Open-access Relação entre atributos do vendedor, confiança e intenção de recompra em e-marketplaces

Resumo

Objetivo:  Essa pesquisa busca analisar antecedentes da confiança e da intenção de recompra de consumidores em vendedores que atuam em e-marketplaces.

Originalidade/valor:  Os e-marketplaces se encontram em plena expansão no mundo, atuando como intermediários no processo de compra e venda de produtos e serviços pela Internet. Nesse contexto, poucos estudos têm buscado identificar os fatores que levam os consumidores a comprar em e-marketplaces, sendo a confiança apontada como o principal influenciador. No entanto, os fatores associados aos vendedores presentes nos e-marketplaces e sua relação com a intenção de compra dos consumidores são pouco conhecidos na literatura.

Design/metodologia/abordagem:  Foram identificados na literatura quatro importantes atributos associados aos vendedores que atuam em e-marketplaces, sendo eles: avaliação gerada pelo cliente, preço percebido, entrega do produto e qualidade da informação. O modelo proposto foi testado junto a 470 consumidores brasileiros de diferentes e-marketplaces, por meio da técnica de modelagem de equações estruturais, baseada no método PLS.

Resultados:  O estudo permitiu concluir que os quatro antecedentes testados influenciam a confiança dos consumidores nos vendedores presentes em e-marketplaces, sendo a qualidade da informação disponibilizada pelo vendedor o principal preditor. Confirmou-se, ainda, que a confiança continua um antecedente fundamental da intenção de recompra nos vendedores que atuam em e-marketplaces, assim como a frequência de compra dos consumidores em e-marketplaces e a sua experiência prévia com a loja terceira.

Palavras-chave:
e-marketplace; comércio eletrônico; confiança; continuidade de uso; intenção de recompra

location_on
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro