RESUMO
Objetivo: O protocolo de redes blockchain engloba diversos atributos, entre os quais se destaca a transparência. Dessa forma, o objetivo deste artigo é avançar nos conhecimentos sobre as implicações da transparência, derivada do uso de blockchain, para a sustentabilidade empresarial (SE).
Originalidade/valor: Há um interesse crescente na literatura sobre a utilização de blockchain como mecanismo para criação e melhoria de transparência interpretada como elemento estratégico para a sustentabilidade nas organizações empresariais. Apesar dos avanços nesse campo, ainda há necessidade de explicar as circunstâncias organizacionais em que blockchain pode promover transparência no contexto da SE.
Design/metodologia/abordagem: Para atender ao objetivo de pesquisa, realizou-se uma revisão integrativa da literatura sobre blockchain, transparência e SE, utilizando-se de recursos como Web of Science e Scopus.
Resultados: Os resultados favoreceram a proposta de dois quadros de análise: um referente a como os conceitos de blockchain e transparência vêm sendo apresentados em conjunto pela academia, e outro sobre os benefícios de blockchain e transparência para as dimensões econômica, social e ambiental da SE. As discussões possibilitaram a dedução de proposições sobre a adoção de blockchain para melhoria de transparência no contexto de SE e que poderão ser testadas em estudos futuros na forma qualitativa ou quantitativa.