Acessibilidade / Reportar erro

O EFEITO DAS ESTRATÉGIAS DE RECOMPENSAS NO SUCESSO DAS CAMPANHAS DE FINANCIAMENTO COLETIVO

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste artigo é analisar o efeito de estratégias de re­­compensa no sucesso de campanhas de financiamento coletivo.

Originalidade/valor:

O estudo contribui para o conhecimento das estratégias de recompensa do financiamento coletivo. Por meio de uma abordagem de análise comparativa, o estudo demonstrou diferenças no efeito das recompensas tangíveis, simbólicas e coletivas sobre o sucesso das campanhas de financiamento coletivo.

Design/metodologia/abordagem:

O estudo emprega a abordagem da Análise Comparativa Qualitativa (Qualitative Comparative Analysis - QCA) para analisar as campanhas de financiamento coletivo da catarse.me, uma plataforma brasileira.

Resultados:

Recompensas tangíveis, como colecionáveis e pré-compra, têm um efeito positivo nas campanhas de crowdfunding de sucesso. Re­­compensas simbólicas e coletivas, como colecionáveis, experiência e agregação, não podem substituir os incentivos materiais das recompensas tangíveis. As principais descobertas mostram as oportunidades para combinações de estratégias de recompensa para o financiamento coletivo. Com base no estudo, os empreendedores podem planejar uma estratégia de recompensa para campanhas de financiamento coletivo. Os resultados são aplicáveis ​​ao financiamento coletivo baseado em recompensas e não podem ser generalizados para outras plataformas em todo o mundo.

PALAVRAS-CHAVE:
Financiamento coletivo; Empreendedorismo; Novos negócios; Fatores de sucesso; Recompensas;

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br