RESUMO
Objetivo:
As pesquisas relacionadas à economia criativa vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos, principalmente pelo aumento de sua representatividade na economia global. Acredita-se que as organizações da economia criativa possuem características organizacionais diversas dos setores econômicos tradicionais, em que a criatividade é relevante no processo de inovação. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a inovação em organizações da economia criativa.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações:
A literatura brasileira sobre inovação em negócios criativos ainda é incipiente, assim, espera-se contribuir para os estudos de administração.
Principais aspectos metodológicos:
Pesquisa qualitativa exploratória, abrangendo quatro microempresas do segmento de economia criativa. A abordagem teórica foi sobre inovação em organizações criativas e a análise sobre a inovação nas empresas investigadas foi realizada a partir de três categorias identificadas na literatura: organização, opções tecnológicas e clientes.
Síntese dos principais resultados:
Foram constatadas algumas características diversas dos segmentos tradicionais da economia, tanto no tipo de inovação quanto na forma como a inovação é gerenciada. Entretanto, é questionável se a flexibilidade que tanto auxilia no fluxo de ideias e informações seria uma realidade em empresas de maior porte.
Principais considerações/conclusões:
Como contribuições, este artigo levantou uma reflexão sobre criatividade e inovação neste segmento e também sobre a inovação em microempresas criativas.
PALAVRAS-CHAVE:
Inovação; Economia criativa; Microempresas; Processo de inovação; Criatividade