RESUMO
Objetivo:
Este estudo avalia o papel das redes de apoio, informação e confiança no bem-estar no trabalho quanto aos afetos positivos e negativos e à realização profissional de trabalhadores em processos de mu- dança organizacional.
Originalidade/valor:
A mudança organizacional é um processo dinâmico, constituído por meio das relações, em um contexto de incertezas. O ma- peamento das relações pode auxiliar na compreensão dos fluxos de informação e na avaliação da disponibilidade de recursos.
Design/metodologia/abordagem:
Participaram 151 profissionais de uma holding de transportes rodoviários que passa por mudanças no escopo dos serviços e no desenho organizacional. Mapearam-se laços de apoio, informação e confiança estabelecidos em função dos processos de mu- dança. Associada ao mapeamento, utilizou-se a Escala de Bem-Estar no Trabalho. Para análise, adotaram-se estatísticas descritivas e regressões múltiplas na construção de modelos explicativos para as dimensões de bem-estar no trabalho: realização e afetos positivos e negativos.
Resultados:
Variáveis em análise de redes sociais (ARS) de apoio e informação compuseram o modelo preditivo de bem-estar nos três modelos. Os laços de apoio e informação integraram o modelo preditivo de bem-estar. As métricas que revelam a quantidade de vezes que o colaborador é indicado e indica outros, a proximidade de vizinhos muito citados, a participação em subgrupos coesos e o grau em que assume posição central nestes são as posições dos atores capazes de predizer bem-estar. A influência do padrão de interação entre gestores e colaboradores deve ser considerada na promoção de bem-estar em organizações em processo de mudança.
PALAVRAS-CHAVE:
Mudança nas organizações; Análise de redes sociais; Bem-estar no trabalho; Rede de apoio; Rede de informação