RESUMO
Objetivo:
O objetivo deste artigo é analisar o efeito de estratégias de recompensa no sucesso de campanhas de financiamento coletivo.
Originalidade/valor:
O estudo contribui para o conhecimento das estratégias de recompensa do financiamento coletivo. Por meio de uma abordagem de análise comparativa, o estudo demonstrou diferenças no efeito das recompensas tangíveis, simbólicas e coletivas sobre o sucesso das campanhas de financiamento coletivo.
Design/metodologia/abordagem:
O estudo emprega a abordagem da Análise Comparativa Qualitativa (Qualitative Comparative Analysis - QCA) para analisar as campanhas de financiamento coletivo da catarse.me, uma plataforma brasileira.
Resultados:
Recompensas tangíveis, como colecionáveis e pré-compra, têm um efeito positivo nas campanhas de crowdfunding de sucesso. Recompensas simbólicas e coletivas, como colecionáveis, experiência e agregação, não podem substituir os incentivos materiais das recompensas tangíveis. As principais descobertas mostram as oportunidades para combinações de estratégias de recompensa para o financiamento coletivo. Com base no estudo, os empreendedores podem planejar uma estratégia de recompensa para campanhas de financiamento coletivo. Os resultados são aplicáveis ao financiamento coletivo baseado em recompensas e não podem ser generalizados para outras plataformas em todo o mundo.
PALAVRAS-CHAVE:
Financiamento coletivo; Empreendedorismo; Novos negócios; Fatores de sucesso; Recompensas;