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Políticas de recursos humanos, aprendizagem e intenção de rotatividade nas organizações1 1 O presente trabalho foi realizado com o auxílio do Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade Nove de Julho (FAP/Uninove). O financiador não teve influência no desenho do estudo, na coleta e análise de dados, na decisão de publicar e na preparação do artigo.

Resumo

Objetivo:

Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma as políticas de recursos humanos e a percepção das oportunidades de aprendizagem nas organizações influenciam a intenção de rotatividade dos profissionais.

Originalidade/valor:

Os autores demostraram que, ao compreenderem as relações existentes entre os constructos pesquisados, as organizações devem aumentar seus investimentos em melhorias nas políticas de recursos humanos, particularmente em ações que promovam uma maior percepção de oportunidades de aprendizagem, reduzindo a intenção de rotatividade de seus talentos.

Design/metodologia/abordagem:

Esta pesquisa foi desenvolvida com abordagem quantitativa e coleta de dados realizada por meio de um survey. Aplicaram-se os questionários a 250 profissionais atuantes no mercado de trabalho e estudantes de uma universidade privada. A análise dos dados foi realizada com uma análise fatorial confirmatória e, na sequência, uma modelagem de equações estruturais.

Resultados:

Os autores apresentaram os resultados da investigação de forma descritiva. As três hipóteses definidas para o estudo foram aceitas, e foram consideradas significantes as dimensões das políticas de recursos humanos. Os autores apresentaram atributos relevantes para a compreensão de que, mesmo existindo diversos motivos que possam influenciar um profissional em sua decisão de desligar-se da organização, novos fatores devem ser considerados, como as possibilidades de uma maior oferta de conhecimento.

Palavras-chave
políticas de recursos humanos; intenção de rotati­vidade; oportunidade de aprendizagem; gestão de pessoas; pesquisa quantitativa

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