Acessibilidade / Reportar erro

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO

RESUMO

Objetivo:

Este artigo objetiva avaliar a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como estratégia de ensino ativa na aprendizagem de alunos de graduação em Administração.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

A proposta apresentada neste artigo traz uma contribuição teórico-prática para o ensino de Administração, uma vez que descreve as etapas para a utilização da estratégia pelo professor em sala de aula, assim como oportuniza a reflexão de pesquisadores sobre estratégias de ensino inovadoras para a educação em Administração no Brasil.

Principais aspectos metodológicos:

O estudo é qualitativo e o método de investigação utilizado seguiu os pressupostos e etapas da pesquisa-ação de Cousin (2009): reconhecimento, planejamento, ação, observação e reflexão, cuja descrição foi adaptada para o contexto do ensino.

Síntese dos principais resultados:

Os resultados obtidos indicam que as HQs utilizadas como estratégia de ensino podem potencializar o desenvolvimento de competências, auxiliar no desenvolvimento da inovação e flexibilidade e contribuir para reduzir o gap entre teoria e prática. Ademais, desenvolvem o senso crítico, ajudam a estabelecer relações entre eventos e situações gerenciais e incentivam a troca de experiências, auxiliando na tomada de decisão e permitindo aos alunos representarem uma situação profissional fundamentada em preceitos teóricos. Por fim, contribuem para o desenvolvimento da prática reflexiva no ambiente de aprendizagem e, de modo especial, promovem o desenvolvimento da criatividade, algo que foi observado ao longo de toda a aplicação da estratégia.

Principais considerações/conclusões:

Espera-se que o estudo contribua para a difusão da estratégia em outros cursos e instituições e que estimule docentes a utilizarem as histórias em quadrinhos nos processos de aprendizagem de seus alunos.

PALAVRAS-CHAVE
Estratégias de ensino; História em quadrinhos; Aprendizagem; Educação em administração; Estratégias de ensino ativas

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br