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Modelo híbrido multicritério e de engenharia econômica para suporte à decisão na gestão de frota

Resumo

Objetivo:

Dotar o órgão decisor com um modelo híbrido composto para decisão qualificada e maximizar a qualidade da gestão pública ante o tradeoff entre frota própria e locada.

Originalidade/valor:

A metodologia proposta inova ao integrar um framework baseado em um conjunto de critérios quantitativos e qualitativos, aumentando a precisão do processo de tomada de decisão sobre a gestão da frota da Secretaria da Segurança Pública do Ceará. Com modelo multicritério, podem-se compreender e identificar os critérios fundamentais em termos de gestão para selecionar alternativas e evitar tomar essas decisões com base apenas na experiência ou no feeling.

Design/metodologia/abordagem:

Para apoio à tomada de decisão quanto à escolha ou ao mix entre frota própria e locada, soluções ótimas são construídas com uso de um modelo híbrido que combina técnicas dos modelos de utilidade multiatributo (multi-attribute utility theory – Maut) e de engenharia econômica e com auxílio do custo total de propriedade (total cost of ownership – TCO). As alternativas são ponderadas qualitativa e quantitativamente por meio do modelo proposto.

Resultados:

Os resultados confirmam a compatibilidade entre os métodos utilizados, dotando o órgão de uma ferramenta metodológica que qualifica a decisão com base em um modelo que revela as preferências dos decisores em termos de atributos relevantes para uma boa gestão, respeitando as restrições orçamentárias.

Palavras-chave:
modelo multicritério; problema multiobjetivo; engenharia econômica; custo total de propriedade; gestão de frota

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