• Editorial

    Wood Jr., Thomaz
  • The environmental pressures of industrial structure Estratégia

    Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de; Rados, Gregório Jean Varvakis; Figueiredo Junior, Hugo Santana de

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo revela como as pressões ambientais da estrutura da indústria influenciam a performance das empresas no mercado. Os resultados alcançados em uma pesquisa aos setores petroquímico, têxtil e de bebidas identificam o impacto ambiental, a legislação ambiental e as exigências ambientais das partes interessadas como as principais pressões ambientais da estrutura da indústria, que levam as empresas a adotarem condutas ambientais específicas. Dessa forma, a compreensão das pressões ambientais da estrutura da indústria permite que as empresas avaliem, de forma prática, seu posicionamento estratégico atual e definam qual a posição que desejam ocupar. No sentido de oferecer às empresas ferramentas mais completas de planejamento ambiental estratégico, este artigo apresenta também o desenvolvimento do modelo Estrutura-Conduta-Performance Ambiental (ECP-Ambiental). O modelo dita que a performance ambiental de uma empresa é o reflexo da conduta ambiental adotada, que por sua vez, depende da estrutura de mercado em que está inserida.

    Abstract in English:

    This article shows how the environmental pressures of the industry structure end up influencing the business performance. The research was conducted with the petrochemical, the textile and the beverage sectors in Brazil and identifies the possible environmental impact of a business, the environmental legal system, and the demands from stakeholders as being the main environmental pressures upon businesses that influence their environmental conduct. Therefore, the understanding of the environmental pressures of the industry structure allows the businesses to evaluate, in a practical manner, their current strategic positioning and define their future positioning. In order to meet the business demand for strategic environmental planning tools, this paper also presents the model Environmental Structure-Conduct-Performance (Environmental - SCP). This model states that a business environmental performance is derived from its environmental conduct, which, in turn, depends on the market structure where the business operates.
  • Do past returns predict future returns? Finanças

    Minardi, Andrea Maria Accioly Fonseca

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho é verificar se séries históricas de preços das ações no mercado brasileiro têm algum poder de prever retornos futuros, o que entraria em contradição com a hipótese de que os preços se comportam de acordo com um passeio aleatório. A metodologia utilizada consistiu em estimar modelos de previsão de retornos futuros com base em retornos passados, ordenar ações por retorno previsto e alocá-las mensalmente em dez carteiras pela posição na classificação, comparando os retornos dessas dez carteiras com os retornos de equilíbrio de mercado. Observou-se que a carteira com maior retorno previsto obteve um desempenho significantemente superior ao do equilíbrio de mercado, e que a de pior retorno previsto teve um desempenho significantemente inferior. Esse resultado indica que as séries de preços passados contêm algum poder de previsão. Uma das explicações possíveis para esse fato tem origem em razões behavioristas.

    Abstract in English:

    In this paper I investigate whether historical stock prices in the Brazilian market have any power in predicting future returns. This would contradict the hypothesis that security prices follow a random walk. If future prices are random, technical analysis fails in identifying bullish or bearish trends. I estimate forecasting models of future returns based on historical returns, rank stocks by predicted returns and allocate them monthly in ten portfolios ordered by rank position. The portfolio with higher predicted returns significantly outperformed the market equilibrium, and the portfolio with lower predicted returns significantly underperformed the market equilibrium. This provides evidences that past returns carry some predictive power. One possible explanation has its roots in behavioral reasons.
  • Participation as social control: a criticism of flexible organizational structures Fórum Estudos Críticos em Administração

    Crubellate, João Marcelo

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo principal discutir criticamente a natureza do processo de dominação subjacente aos modelos altamente orgânicos típicos de estruturas organizacionais flexíveis. Tais modelos geralmente lidam com decisões complexas e de difícil formalização, o que para alguns autores implica a necessária e imediata democratização das organizações, que assumiriam estruturas consensuais, isentas de relações de poder. Com base no conceito de controle social, na sociologia da dominação weberiana e na idéia de racionalização do mundo da vida (HABERMAS, 1987), desenvolvemos uma definição de controle social normativo como processo de instrumentalização econômica das relações cotidianas convencionais dentro das organizações. Tal processo sugere nova ênfase sobre mecanismos informais de exercício do poder como resposta dos sistemas econômicos à potencial instabilidade em face de problemas inéditos e decisões não-estruturadas. Propõe-se assim outra via para interpretação do significado das estruturas participativas em organizações econômicas, uma interpretação que desconfia do otimismo predominante.

    Abstract in English:

    The purpose of this paper is to discuss the process of domination in participative organizational structures. We use the concept of social control, the difference between social and bureaucratic ways of control and Habermas's idea of lifeworld's rationalization, to theoretically propose a definition of normative social control as a new way of controlling in participative organizational structures. We propose that normative social control refers to the institutionalization of economic purposive-rational orientation in the realm of personal informal relationships, and that it can be understood as a new emphasis upon ways of social domination and organizational control not based on rational-legal authority, but on the legitimacy of consensual decisions, in spite of the way consensus is reached. This kind of social control is understood here as an organizational reaction to the risk naturally implicated in participative decision-making processes, and as a key condition to the continuity of organizational systems that have to face complex decisions.
  • Strategy in Brazil according to Habermas's terminology Fórum Estudos Críticos em Administração

    Rodrigues Filho, José

    Abstract in Portuguese:

    Tem havido recentemente um grande interesse em estudos críticos em administração, pelo menos na literatura de língua inglesa, dando origem a uma nova disciplina denominada de Estudos Críticos em Administração (ECA). Já que uma forma de se conhecer uma disciplina ou campo de estudo é analisar o conteúdo dos escritos ou literatura considerados mais influentes, no presente estudo tentou-se identificar os trabalhos mais citados em administração estratégica, oriundos da produção acadêmica no Brasil. Um levantamento de mais de 100 artigos da especialidade de administração estratégica foi efetuado, formando-se um banco de dados de todas as referências utilizadas nestes artigos. Algumas destas referências são básicas ou centrais para esta especialidade e, como textos dominantes, tendem a ser invocadas para apoiar a construção de conhecimento. Em seguida, uma tentativa foi feita para classificar os textos mais referenciados, utilizando a taxonomia do filósofo e sociólogo alemão, Jürgen Habermas, que faz uma distinção entre três formas de interesses que constituem o conhecimento: interesse técnico, prático e emancipatório. O propósito foi o de verificar até que ponto os estudos críticos permeiam esta especialidade. Os resultados mostraram que a corrente de pensamento dominante no Brasil parece não permitir a crítica, sendo a área carente ainda de um interesse de conhecimento hermenêutico ou interpretativo.

    Abstract in English:

    There has recently been a growing interest in Critical Management Studies (CMS). One way to find out what elements make up a field of study is to analyze the contents of the most influential writings in the field. In this work, an attempt has been made to identify the most cited work in the specialty of Strategic Management from the academic production in Brazil. More than 100 articles from this field were compiled and formed a database of all references used in all these articles. Some writings can be considered to be central texts of a management specialty. In their role as dominating texts they could be argued to form a central knowledge core that other authors call upon to make a point. Thereby, they serve as representatives for the core knowledge base of a management specialty. An attempt was made to classify the most cited texts by characterizing them as regards knowledge interests, based on Habermas' theory of knowledge and interest on which the production of knowledge rests. The three interest types are: technical, practical and emancipatory. The purpose was to see how critical studies are underpinning the strategic management specialty. The findings show that the mainstream management knowledge in Brazil seems not to allow a critique and that the field of strategic management lacks a hermeneutic or interpretive knowledge interest.
  • An analysis of the dynamics of power and gender relations in the organizational space Fórum Estudos Críticos em Administração

    Cappelle, Mônica Carvalho Alves; Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes; Brito, Maria José Menezes; Brito, Mozar José de

    Abstract in Portuguese:

    A elaboração do presente artigo objetivou promover uma discussão de cunho teórico acerca das relações de poder e gênero nas organizações. Para tanto, procurou-se extrapolar as limitações das abordagens que defendem a centralidade e a soberania do poder, mediante a adoção das concepções de poder relacional e de circuitos de poder que permitem reconhecer seus efeitos nas relações e interações entre indivíduos e nas práticas e discursos organizacionais que promovem e reforçam as assimetrias de gênero. A perspectiva adotada admite a existência de pontos de adesão e resistência ao poder, capazes de legitimar ou negar sua ação, entendendo as organizações como espaços em que homens e mulheres articulam suas relações por meio de movimentos de negociação, contestação e de luta de acordo com interesses em jogo. Neste trabalho, portanto, as relações de gênero são percebidas como mecanismos e práticas sociais que são instituídos e instituem ações e comportamentos.

    Abstract in English:

    The elaboration of the present article aimed at to promote a discussion of theoretical character concerning the power and gender relationships in organizations. For so much, it was tried to extrapolate the limitations of the approaches that defend power centrality and sovereignty, by the adoption of conceptions of relational power and power circuits. These approaches allow recognizing power effects in the relationships and interactions among individuals and in organizational practices and speeches that promote and reinforce gender asymmetries. The adopted perspective admits the existence of adhesion and resistance points to power, capable to legitimate or to deny its action, and also understands organizations as spaces in which men and women articulate their relationships through negotiation, reply and fight movements, in agreement with interests at stake. In this work, therefore, gender relationships are noticed as mechanisms and social practices that are instituted and institute actions and behaviors.
  • Corporate social responsibility: for a good cause!? Fórum Estudos Críticos em Administração

    Soares, Gianna Maria de Paula

    Abstract in Portuguese:

    A responsabilidade social corporativa é um tema que vem atraindo a atenção da sociedade. Neste movimento, as organizações se propõem a assumir uma postura socialmente responsável em relação às injustiças sociais e à degradação da natureza. Por outro lado, estudos apontam no sentido de que a leitura atenta dos discursos organizacionais revela palavras sequer pronunciadas e de que existem contradições entre o que os membros das organizações assumem como sendo ética, moral e democracia e o que efetivamente é praticado no ambiente organizacional. Partindo desses estudos, o presente ensaio pretende revelar a outra face da responsabilidade social corporativa. Desta forma, três tipos de discurso são identificados, quais sejam, o explicitado, o pronunciado reservadamente e o não-dito. Uma análise crítica do discurso não-dito revela o que se esconde por trás das ações preconizadas pela responsabilidade social corporativa bem como as contradições inerentes a essas práticas.

    Abstract in English:

    The new corporate social responsibility movement is attracting society´s attention. In this movement, the corporative controllers would be facing the current conditions of social injustices and degradation of the envirement. On the other hand, studies show that a careful reading of the organizational speeches discloses words not even uttered and that there are contradictions between what the members of the organizations assume as being ethical, moral and democracy and what effectively is practised in the organizational environment. This essay was oriented by theses studies and the research allows some comments. Three types of speech could have been identified, which are, the public, the private and the one that is not declared. A critical analyses of the not declared speech disclosed what it is hidden for backwards of the actions praised by the corporative social responsibility as well as the inherent contradictions to this movement.
  • Presentation: critical management studies forum Fórum Estudos Críticos em Administração

    Paula, Ana Paula Paes de; Alcadipani, Rafael
  • The use of the internet in the Recife - PE hospitality industry Gestão da Informação

    Lobianco, Márcia Moura Leite; Ramos, Anatália Saraiva Martins

    Abstract in Portuguese:

    A Internet é uma tecnologia que revolucionou o mundo, criando novas formas de interação entre pessoas, organizações e negócios. O setor hoteleiro é um segmento que muito tem se beneficiado dos serviços suportados pela Internet. O objetivo do estudo é identificar os diferentes fatores que influenciam ao uso da Internet sob três dimensões: individual, organizacional e ambiental. Um modelo conceitual foi postulado contendo nove variáveis independentes sobre duas variáveis dependentes, relativas ao padrão de uso da Internet. Os dados foram coletados junto a 52 hotéis localizados no litoral do Recife - PE. O resultado da análise inferencial dos dados mostrou um padrão diferenciado de uso da Internet nos hotéis de pequeno, médio e grande porte e como os fatores acima descritos podem ser mais bem explorados a fim de se atingir um eficiente padrão de uso, aumentando suas posições competitivas. Baseadas na análise e resultados obtidos do estudo, são esboçadas algumas recomendações e implicações para futuras pesquisas.

    Abstract in English:

    The Internet technology has revolutionized the world, creating new forms of interaction among people, organizations and businesses. The hotel sector has reaped many benefits from services supported by the Internet. The object of this study is to explore different factors that influence the adoption of the Internet in three areas: individual, organizational and environment. A conceptual framework was advanced containing nine independent variables and two dependent variables related to the usage of the Internet. Data was collected from 52 hotels located along the coast of Recife, PE, Brazil. Analysis of the data has demonstrated the Internet use in small, medium and large size hotels. Some attributes of the Internet usage could be better utilized by owners and managers in order to achieve a more efficient pattern of use, improving their competitive position. Based on the findings obtained from the study, some recommendations and implications for future research are advanced.
  • Paradoxos organizacionais, gestão de pessoas e tecnologia na Souza Cruz Gestão de Pessoas

    Vasconcelos, Isabella; Mascarenhas, André Ofenhejm; Vasconcelos, Flávio Carvalho de

    Abstract in Portuguese:

    Pesquisas sobre o atual contexto da gestão de pessoas no Brasil indicam uma importante fase de transição pela qual a área de RH passa atualmente, de uma atuação predominantemente operacional para modelos mais orgânicos de gestão de pessoas. Os autores pesquisados mostram que a aprendizagem organizacional é uma variável progressivamente defendida e valorizada pelos profissionais da área nos novos modelos de gestão que emergem no Brasil. Esta época de transição de modelos tem como característica a intensificação de paradoxos e contradições nas organizações, que adotam rapidamente o novo discurso, mas encontram dificuldades operacionais para implementação das novas estruturas e comportamentos próprios aos novos modelos. Mostrados por meio de um estudo de caso como a organização estudada conseguiu evitar os efeitos do paradoxo discurso x prática gerencial por meio da emergência do modelo político de gestão de pessoas. Na medida em que mudanças graduais permitiram a construção de novas competências e novos relacionamentos necessários à implementação de sistemas de informação, consolidou-se um novo sistema organizacional, mais propício à aprendizagem.

    Abstract in English:

    Research on the context of human resource management in Brazil indicates an important transition phase which HR departments face nowadays, from operational models of management to more strategic ones. Several authors show that organizational learning has an increasingly important role in the new human resource management models that emerge in Brazil. In this transition, paradoxes and contradictions usually appear in organizations, that quickly adopt new discources but face difficulties in implementting the appropriate new organizational structures and behaviours. Through a case study, we show how an organization managed to avoid the undesirable effects of discource x practice paradox through the consolidation of a political model of human resource management. As these gradual changes allowed the social actores to build new competencies e relationships necessary to the implementation of the information systems in HR processes, organization is nowadays an adequate environment for learning.
  • Complementaridade entre racionalidades na construção da identidade profissional Gestão de Pessoas

    Lima, Sandra Mara Maciel de; Hopfer, Kátia Regina; Souza-Lima, José Edmilson de

    Abstract in Portuguese:

    A discussão subjacente ao presente artigo está associada ao confronto entre a racionalidade instrumental e a racionalidade substantiva. Partindo deste interminável debate, o texto demonstra que da complementaridade entre as racionalidades instrumental e substantiva emerge uma identidade profissional médica, ainda, predominantemente instrumental, porém, com lampejos de substantividade. Neste estudo de caso, o profissional da saúde escolhido foi o médico. Para tanto, trabalhou-se com entrevistas qualitativas que captaram indicadores da influência das duas racionalidades na formação da identidade deste profissional. Foi possível identificar que, sem desconsiderar a capacidade colonizadora da racionalidade instrumental na imposição de rotinas, hierarquias e fragmentação do conhecimento, são inegáveis os espaços conquistados pela racionalidade substantiva no processo de construção de identidades profissionais auto-realizadas levando o sujeito a repensar sua ideologia no trabalho.

    Abstract in English:

    The discussion implied in this paper is associated to the confrontation between instrumental rationality and substantive rationality. Starting from this endless debate, the paper demonstrates that the professional identity that emerges of the complementary aspects between the two rationalities still predominantly instrumental, but with twinkle of substantivity. In this case study, the health professional chosen was the physician. Thus, qualitative interviews were carried out to establish influence indicators for both rationalities in the formation of the identity of this specific professional. It was possible to identify that, regardless the colonization capacity of the instrumental rationality in the imposition of routines, hierarchies and knowledge fragmentation, it is impossible to deny the space conquered by the substantive rationality in the process of construction of self-achieved professional identities, forcing the individual to reconsider his work ideology.
  • Price- and value-perception: an experimental trial Mercadologia

    Serpa, Daniela Abrantes; Avila, Marcos Gonçalves

    Abstract in Portuguese:

    Utilizando como fundamentação teórica a Teoria das Perspectivas, de Kahneman e Tversky, este estudo discutiu e testou, em um experimento, o conceito, e determinantes, do preço de referência em decisões de compras. O preço de referência foi definido como aquele que o comprador adota como base para avaliar o preço efetivamente cobrado pelo produto. O experimento avaliou ainda o poder da variável experiência em marketing em mediar a influência dos fatores que determinam esse preço. Os resultados confirmam evidências de outros estudos e indicam que a maneira de apresentar a decisão influencia a percepção do comprador sobre o preço de referência. A variável experiência gerencial na área de marketing teve impacto parcial na redução da influência dos fatores estudados sobre a percepção de preço por parte dos participantes do experimento.

    Abstract in English:

    This study, using Kahneman and Tversky’s Prospect Theory as the theoretical reference, discussed and tested, in an experiment, the concept, and determinants, of the reference price in buying decisions. The reference price was defined as the price that the buyer adopts as a basis to evaluate the price effectively charged for the product. The experiment also evaluated managerial experience in marketing as a variable capable of reducing the influence of those determinants. The results are in line with evidences from other studies and indicate that the way the decision is presented influences the buyer´s perception over the reference price. The variable managerial experience in marketing had a partial influence in reducing the impact of the factors investigated over the subjects’ perception of prices.
  • Perceived risks dimensions in internet purchases Mercadologia

    Kovacs, Michelle H.; Farias, Salomão A. de

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo desse artigo foi identificar dimensões de riscos percebidos na compra on-line por usuários da Internet que já compraram e pelos que nunca adquiriram produtos por este meio. O trabalho é resultado de um survey junto a uma amostra de 200 internautas. Destes, 111 participaram do grupo dos que nunca compraram pela rede e 89 dos que já compraram. O uso de estatísticas multivariadas destacou os riscos de proteção da informação, futura oportunidade perdida e dano físico das mercadorias adquiridas para os usuários que já compraram pela Internet e, para os que nunca compraram, acrescentam-se a esses os riscos de perda da socialização e satisfação. Os usuários que nunca compraram pela rede perceberam mais dimensões de risco e em um maior grau do que os que já utilizaram a Internet como um meio de compras.

    Abstract in English:

    The purpuse of this article was to identify dimensions of perceived risks in the e-commerce by Internet users that have already bought products or services by this mode of buying and by those that haven't yet. The results of this investigation came by a survey using a sample of 200 Internet users. Of these, 111 were in the group that had never bough by the Internet, leaving 89 that already had. The use of multi-variable statistics identified the risks of information protection, future lost opportunity and physical damage of the acquired goods by the users that had already bought by the net and for the ones that had never bought, the risks of loss of socializing and satisfaction were added. The users that never bought by the e-commerce perceived more dimensions of risks and to a larger degree than those who had already used the Internet as mode of buying.
  • A dinâmica da aprendizagem gerencial em um hospital Organizações

    Moares, Liege Viviane dos Santos de; Silva, Maria Aparecida da; Cunha, Cristiano J. C. A.

    Abstract in Portuguese:

    Embora incipiente no Brasil, a pesquisa sobre a aprendizagem gerencial tem contribuído para a criação de sistemas mais efetivos em ajudar executivos a aprender. Este artigo apresenta as descobertas de um estudo de caso realizado com o objetivo de compreender o processo de aprendizagem gerencial dos executivos de uma organização hospitalar. Assumindo os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, especialmente da Grounded Theory, oito categorias emergiram da pesquisa de campo: contexto de aprendizagem, sentimentos relacionados à aprendizagem, conteúdos de aprendizagem, formas de aprendizagem, fatores que facilitam a aprendizagem, fatores que dificultam a aprendizagem, resultados da aprendizagem e recomendações. O estudo concluiu que a aprendizagem gerencial: transcende à classificação formal e informal; não se restringe ao domínio instrumental de conhecimento; media-se pelo contexto organizacional e social; e pode ocorrer pela mudança de consciência.

    Abstract in English:

    Since in Brazil managerial learning research is incipient, this paper presents the findings of a case study conducted with the objective of comprehend the managerial learning process in a hospital. Following qualitative research orientations, especially from Grounded Theory, eight categories emerged from data analysis: learning context, feelings related to learning, learning contends, learning ways, factors that make the learning process easier, factors that make the learning process harder, learning outcomes and recommendations. The study concluded that managerial learning: transcends the formal and informal classification; it is not restrict to the instrumental domain of knowledge; it is influenced by the organizational and social context; and it can occur by changes in awareness.
  • Academic production on human resources in Brazil: fact or fiction? RAE - Debate

    Barbosa, Allan Claudius Queiroz
  • "Bibliometrics": the conventional academic methodology in question RAE - Debate

    Mattos, Pedro Lincoln C. L. de
  • Sobre mapas e topógrafos: uma tréplica a Barbosa (2004) e Mattos (2004) RAE - Debate

    Caldas, Miguel P.; Tinoco, Tatiana
  • Prophets or illusionists: the history of management gurus Resenhas

    Nascimento, Maurício Reinert do
  • Negotiation Resenhas

    Tamashiro, Helenita R. da Silva
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