Acessibilidade / Reportar erro

MÉTRICAS DO PRESENTEÍSMO E SUAS RELAÇÕES COM A COOPERAÇÃO: UMA EVIDÊNCIA EMPÍRICA

RESUMO

Objetivo:

Diagnosticar e quantificar o presenteísmo e suas relações com a cooperação na realidade de uma organização pública de pesquisa.

Originalidade/valor:

Este estudo é uma iniciativa ante o atual desafio de mensuração do presenteísmo por meio de abordagens inclusivas que, ao mesmo tempo que sejam específicas em prover informações acionáveis acerca do comportamento presenteísta, integrem conhecimentos multidisciplinares para o entendimento dos fatores que o influenciam e são influenciados por ele, afetando a produtividade no trabalho.

Design/metodologia/abordagem:

O estudo realizou-se em uma organização pública de pesquisa, com o propósito de diagnosticar a realidade da organização em termos de presenteísmo e cooperação por meio da aplicação de métodos analíticos.

Resultados:

Foram diagnosticados os seguintes resultados: 1. métricas sobre os níveis gerais de presenteísmo e cooperação; 2. níveis de presenteísmo e cooperação por equipe estudada; 3. correlações entre o presenteísmo e a cooperação; e 4. possíveis fatores de influência nos níveis de presenteísmo e cooperação. Em síntese, por reconhecer a interconectividade entre o presenteísmo e a cooperação e a relevância de uma gestão estratégica do capital humano que considere suas especificidades e integre seu teor biunívoco e inversamente proporcional, este estudo apresenta evidências empíricas que fundamentam a relação entre ambos os fenômenos e validam meios para diagnosticar e quantificar seus impactos na organização.

PALAVRAS-CHAVE:
Presenteísmo; Cooperação; Capital humano; Métodos analíticos; Produtividade

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br