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Apresentação

Apresentação

Caros leitores,

A presente edição 10.1 da Revista de Administração Mackenzie (RAM) é a primeira do ano 2009 e representa um marco: DEZ anos de existência da nossa revista. Com periodicidade anual em 2000 e 2001, semestral de 2002 a 2004, quadrimestral em 2005, trimestral em 2006 e 2007, passamos à periodicidade bimestral a partir de 2008, com duas edições especiais temáticas por ano. No ano de 2007 atingimos a pontuação na avaliação da Capes que nos permitiu a classificação como um periódico científico Nacional A. Expressava-se assim o reconhecimento da academia brasileira da importância de nosso periódico. Certamente o grande esforço desenvolvido até o momento e o comprometimento claro com que a equipe da RAM encara os novos desafios merece parabéns! Sem o suporte dos pareceristas, do corpo editorial, da equipe envolvida com a organização da coleção, do pessoal de projeto gráfico e diagramação, as conquistas desses dez anos não teriam sido possíveis.

Nesse primeiro número de 2009, contamos com sete artigos que envolvem importantes temáticas da administração: gestão da tecnologia da informação, aprendizagem nas organizações, gestão de stakeholders, finanças, metodologia de pesquisa em administração e marketing.

Na área da gestão da tecnologia da informação, o artigo apresentado de autoria de Marcelo Caldeira Pedroso, Ronaldo Zwicker e Cesar Alexandre de Souza apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com 114 empresas no Brasil sobre aspectos ligados à adoção da tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID - Radio Frequency Identification), considerando seus motivadores, inibidores, aplicações e benefícios esperados. Essa tecnologia é bastante recente e se encontra nos estágios iniciais de utilização. A técnica de análise de dados utilizada na pesquisa foi a Modelagem de Equações Estruturais com o método de estimação PLS (Partial Least Squares). Entre os principais resultados destaca-se a importância da área de tecnologia da informação como agente da adoção da inovação e a pouca relação dos benefícios esperados e dificuldades enfrentadas com o atual grau de adoção da tecnologia.

Na área de aprendizagem nas organizações, o artigo de autoria de Antonio Isidro da Silva Filho valida exploratoriamente para o contexto brasileiro a escala de mensuração de aprendizagem organizacional proposta por López et al. em 2005. O estudo utiliza como técnica de análise de dados a Análise Fatorial Exploratória.

Na área de gestão de stakeholders, o artigo de autoria de Rogério Silveira Monteiro e de Maria Luisa Mendes Teixeira investiga exploratoriamente a predisposição dos gestores de empresas credoras a confiar em empresas em recuperação financeira tendo em vista a concessão de créditos financeiros. Os dados foram analisados pela técnica qualitativa de Análise de Domínio. Os resultados evidenciaram características simbólicas presentes no grupo de profissionais gestores de crédito, sugerindo a presença da natureza cultural da predisposição a confiar.

Na área de finanças são apresentados dois artigos. O primeiro artigo, de autoria de Valter Saurin, Ana Lúcia Miranda Lopes e Newton Carneiro Affonso da Costa Junior, verificou se com a utilização da mesma base de dados a aplicação dos modelos do fluxo de caixa descontado e do lucro residual para avaliação de empresas proporcionam resultados equivalentes ou se existem conflitos metodológicos entre eles. Efetuou-se o estudo de caso de uma empresa brasileira de utilidade pública do setor de energia elétrica, que foi privatizada pelo governo federal em 1998. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os valores calculados pelos modelos e entre esses e o preço de venda da empresa em estudo. O segundo artigo, de autoria de Francisco Henrique Figueiredo de Castro Junior e Héber Pessoa da Silveira, analisou a distribuição empírica dos retornos diários do Ibovespa e S&P500 no período de 1986 a 2006. A fim de estimar a função de densidade univariada das observações, utilizou-se o Método da Máxima Verossimilhança (MMV). Para ambos os índices, ficou evidenciado que a suposição de normalidade pode ser altamente questionável, pois outras distribuições teóricas da família elíptica apresentaram um nível superior de aderência aos dados empíricos, indicando que trabalhos futuros envolvendo abordagens econométricas no desenvolvimento de modelos financeiros devem evitar pressuposições em relação à distribuição dos retornos de ações.

Na área de metodologia de pesquisa em administração, o artigo apresentado de autoria de Marcos Bidart Carneiro de Novaes e Antonio Carlos Gil se constitui em ensaio que analisa e discute como a pesquisa-ação participante, modalidade de pesquisa crítica, inserida no paradigma humanista radical, pode ganhar espaço como estratégia metodológica em administração. Essa análise enfoca em especial o campo do empreendedorismo social, ressaltando as vantagens e limitações da aplicação dessa estratégia de pesquisa.

Na área de marketing, o artigo de autoria de Humberto Elias Garcia Lopes, Camila Cristina de Paula Pereira e Ana Flávia Santos Vieira compara os modelos American Customer Satisfaction Index (ACSI) e European Customer Satisfaction Index (ECSI) de satisfação do cliente. Foram pesquisados 2.145 clientes de empresas do setor de serviços, atuantes no Estado de Minas Gerais. A técnica de análise de dados utilizada foi a Análise Fatorial Confirmatória por Modelagem de Equações Estruturais. Os principais resultados indicaram que o ACSI pode mensurar a satisfação de maneira mais precisa do que o ECSI. Outro aspecto é que a reclamação apresentou um efeito significativo sobre a satisfação e a lealdade com o serviço prestado.

Aproveitem a leitura!

WALTER BATAGLIA

Editor acadêmico

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Fev 2009
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