RESUMO
Objetivo:
Partindo do pressuposto de que a liderança é uma construção social motivada por interesses, esse artigo apresenta o resultado de uma pesquisa social empírica desenhada com o objetivo de investigar o conceito de liderança.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações:
A originalidade está na utilização de procedimentos empíricos inspirados no trabalho de um autor muito citado em estudos de natureza teórica e ensaística, mas cujo percurso na investigação empírica é pouco conhecido em nosso meio.
Principais aspectos metodológicos:
Foram escolhidos procedimentos metodológicos inspirados naqueles utilizados por T. W. Adorno na produção da escala F, orientado para identificar contradições, visões opostas e aspectos inusitados, habitualmente não encontrados na literatura sobre o tema.
Síntese dos principais resultados:
Foi identificado que o exercício da liderança é motivado por interesses - não de uma classe contra outra, mas dentro de uma mesma classe social - os quais são apresentados a partir de diversos pontos de vista, dependendo se o indivíduo está ou não no exercício do papel; que há uma tendência a ocultar sua relação com o exercício do poder; que líderes em atividade tendem a ocultar interesses (como os financeiros) envolvidos no exercício desse papel, buscando caracterizá-lo como algo extraordinário e que os interesses podem estar relacionados com a oportunidade de se oferecer programas de treinamentos para o desenvolvimento de "habilidades de liderança".
Principais considerações/conclusões:
Esses resultados permitem a desconstrução de discursos envolvendo aspectos habitualmente apresentados como características desse construto, abrindo caminho para novas pesquisas que busquem compreender melhor esse objeto.
PALAVRAS-CHAVE
Liderança; Ideologia; Interesses; Adorno; Dialética negativa