RESUMO
Objetivo:
Perante o cenário de paradoxos claros e a confusão em políticas de inovação vigentes, os contornos de um novo paradigma de inovação, como elaborado neste trabalho, estão se tornando visíveis, permitindo que a inovação social cresça em importância.
Originalidade/la cuna/relevância/implicações:
No entanto, as pesquisas sobre inovação ainda possuem lacunas a respeito de uma análise sustentada e sistemática sobre inovação social, suas teorias, características e impactos. O objetivo deste trabalho é focalizar, sob um enfoque teórico, o conceito de inovação social como uma condição prévia para uma teoria integrada da inovação sócio-tecnológica na qual a inovação social é mais do que um apêndice da inovação tecnológica.
Principais aspectos metodológicos:
O artigo apresenta os primeiros resultados empíricos do projeto de investigação global "SI-DRIVE: Social Innovation - Driving Force of Social Change" e introduz os principais achados de um mapeamento global de iniciativas de inovação social. Esse mapeamento quantitativo baseia-se em 1.005 iniciativas de inovação social.
Síntese dos principais resultados:
O mapeamento sublinha a ampla gama de atores envolvidos nas iniciativas mapeadas e, desse modo, confirma a necessidade de um conceito trans-setorial de inovação social. Revela uma alta diversidade de necessidades sociais e desafios societais, dirigidos pelas iniciativas, bem como uma alta dependência de redes. Os resultados também mostram que 90% das iniciativas estão em crescimento.
Principais considerações/conclusões:
Finalmente, com base nestes resultados empíricos e mediante a utilização da teoria social de Gabriel Tarde, é possível ampliar a perspectiva que foi elaborada para inovações econômicas e tecnológicas por Schumpeter e, posteriormente, pela Sociologia da Tecnologia, visando incluir inovações sociais em toda a sua diversidade.
PALAVRAS-CHAVE
Inovação social; Novo paradigma de inovação; Mudança social; Mapeamento global; Gabriel Tarde