Q5 |
Principal motivo pelo qual as empresas lançam programas de cocriação. |
Vendas |
Atingir objetivos |
Melhoria contínua, engagement e feedback
|
Crescimento lento |
Necessidade de desenvolvimento de novos produtos |
Melhorar a relação com o cliente |
Melhoria contínua de processos e serviços |
Q6 |
Objetivo principal da uma ferramenta de cocriação. |
Fidelização |
App de compras |
Alinhamento de equipas |
Prospeção de novos mercados |
Desenvolvimento de serviços |
Melhoria de engagement
|
Suporte pós-venda |
Q17 |
Recomendações para um possível sistema de gamificação. |
N/A |
Desenvolvimento de social media
|
Processos de avaliação |
Recompensas |
Comunicação com o cliente |
N/A |
Role play e storytelling
|
Q19 |
Objetivo principal de uma ferramenta de gamificação. |
Promoção de produtos |
Classificação de resultados |
Gestão de operações e recrutamento |
Aumento de vendas |
Aumento de vendas |
Cooperação interdepartamental |
Promoção de produtos/serviços |
Q20 |
O entrevistado consegue definir uma estratégia de gamificação? (Pergunta de controlo) |
N/A |
N/A |
Sim, objetivos; implementação; avaliação; revisão |
Sim, objetivos; recompensas; monitoramento; resultados |
N/A |
Sim, história; objetivos pessoais e gerais; recompensas |
Sim, estratégia; scorecard; recompensas |
Q1 |
O entrevistado encontra-se familiarizado com o tópico de cocriação? |
Envolve o cliente na criação do produto |
Construção de algo com ajuda externa |
Processo de criação usando vários stakeholders
|
Compartilhar ideias leva à criação de um produto |
Desenvolvimento de produto com o cliente |
Ouvir as opiniões e os desejos do cliente |
Criar soluções viáveis para todos os stakeholders
|
Q2 |
A empresa já aplicou cocriação? |
N/A |
Sim, em subcontratação |
Váriasações implementadas |
Sim, em programas de desenvolvimento |
Não |
Sim, no desenvolvimento de estratégia |
Sim, no programa de serviços compartilhados do cliente |
Q15 |
O entrevistado encontra-se familiarizado com o tema gamificação? |
Criação de jogos para venda de produtos |
Ferramenta de engagement |
Utilização de jogos para promover a motivação |
Introdução da componente de jogo no relacionamento com o cliente |
Jogos aplicados no trabalho |
Uso de jogos para aumentar o engagement |
Uso de dinâmicas de jogo para envolver os stakeholders |
Q16 |
A empresa já aplicou gamificação? |
N/A |
Não |
Na avaliação de candidatos |
Sim, no programa interno de promoção da saúde |
Não |
Não |
Não |
Q3 |
Os stakeholders demonstram interesse na cocriação? |
Assunto muito importante |
Sim, eles atuam em parceria |
Depende do cliente, mas, em princípio, sim |
Todos os stakeholders são interessados |
Não, eles valorizam mais o preço |
Sim, pode variar com alguns parceiros |
Depende do stakeholder, mas, em princípio, sim |
Q7 |
Recomendações para que as empresas comecem a trabalhar o tema cocriação. |
Feedback |
Divulgação |
Divulgação e formação |
Apoio estatal e uso de plataformas especializadas |
Maior formação para gestores e assessoria de órgãos estatais |
Maior comunicação sobre a utilização de centros de empresariais para testes |
Maior divulgação de histórias de sucesso |
Q10 |
Canal preferencial para sugestões de melhorias? |
Departamento de marketing |
Call center |
Reunião presencial |
Equipa comercial |
Equipa comercial |
E-mail |
Site e WhatsApp |
Q11 |
A empresa implementou um sistema de melhoria contínua em que o cliente é uma parte integrada? |
N/A |
Sim, a responsabilidade pertence ao gestor do processo |
Sim, a responsabilidade pertence ao gestor do processo |
Orientando o cliente para um departamento de inovação |
Sim, sendo controlado pela direção |
Sim, responsabilidade da gestão de vendas |
Sim, departamento específico para esse fim |
Q12 |
O cliente está envolvido com o sistema de melhoria contínua (apontado como redundante após a revisão). |
N/A |
N/A |
Sim |
N/A |
Não |
Sim |
Sim |
Q13 |
A empresa possui mais de quatro canais de comunicação com o cliente? |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Não |
Sim |
Sim |
Q14 |
Canais preferenciais para cocriação. |
Social media |
N/A |
Conferência telefónica e workshops |
Plataforma digital |
Social networks |
Conferência telefónica |
Social networks |
Q23 |
A empresa estabelece um relacionamento com o cliente em um ambiente informal? |
N/A |
Normalmente formal |
Muito formal |
Ambiente muito formal |
Formal |
Casual |
Informal |
Q4 |
A empresa reconhece que os lucros justificam os custos associados ao desenvolvimento da cocriação? |
Sim |
Sim |
Sim, sendo compensado por um envolvimento maior |
O ganho justifica o investimento |
Sim, dependendo do setor |
Sim |
Sim |
Q8 |
Principais ameaças à cocriação. |
Conflito de interesses |
Recursos insuficientes |
Miopia do marketing |
Verticalização do negócio |
Conflito de interesses |
Miopia do marketing; falta de transparência |
Conflito de interesses |
Q9 |
Principais vantagens da cocriação. |
Engagement |
Engagement |
Engagement e feedback |
Engagement |
Produtos/ serviços personalizados |
Soluções personalizadas; redução de custos; melhoria na qualidade do serviço |
Fidelização; engagement |
Q18 |
A gamificação pode prejudicar a reputação da empresa? |
Não |
Sim, positiva ou negativamente |
Sim, positiva ou negativamente |
Alguns clientes podem se opor |
Sim, positiva ou negativamente |
Sim, positiva ou negativamente |
Sim, dependendo de quando mal implementado |
Q21 |
Principais ameaças à gamificação. |
Falha no impacto esperado |
Tradicionalismo e má implementação |
Miopia do marketing |
Falha no impacto esperado |
Perda de credibilidade e confiança |
Objetivos desajustados; perda de credibilidade; custo de desenvolvimento |
Perda de credibilidade; perda de produtividade |
Q22 |
Principais vantagens da gamificação. |
Aumento do mercado, promoção do produto |
Trabalho de equipa |
Motivação |
Alinhamento, informalidade |
Satisfação interna e melhor alinhamento |
Espírito de equipa; aumento de vendas; produtividade aumentada |
Espírito de equipa; aumento de inputs externos |
Q24 |
Entende que a gamificação é viável no ambiente empresarial português? |
Ainda não, ainda muito embrionário |
Possivelmente, sim |
Sim, maior influência nas tarefas do que na empresa |
Sim, mas as empresas precisam de suporte |
Ainda são necessários mais testes |
Sim, mas as pequenas e médias empresas têm dificuldade |
Sim, dependendo do setor |