Acessibilidade / Reportar erro

REEXAMINANDO A SUPERIORIDADE DOS ANALISTAS AO PREVEREM RESULTADOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO

RESUMO

Objetivo:

Esta pesquisa analisa a superioridade dos analistas com relação aos modelos random walk ao preverem os resultados de empresas brasileiras de capital aberto de curto e longo prazos.

Originalidade/valor:

A literatura indica superioridade irrestrita dos analistas de mercado devido às suas vantagens de tempo e informação. Entretanto, recentes estudos da literatura internacional apontam para a necessidade de uma reavaliação dessa superioridade, indicando que, para determinadas características da empresa, e principalmente para estimativas de longo prazo, a superioridade dos analistas não é confirmada.

Design /metodologia/abordagem:

Este trabalho avalia as previsões de lucro dos analistas e dos modelos random walk, simples e com crescimento, de curto e longo prazos, no período de 2010 a 2015 para as empresas brasileiras de capital aberto, utilizando dados com periodicidade anual.

Resultados:

Os resultados indicam: 1. maior acurácia de previsão para os modelos random walk simples quando comparados com os modelos de random walk com crescimento; 2. para a amostra total, nota-se maior acurácia da previsão dos modelos random walk, com superioridade dos analistas apenas para previsões com três meses de defasagem. A evidência sugere a superioridade de previsão dos modelos random walk quando comparados às previsões dos analistas de mercado. Os resultados sugerem baixa eficiência das previsões dos analistas de mercado para a previsão de resultado futuro das empresas brasileiras de capital aberto no período analisado.

PALAVRAS-CHAVE
Ganhos por ação; Superioridade dos analistas; Analistas de mercado; Modelos de séries temporais; Random walk

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br