Resumo
Objetivo: Essa pesquisa busca analisar antecedentes da confiança e da intenção de recompra de consumidores em vendedores que atuam em e-marketplaces.
Originalidade/valor: Os e-marketplaces se encontram em plena expansão no mundo, atuando como intermediários no processo de compra e venda de produtos e serviços pela Internet. Nesse contexto, poucos estudos têm buscado identificar os fatores que levam os consumidores a comprar em e-marketplaces, sendo a confiança apontada como o principal influenciador. No entanto, os fatores associados aos vendedores presentes nos e-marketplaces e sua relação com a intenção de compra dos consumidores são pouco conhecidos na literatura.
Design/metodologia/abordagem: Foram identificados na literatura quatro importantes atributos associados aos vendedores que atuam em e-marketplaces, sendo eles: avaliação gerada pelo cliente, preço percebido, entrega do produto e qualidade da informação. O modelo proposto foi testado junto a 470 consumidores brasileiros de diferentes e-marketplaces, por meio da técnica de modelagem de equações estruturais, baseada no método PLS.
Resultados: O estudo permitiu concluir que os quatro antecedentes testados influenciam a confiança dos consumidores nos vendedores presentes em e-marketplaces, sendo a qualidade da informação disponibilizada pelo vendedor o principal preditor. Confirmou-se, ainda, que a confiança continua um antecedente fundamental da intenção de recompra nos vendedores que atuam em e-marketplaces, assim como a frequência de compra dos consumidores em e-marketplaces e a sua experiência prévia com a loja terceira.
Palavras-chave:
e-marketplace; comércio eletrônico; confiança; continuidade de uso; intenção de recompra
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