Acessibilidade / Reportar erro

VALORES ORGANIZACIONAIS: ANTECEDENTES DE BEM-ESTAR NO TRABALHO PARA SUCESSORES RURAIS

RESUMO

Objetivo:

Este estudo buscou explorar a relação entre bem-estar no trabalho e valores organizacionais em sucessores de propriedades rurais em sistema cooperativista.

Originalidade/valor:

Empiricamente, o estudo apresenta elementos para a gestão estratégica de propriedades rurais, especialmente para o desafio da preparação dos sucessores. Para as cooperativas, contribui no sentido de apresentar elementos para políticas e práticas de gestão dos associados. O estudo também estende o campo de estudos sobre o bem-estar no trabalho, bem como sobre a relação entre o constructo do bem-estar e o de valores no ambiente organizacional.

Design/metodologia/abordagem:

O desenho do método adotado seguiu abordagem quantitativa, com alcance relacional, do tipo survey e de corte transversal. Participaram do estudo sucessores que representam 119 propriedades rurais do oeste catarinense. Foram utilizados questionários para avaliar os constructos valores organizacionais e bem-estar no trabalho. Por meio de estatística descritiva e correlacional e da modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, confirmou-se a hipótese do estudo.

Resultados:

A principal conclusão do estudo sugere que os valores de domínio do ambiente e autonomia estão associados ao compromisso, à satisfação e ao envolvimento com o trabalho para sucessores de propriedade rurais em sistema cooperativista.

PALAVRAS-CHAVE:
Valores organizacionais; Bem-estar no trabalho; Sucessores familiares; Sucessores; Propriedades rurais

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br