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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 7, Número: 2, Publicado: 2006
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    ZILBER, MOISES ARI
  • AVALIAÇÃO DA ESCALA CONSUMER STYLE INVENTORY (CSI) NO CONTEXTO BRASILEIRO Articles

    SANTOS, CRISTIANE PIZZUTTI DOS; FERNANDES, DANIEL VON DER HEYDE

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é a avaliação, no contexto brasileiro, da escala Consumer Style Inventory (CSI), desenvolvida por Sproles e Kendall (1986), que investiga os estilos de tomada de decisão dos consumidores. A presente pesquisa tem como foco os jovens, uma vez que poucos estudos têm investigado a tomada de decisão desta população, apesar de as experiências vivenciadas na adolescência influenciarem o comportamento dos indivíduos durante sua vida adulta e do fato de os adolescentes serem cada vez mais responsáveis por suas decisões de consumo e influenciarem fortemente as decisões familiares. Desta forma, a partir de um survey com 464 adolescentes, a escala foi avaliada, purificada e validada. Primeiramente, por meio de verificações da validade de conteúdo. Após, a amostra foi dividida aleatoriamente em duas: a primeira serviu à purificação das medidas e a segunda, à validação do modelo de mensuração. Os resultados indicam, de modo geral, um agrupamento bastante similar ao do estudo inicial e a confiabilidade e validade do instrumento no ambiente testado, com pequenas adaptações necessárias - um item de cada um dos seguintes estilos: orientados pela moda, pela marca, hedônico, e dois itens do estilo impulsivo revelaram fraca diferenciação entre os fatores, fraca identificação com seus respectivos estilos ou, ainda, indicaram melhoria significativa do modelo de medidas ao serem retirados, justificando a sua exclusão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study is the evaluation, in the Brazilian context, of the Consumer Style Inventory (CSI), developed by Sproles e Kendall (1986), which investigates the consumers’ decision-making styles. The present research focuses on young people, since few studies investigated the decision-making process of this population, despite the impact of the experiences lived in the adolescence on the individuals’ adult behavior and the fact that the adolescents are more responsible for their consumption decisions and have more influence on the familiar decisions than ever before. By a survey with 464 adolescents, the scale was evaluated, refined and validated. First of all, we assess the content validity. Then, the sample was divided randomly in two: the first part served to purify the measures and the second one, to validate the measurement model. Overall, the results indicate a factorial structure similar to the initial study and the reliability and validity of the CSI scale on the Brazilian context, with some changes - one item of each of the following styles: guided by the fashion, by the brand, and hedonism; and two items of the impulsive style had weak differentiation among the factors, weak identification with their respective styles or, still, indicated significant improvement in the goodness-of-fit indices of the measurement model by being removed, justifying their exclusion.
  • CAPACIDADES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: EVIDÊNCIAS EM NÍVEL DE EMPRESA DA INDÚSTRIA DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL Articles

    BELLINGHINI, MARIA FATIMA; FIGUEIREDO, PAULO N.

    Resumo em Português:

    RESUMO Estudos sobre estratégia empresarial, em especial os desenvolvidos a partir dos anos 1990, têm dado especial ênfase aos aspectos de capacidades tecnológicas e inovação como fontes de vantagens competitivas. Essa abordagem, no entanto, ainda é escassa na literatura, em especial nos países localizados em economias em desenvolvimento. À luz de modelos desenvolvidos na literatura internacional, este trabalho apresenta evidências empíricas de estratégia empresarial, com base no desenvolvimento de capacidades tecnológicas para garantir vantagem competitiva. E está baseado numa pesquisa realizada em uma empresa prestadora de serviços de telefonia fixa no Brasil: a Telemar Norte Leste, no período pós-privatização, entre 1998 e 2002. Esforços deliberados da empresa, para uma consistente acumulação tecnológica interna, tiveram um papel crucial no incremento da sua performance competitiva. Portanto, a abordagem para estratégia empresarial baseada em capacidades tecnológicas contribui para explicar, em grande parte, o aprimoramento da performance da empresa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Studies on corporate strategy, more specifically those developed from thw 1990s, emphasize the importance of technological capability and innovation aspects as competitive advantage sources. Empirical studies on this issue are still scarce in the literature, especially in late-industrializing countries. Drawing on available frameworks in the international literature the aim of this paper is to present empirical evidence of corporate strategies based on the development of technological capability. To elaborate the current work, a fieldwork was carried out in Telemar Norte Leste, a big telecommunications operator in Brazil. The study covers 1998-2005 just after the privatization of telecommunications services in Brazil. Telemar put a lot of effort on the accumulation of technological capability. The evidence suggests that this had positives implications for its competitive performance. The study suggest that a corporate strategy supported by a technological capability building a approach certainly contributes to improving corporate performance corporate performance indicators.
  • DESEMPENHO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO DO TIPO PREVIDÊNCIA PRIVADA E SUA SENSIBILIDADE À VARIAÇÃO DA TAXA DE JUROS Articles

    LIMA, ADILSON CELESTINO DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho busca explorar o campo de fundos de investimentos financeiros, que embora seja muito abordado pela literatura, tem focado basicamente fundos de mercado e de carteira livre. No entanto, este estudo buscou analisar os fundos de investimento previdenciários, que têm recebido pouca atenção em termos de estudos empíricos no Brasil. O objetivo geral foi verificar a performance dos fundos, com patrimônio superior a R$ 100 milhões, no período compreendido entre os anos de 2003 e 2004. A título de performance, foi feito um levantamento dos retornos mensais de cada fundo e calculado o seu desvio-padrão, como caracterizador do risco dos retornos. Também foi utilizado o cálculo da correlação, comparando os retornos dos fundos com um benchmark, designado pelo CDI do respectivo período. Logo em seguida foi calculado o índice de Sharpe como parâmetro de desempenho. Ao analisar os resultados, constatou-se que os fundos, na sua grande maioria, mantêm uma correlação positiva com o benchmark (mas não todos) e que o desempenho dos retornos não é totalmente compatível com o índice de Sharpe. Foi também visto que os retornos nos dois anos analisados não conseguiram superar o CDI, caracterizando desta forma ineficiência na gestão dos fundos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work searchs to explore the field of financial investment fund, that even so is very boarded for literature, has explored basically in deep of market and free wallet. However this work searched to explore in providence investment fund ones, that has received little attention in terms from empirical studies in Brazil. The general objective was to verify the performance of the deep ones, with equity upper the R$ 100 millions, in the understood period it enters the years of 2003 and 2004. The performance heading, was made a survey of the monthly returns of each deep and calculated its shunting line-standard, as defining of the risk of the returns. Also the calculation of the correlation was used, comparing the returns of the deep ones with one benchmark, assigned for the CDI of the respective period. Soon after that the Index of Sharpe was calculated as performance parameter. When analyzing the results, evidenced that the deep ones, in its great majority, keep a positive correlation with benchmark (more not all) and that the performance through the returns is not total compatible with the index of Sharpe. Also it was found that the returns in the two analyzed years, not to obtain to surpass the CDI, characterizing of this form inefficiency in the management of the deep ones.
  • EM BUSCA DO ENTENDIMENTO DA FORMAÇÃO DOS HÁBITOS E DAS ROTINAS DA CONTABILIDADE GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO Articles

    GUERREIRO, REINALDO; PEREIRA, CARLOS ALBERTO; REZENDE, AMAURY JOSÉ

    Resumo em Português:

    RESUMO Tendo-se em vista a tendência da estabilidade das rotinas da contabilidade gerencial e a dificuldade da introdução prática de novas abordagens conceituais, este estudo tem como objetivo identificar características fundamentais de hábitos e rotinas da contabilidade gerencial. A pesquisa buscou estudar os hábitos e rotinas existentes, bem como novos hábitos e rotinas surgidos a partir da instalação de um processo de mudança nos sistemas de custos e preços de uma empresa comercial familiar de porte médio. Considerando a necessidade de entendimento da situação da empresa antes do processo de mudanças, durante o processo e após a implantação, optou-se pela metodologia de pesquisa-ação. A busca por respostas às questões levantadas durante as observações deu-se com base no arcabouço das teorias institucional e da contingência. Em relação aos resultados do caso estudado, destacam-se: 1. a análise dos impactos de contingências ambientais, tornando ineficazes os hábitos e rotinas de contabilidade gerencial existentes; 2. a dificuldade de mudança nos velhos hábitos e rotinas institucionalizados, empregados de forma inconsciente; 3. o emprego de diferentes estratégias para a institucionalização dos novos conceitos gerenciais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering that management accounting routines tend towards stability and that it is difficult to introduce new conceptual approaches into practice, this study aimed to identify the basic characteristics of management accounting habits and routines. We attempted to study not only existing habits and routines, but also new ones that emerged from the installation of a change process in the cost and pricing systems of a medium-sized family company. In view of the need to understand the company’s situation before and during the change process as well as after its implantation, the action research methodology was used. The institutional and contingency theories were used as a theoretical reference framework. The following factors stood out in the case study results: 1. the impact analysis of environmental problems that turn the existing management accounting habits and routines inefficient; 2. the difficulty to change old habits and institutionalized routines, which are used unconsciously; 3. the use of different strategies to institutionalize new management concepts.
  • INTEGRAÇÃO DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES COM A TEORIA DAS RESTRIÇÕES Articles

    ROCHA, WELINGTON; GONZALEZ, PATRICIA GONZALEZ

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho os autores analisam um modelo de mensuração e de informação, integrando elementos do custeio baseado em atividades e da teoria das restrições, para dar suporte ao processo decisório das organizações. Inicialmente o trabalho resgata, do ponto de vista histórico, quando, como e por que foram criados o ABC e a TOC; em seguida, os dois são comparados, evidenciando-se suas diferenças e semelhanças. Como métodos e técnicas de pesquisa utilizam pesquisa bibliográfica, reflexão dialética com base nos textos selecionados e um exemplo numérico ilustrativo. Conclui-se que o ABC e a TOC são instrumentos gerenciais complementares, não incompatíveis, ao contrário do que afirmam Goldratt e outros estudiosos. O produto final do estudo representa uma contribuição científica para a teoria e a prática em Administração na medida em que destrói o mito da incompatibilidade daqueles dois conceitos e oferece aos acadêmicos e aos profissionais uma nova alternativa de relatório gerencial1.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With this study, the authors deal with a measurement and information model integrating elements of activity-based costing and theory of constraints to support the decision making process. Firstly they restore, under a historical perspective, when, how and why the ABC and TOC were created; after that, differences and similarities are shown. On this purpose, they follow a numerical example and bibliographical research methodology. As a result, it is demonstrated that the authors conclude by demonstrating that ABC and TOC are complementary concepts, not conflicting, as state Goldratt and other researchers. The result is an important scientific contribution for Business Administration Academia and practitioners insofar destroy de myth of incompatibility of those managerial tools2.
  • A MENSURAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE ATRIBUTOS EM SERVIÇOS: UMA COMPARAÇÃO DE ESCALAS Articles

    GHISI, MARCOS ANGELI; MERLO, EDGARD MONFORTE; NAGANO, MARCELO SEIDO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute específicamente aspectos metodológicos da mensuração de atributos em serviços para um contexto de pesquisa quantitativa. Neste caso, uma abordagem de questionário auto-aplicado foi utilizada. O artigo inicia descrevendo alguns aspectos da decisão de marketing em relação ao uso de informações. A seguir, algumas questões metodológicas, relacionadas a escalas, foram analisadas e discutidas com relação à pesquisa de marketing. O estudo propõe o desenvolvimento da abordagem de pontos decrescentes para a mensuração da importância de atributos. Um estudo exploratório foi conduzido para comparar os resultados da utilização da escala de diferencial semântico, a abordagem de Carvalho e Leite (1999) e dois formatos da abordagem de pontos decrescentes para avaliar os principais atributos que influenciariam os consumidores na escolha de um salão de beleza. Os resultados mostraram que a abordagem de Carvalho e Leite conduziu a resultados mais próximos da realidade e com maior poder discriminatório entre as três escalas analisadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses specifically the methodological aspects of measurement of attributes in services for a context of quantitative research. In this case a self-applied questionnaire approach was used. The article begins describing some aspects of marketing decisions and the relationship with the information. Some measurement methodological aspects, mainly scales, in quantitative research was analyzed and discussed. The study proposes the decreasing points approach for the measurement of the attributes importance. An exploratory study was made to compare the scale utilization results of semantic differential, the scale of Carvalho and Leite (1999) and two approach formats of decreasing points to evaluate the main attributes that would influence consumers in the choice of a beauty parlor. Results pointed that Carvalho and Leite approach was the more realistic and discriminatory comparing with the three analyzed scales.
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