Acessibilidade / Reportar erro

Escala para avaliar a qualidade de vida no trabalho em ambiente universitário pela teoria de resposta ao item

Resumo

Objetivo:

Validar a escala de qualidade de vida no trabalho (QVT) proposta por Ferreira (2011)Ferreira, M. C. C. (2011). Qualidade de Vida no Trabalho: Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores. Ergopublic., utilizando a teoria de resposta ao item (TRI) e o conhecimento de especialistas para ser aplicada em instituições de ensino superior (IES).

Originalidade/valor:

O artigo avança no conhecimento sobre QVT ao validar uma escala para avaliar QVT nesse contexto específico utilizando a TRI. A escala pode ser aplicada em qualquer IES. Itens podem ser removidos ou adicionados para adaptar o instrumento às particularidades de cada instituição e responder às mudanças de contexto ao longo do tempo. Os resultados podem ajudar os gestores a identificar os principais aspectos a serem melhorados, orientando-os a alocar recursos com precisão e avaliar a eficácia das intervenções.

Design/metodologia/abordagem:

Com abordagem qualitativa e quantitativa, este estudo exploratório utilizou os dados coletados na pesquisa de Klein et al. (2019)Klein, L. L., Pereira, B. A., & Lemos, R. B. (2019). Qualidade de vida no trabalho: Parâmetros e avaliação no serviço público. Revista de Administração Mackenzie, 20(3), 1–35. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG190134
https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG1...
. O modelo de resposta gradual da TRI foi utilizado para analisar os dados. Itens âncora foram identificados para representarem os níveis da escala. Especialistas foram consultados para interpretarem qualitativamente os níveis para que a escala pudesse revelar o status quo da QVT da instituição. A escala foi aplicada como um estudo de caso na amostra.

Resultados:

Os resultados confirmaram a consistência interna do instrumento e a alta confiabilidade da escala que foi classificada em seis níveis cumulativos. Os parâmetros encontrados demonstram que o conjunto de itens é preciso para estimar todo o traço latente. Itens relacionados ao reconhecimento obtiveram maiores parâmetros de discriminação, comprovando influência significativa na QVT.

Palavras-Chave
psicométrica; fatores organizacionais; ergonomia; teoria da resposta ao item; instituições de ensino superior

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br