Resumo
Objetivo: A alfabetização financeira exerce influência sobre os processos de desenvolvimento e redução da pobreza, promovendo a cidadania financeira e oportunidades para que os indivíduos tenham melhores condi-ções de vida. A pesquisa buscou identificar a origem e a intensidade das privações socioeconômicas à luz da alfabetização financeira.
Originalidade/valor: O estudo tem implicações teóricas e práticas ao fornecer insights empíricos que podem auxiliar na formulação de políticas públicas com o objetivo de alfabetizar financeiramente a população.
Design/metodologia/abordagem: A pesquisa, de cunho quantitativo, foi realizada em Santana do Livramento onde foi aplicado um questionário em locais de grande circulação. As análises foram feitas aplicando técnicas de estatística descritiva, do método Alkire-Foster e de testes qui-quadrado.
Resultados: As análises reportaram uma amostra de 401 respondentes, em que 61,28% apresentaram baixos níveis de alfabetização financeira. À luz da alfabetização financeira, foram determinantes para a origem das privações os fatores gênero, estado civil, escolaridade própria e da mãe, renda mensal própria, possuir dívida e a situação de privação como um todo. Nas principais fontes das privações, destacam-se aquelas relacionadas à escolaridade dos pais e do próprio respondente, bem como a renda mensal. Por outro lado, os participantes são menos privados no que tange à falta de máquina de lavar roupas e acesso à internet.
Palavras-chave:
alfabetização financeira; privações; desenvolvimento; desigualdade; metodologia Alkire-Foster