altavista and Amazon Books). We follow a specific analysis protocol with six analytical categories: virtual processes, physical installations, client services, fractality, trust and organizational learning. Data were gathered by direct observation on the corporations web sites, direct correspondence by mail and e-mail, data files, as well as technical literature and other media in general. Results clearly indicate the presence of the investigated characteristics, forming the operational base of the corporations analyzed. The protocol used in the study has proved its value to analyze this kind of organizations.
  • Segurança do alimento e rastreabilidade: o caso BSE Gestão De Operações E Logística

    Vinholis, Marcela de Mello Brandão; Azevedo, Paulo Furquim de

    Resumo em Português:

    O evento da BSE, em adição a outros casos de riscos à saúde na indústria de alimentos, aumentou a preocupação e importância dada à segurança dos alimentos, particularmente à possibilidade de rastreamento de informações relevantes sobre os produtos. Este artigo objetiva verificar os custos e benefícios associados à adoção de um sistema de rastreabilidade na cadeia agroindustrial da carne bovina, motivada pela crise da BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina), assim como definir e rever o conceito de rastreabilidade. Dentre os fatores que caracterizam um sistema de rastreabilidade, destacam-se o escopo que se pretende abranger, o curso do produto, a definição da unidade rastreável e a forma de gerenciamento da informação ao longo da cadeia produtiva. Este sistema ainda é influenciado pelo ambiente institucional e pelas ações estratégicas das organizações.

    Resumo em Inglês:

    The BSE crisis, in addition to other hazards in the food industry, increased the concern about food safety and traceability, in particular. The article aims to investigate the costs and benefits of a traceability system in the beef production chain, induced by the BSE (Bovine Spongiform Encephalopathy) crisis. As an intermediary goal, this paper reviews and defines the concept of traceability, with emphasis on the food industry. The traceability system is characterized by its degree of comprehension, product path, the definition of the traceable unit and the information management throughout the chain. The institutional environment and the organizations strategic actions also influence the choice of a specific traceability system.
  • Manufacturing strategies and work organization in an engine supply chain Operations And Logistics Management

    Alves Filho, Alceu Gomes; Rachid, Alessandra; Donadone, Julio Cesar; Martins, Manoel Fernando; Truzzi, Oswaldo Mário Serra; Bento, Paulo Eduardo Gomes; Vanalle, Rosângela Maria

    Resumo em Português:

    Novas formas de relação entre empresas clientes e fornecedoras têm sido implantadas, levando a diferentes tipos de arranjos físicos nas cadeias industriais e alterando o seu desempenho produtivo e econômico e o seu gerenciamento, entre outros. Este texto discute a relação entre as Estratégias de Manufatura e as formas de Organização do Trabalho adotadas por uma montadora de motores de veículos e nove de seus fornecedores, examinando como as decisões da fábrica montadora influenciam as decisões destes fornecedores. As informações analisadas foram obtidas em entrevistas com gerentes responsáveis pelas áreas de manufatura, qualidade, logística e recursos humanos. Observou-se que as prioridades competitivas dos fornecedores são fortemente condicionadas pela estratégia da empresa cliente e que, embora exista uma tendência em direção a uma forma específica de organização do trabalho, o ritmo de mudança nesta área muda de acordo com as estratégias de manufatura de cada fornecedor, sua política de recursos humanos, a situação do mercado de trabalho e o poder relativo dos sindicatos.

    Resumo em Inglês:

    New types of relation between buyer and suppliers companies have been implemented, leading to different kinds of physical arrangement in industrial chains, and changing their economic and productive performance, the supply management, among others.This article discusses the relationship between Manufacturing Strategies (MSs) and forms of Work Organization (WOs) adopted by an engine assembler and nine of its supplierscompanies in the same industrial chain. , examining how the specific decisions of the assembly plant affects the decisions of those suppliers. The analysis has been carried out based on information collected from interviews with the managers responsible for the areas of manufacturing, quality, logistics and human resources. We focus specifically on the relations between an automaker and nine of its direct suppliers. It was observed that suppliers' competitive priorities are strongly conditioned by the buyer's strategy and that, although there may be a general trend towards a form of work organization, the pace of change in this area alters according to the suppliers's own manufacturing strategies, their human resources policies, the situation of the job market, and the relative power of the workers' unions.
  • Lei de responsabilidade fiscal: condição insuficiente para o ajuste fiscal Prêmio Gestão Empresarial-Empresa Jr.

    Sodré, Antônio Carlos de Azevedo

    Resumo em Português:

    O estudo aqui exposto tem como objetivo discutir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) do ponto de vista de sua relevância para o ajuste fiscal brasileiro. Para isto, são apresentados os principais dispositivos desta lei, explorando os seus possíveis impactos nas contas públicas brasileiras nos próximos anos. A análise é feita com base em um referencial teórico que, apesar de simples, é de muita utilidade para o estudo das questões fiscais pois enfatiza a relação das variáveis que influenciam diretamente na evolução da Dívida Pública. Com base neste referencial e no breve exame dos resultados fiscais apresentados pelo país durante o Plano Real argumenta-se que a LRF não garante o equilíbrio fiscal brasileiro pois ela não exerce um controle significativo nos gastos financeiros do setor público.

    Resumo em Inglês:

    The study displayed here has as objective to discuss beyond Fiscal Responsibility Law (FRL) from the point of view of its relevance for the Brazilian fiscal adjustment. For this, the main devices of this law are presented exploring their possible impacts in the Brazilian public accounts in the next years. The analysis has been made based upon a theoretical reference that although simple it is extremely useful for the study of fiscal questions, therefore emphasizes the interrelation of the variables which influence directly in the evolution of the public debt. Based on this reference and on the brief examination of the fiscal results presented by the country during the Plano Real it argues that the FRL does not guarantee the Brazilian fiscal balance therefore it does not exercise a significant control in the financial expenses of the public sector.
  • Problemas e métodos decisórios de localização de empresas Prêmio Gestão Empresarial-Empresa Jr.

    Sato, Fábio Ricardo Loureiro

    Resumo em Português:

    A tomada de decisão é certamente a atividades mais freqüente que encontramos dentro das empresas. Algumas dessas decisões são de grande relevância, outras nem tanto. A determinação da localização é certamente uma das escolhas que tem maior impacto nos resultados. Apesar disso, os tomadores de decisões das empresas ainda não utilizam métodos científicos na hora de escolher a localização de suas instalação. Dessa forma, o objetivo deste artigo é apresentar alguns dos problemas enfrentados e os métodos hoje disponíveis que podem ser utilizados nesses momentos nas empresas.

    Resumo em Inglês:

    The decision process is on of the most frequent actitivites that we can be found in the companies. Some of this decisions are very important, other, not so much. The determination of the localization of a firm is one of the decisions that has the biggest impact in the results. Althought all this arguments, the responsible people for this decisons in the companies do not use a cientifical method when deciding where to install theirs units. In this way, the aim of this article is presenting some of the problems faced and the methods avaliable nowadays that can be used in this critical moments in the companies.
  • Avaliação de desempenho na área pública: perpectivas e propostas frente a dois casos práticos Prêmio Gestão Empresarial-Empresa Jr.

    Lotta, Gabriela Spanguero

    Resumo em Português:

    O artigo trata de uma pesquisa comparativa feita entre a avaliação de desempenho utilizada em duas prefeituras, São Paulo - Brasil, e Sonthofen - Alemanha. Ressaltam-se as particularidades de cada instrumento, adequado ao contexto e legislação locais. Analisam-se os pontos comuns, principalmente no que se trata de suas deficiências. Analisados as relatividades de ambas, faz-se uma comparação dos problemas comuns bem como seus motivos. A seguir, propõem-se algumas mudanças necessárias a fim de que a avaliação possa ser utilizada como instrumento de planejamento estratégico e modernização da administração pública. Ressalta-se, ainda, ao final, como realidades tão diferentes podem apresentar deficiências comuns.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of a comparative research made between the performance assessments used in two differents majorities, São Paulo - Brazil and Sonthofen - Germany. The particularities of each instrument, connected to the local contests and the legislation are investigated. The common points are analyzed, mainly their deficiencies. After analyzing their relativities, the problems and their motives are compared. Then, some necessary changes are proposed, in the way to make the performance assessment an instrument for a strategic planing and for the modernization of the public management. At the end is evidenced how two different realities can have the same deficiencies.
  • Retórica organizacional: lógica, emoção e ética no processo de gestão Prêmio Pwc - Inovação Em Gestão

    Torres Junior, Alvair Silveira

    Resumo em Português:

    Dentro de um cenário no qual as organizações modernas têm adotado estratégias de mudanças organizacionais e inovações contínuas, visando o aumento da competitividade, propomos a aplicação de elementos retóricos na gestão das organizações, como forma de dar conta da nova realidade organizacional, necessariamente mais dependente da cooperação, colaboração e participação ativa de seus membros. A retórica organizacional visa instrumentalizar o gestor com um método de articulação das dimensões humanas básicas e os objetivos organizacionais. Ampliando a retórica aristotélica do verbal para o não-verbal, estabelece a prática de analisar e adotar ações administrativas que equilibrem e tragam significados éticos, emocionais e lógicos do emissor organizacional ao seu público interno, constituindo-se numa metáfora em que as ações passam a ser vistas como argumentos retóricos necessários para atingir o consenso, ou, o acordo plausível sobre o objetivo. Estudo de caso levado a cabo sob essa perspectiva demonstrou a viabilidade da análise retórica.

    Resumo em Inglês:

    We propose the application of rhetorical elements in management, as form to deal with the new organizational reality, necessarily more dependent of the cooperation, collaboration and participation of their members. The organizational rhetoric allows to the manager to get a method of articulation of human dimensions and organizational objectives. Enlarging the Aristotelian rhetoric from verbal to no-verbal, it established the practice of to analyze and to apply managerial actions with ethical, emotional and logical meanings to the internal public. It' s a strategy of rhetorical arguments to reach the consensus, or, the plausible agreement on the organizational objective. One case study is discussed and it demonstrated the viability of the rhetorical analysis.
  • A gestão do conhecimento: conctando estratégia e valor para a empresa Prêmio Pwc - Inovação Em Gestão

    Francini, William Sampaio

    Resumo em Português:

    Novas Tecnologias de Comunicação e Informação trazem possibilidades e questões ainda não exploradas a respeito da gestão do conhecimento nas organizações, tanto convencionais como virtuais. As tendências na direção de automação e virtualização devem ser consideradas sob seus aspectos estratégicos, tais como a obtenção de vantagem competitiva através do uso combinado destas tecnologias, a gestão de conhecimento e o aprendizado organizacional. Aspectos específicos relacionados às estratégias de geração, retenção e disseminação do conhecimento, das próprias organizações e respectivos colaboradores, assim como sua dinâmica e possíveis impactos sobre os resultados das empresas, consistem na preocupação central deste trabalho.

    Resumo em Inglês:

    New Information and Communication Technologies bring along with them new possibilities and questions that have not yet been explored considering knowledge management in organizations, neither in the so called traditional (conventional) type of firms nor in virtual ones. The tendencies towards automation and virtualization shall be considered under their strategic aspects, such as competitive advantage gained through the combined use of such technologies, knowledge management and organizational learning. Specific aspects related to strategies about generation, retention e dissemination of knowledge, within the organizations and related collaborators and partners, as well as their dynamic and possible impacts about the firms' results, consist the main concern of the present work.
  • A empresa em rede sob a ótica das interações Prêmio Pwc - Inovação Em Gestão

    Penno, Luiz Fernando Lupinacci

    Resumo em Português:

    O presente trabalho trata de uma das novas formas de organização empresarial que vêm surgindo no atual cenário de negócios mundial, analisadas a partir da perspectiva da economia de interação. Focando principalmente a empresa em rede ou empresa virtual, inicia discutindo o conceito de interação, e demonstra como que o desenvolvimento tecnológico favorece sua utilização na análise da eficiência organizacional . Em seguida, questiona a maneira como tradicionalmente se pensa a estrutura de uma empresa e propõe uma abordagem que permite uma melhor compreensão da dinâmica organizacional. Através da abordagem sugerida, analisa então o caso da multinacional norte-americana Cisco Systems Inc., ressaltando o processo de mudança pelo qual a empresa passou. Por fim, levanta alguns pontos cruciais que devem ser observados para que uma reestruturação organizacional tenha sucesso.

    Resumo em Inglês:

    This paper is about one of the new forms of corporate organizations that have emerged in the current business scenario, analyzed through the perspective of the interaction economics. Focusing mainly on the networked company, also known as virtual company, this work starts discussing the concept of interaction, and demonstrates how the technological development promotes its utilization in the analysis of organizational efficiency. Soon afterwards, it questions the way that traditionally companies' structures are treated and proposes an approach that allows a better comprehension of the organizational dynamics. Using the new suggest approach, analyses thus the Cisco Systems Inc. Case, emphasizing the change process suffered by the company. Finally, the paper rises some crucial points that should be observed in order to an organizational re-structuring to be successful.
  • Capital humano e TI gerando vantagem competitiva Prêmio Pwc - Inovação Em Gestão

    Marques, Marcelo; Lazzarini Neto, Sylvio

    Resumo em Português:

    Há fortes controvérsias quanto ao uso da tecnologia da informação e os resultados desses investimentos. Resulta ou não em vantagens competitivas? Como tornar convergente o treinamento e a valorização do capital humano com investimentos em tecnologia da informação? É possível gerar vantagens competitivas através da sincronia entre esses dois fatores? Fundamentado nos estudos de Michael E. Porter, este baseado nas idéias originais de Paul Milgrom e John Roberts (1990 e 1995), o presente trabalho propõe uma inovação em gestão administrativa com base nesse contexto, buscando mostrar que investimentos em TI e capital humano devem ser realizados conjuntamente, sob pena de ocorrer perda de eficiência no processo e, conseqüentemente, frustrações com os resultados obtidos.

    Resumo em Inglês:

    There are strong controversies in relation to using Information Technology and the results of these investments. Does it result or not in competitive advantages? How to turn convergent human capital training with investments in Information Technology? Is it possible to create competitive advantages through the synchrony between these both factors? Supported in Porter's studies, whose conception was originally based from Paul Milgrom and John Roberts ideas, this paper suggests an innovation in administrative management based on this context, looking to show that investments in IT and human capital should be done together, under penalty of occurring loss of efficiency in the process, and therefore frustration with the obtained results.
  • Balanço social como instrumento de marketing Prêmio Pwc - Inovação Em Gestão

    Trevisan, Fernando Augusto

    Resumo em Português:

    A ampla difusão de informações no mundo atual leva a uma commoditização dos produtos. Com isso, as empresas precisam buscar novas formas de diferenciação. O artigo que segue tem o objetivo de mostrar a importância da prática da responsabilidade social pelas empresas e da divulgação de suas atividades sociais por meio do Balanço Social. O trabalho foi feito a partir de pesquisas e leituras de artigos de personalidades representativas do tema no Brasil. Constatou-se que há um movimento cada vez maior das empresas no sentido de arcar com responsabilidades em relação a seus funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, à comunidade onde atuam e ao meio ambiente. Além disso, a atuação social cresce em importância no processo decisório de compra, na medida em que os consumidores estão mais atentos ao grau de cidadania que aquele produto ou serviço representa. Daí conclui-se que o Balanço Social pode ser utilizado pelos executivos como um elemento estratégico na gestão do Marketing.

    Resumo em Inglês:

    The huge spread of information in nowadays' world leads society into the commoditization of products. Therefore, companies need to seek new forms of differentiation. The main objective of the following article is to show the importance of the social responsibility practice by companies and of proving their social activities to the public through the Social Balance Sheet. This work was done based on research and reading of articles written by representative Brazilian personalities on the subject in question. From such data it could be identified that there is a growing number of companies moving towards assuming responsibilities related to their employees, clients, suppliers, stockholders, to the community where they act and to the environment. Besides, social actions have increased importance in the decision making process of purchase, as the awareness of consumers to the degree of citizenship that certain products or services represent rise. In the light of such, the conclusion that is reached is that the Social Balance Sheet can be used by executives as a strategic tool to Marketing management.
  • Ferramentas de análise de riscos em estratégias empresarias Prêmio Pwc - Inovação Em Gestão

    Kimura, Herbert

    Resumo em Português:

    Este artigo busca apresentar inovações de gestão financeira focadas na administração de riscos que podem ser aplicadas à indústria e ao comércio. O modelo, com origem no segmento bancário, será adaptado para contemplar as características específicas de empresas não-financeiras. Portanto, a inovação a ser apresentada neste artigo trata da adaptação de técnicas e modelos vinculados à gestão de riscos financeiros em aplicações para a administração de empresas não-financeiras. Neste artigo, a técnica de Markowitz será utilizada para estabelecer uma alocação ótima de investimentos nos diferentes produtos da empresa. A definição de um limite de value-at-risk possibilitará o ajuste do nível de produção em função do grau de risco a ser incorrido, impactando o nível de atividade da empresa. Finalmente, o value-at-risk marginal será utilizado para propiciar indicação de alterações na ênfase de investimentos em produção que permitam um aumento ou diminuição do nível de risco assumido.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to present innovations on the financial management focused to the risk administration, which can be applied to the industry and commerce. This model, with origin in the banking segment, will be adjusted to look at the specific features of non-financial companies. Therefore, the innovation to be presented in this article deals with the adaptation of techniques and models linked to the financial risk management in applications on the non-financial companies' management. In this article, the Markowitz's technique will be used to set an optimum investment allocation in different company's products. The definition of a value-at-risk will allow the level adjustment of production, in function of the risk level to be incurred, with impact on the company's activity level. Finally, the marginal value-at-risk will be used to propitiate indication of changes in the emphasis on production investments, which allow an increasing or decreasing of the assumed risk level.
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