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MINDFULNESS E TEORIA U PARA O SENSO DE PROPÓSITO PROFISSIONAL

RESUMO

Objetivo:

Validar se as práticas de mindfulness contribuem para aumentar percepção de clareza do próprio senso de propósito profissional.

Originalidade/relevância:

A pesquisa mostra a sinergia de práticas de mindfulness com reflexões metacognitivas baseadas nos tipos de atenção organizacionais da Teoria U de Otto Scharmer para que os profissionais tenham maior percepção de autenticidade diante do próprio senso de propósito profissional.

Principais aspectos metodológicos:

Foi realizado um estudo de intervenção, prospectivo, com coleta de dados pré e pós intervenção e exploratório. A intervenção consistiu na realização de um curso de quatro encontros semanais de duas horas cada, o qual foi validado estatisticamente com uma amostra de 21 profissionais organizacionais nas cidades de Ribeirão Preto e São Paulo, no Brasil.

Síntese dos principais resultados:

O programa educacional proposto sobre mindfulness e senso de propósito melhorou a percepção em relação ao “sentido de vida no trabalho”, o “propósito maior no trabalho”, o “sentido de vida” em geral, o “propósito de vida satisfatório” e o nível de mindfulness. Constatamos também que as práticas de mindfulness têm atuação sinérgica com as reflexões metacognitivas baseadas nos níveis de atenção da Teoria U, proporcionando maior percepção de clareza, foco e autenticidade em relação às declarações de senso de propósito.

PALAVRAS-CHAVE
Mindfulness; Teoria U; Senso de propósito; Sentido de vida no trabalho; Metacognição

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