Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 8, Número: 2, Publicado: 2007
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    ZILBER, MOISES ARY
  • ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA COLABORAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E DO DESEMPENHO DO PLANEJAMENTO COLABORATIVO NA KLABIN S.A. Artigo

    MOORI, ROBERTO GIRO; DOMENEK, ANTONIO CARLOS

    Resumo em Português:

    RESUMO O planejamento colaborativo tem como foco o compartilhamento de informações estratégicas entre os membros da cadeia produtiva, objetivando desempenho competitivo. Todavia, obter desempenho competitivo depende da colaboração dos funcionários. À vista disso, esta pesquisa de natureza exploratória do tipo estudo de caso investiga o grau de relacionamento entre a colaboração dos funcionários e o desempenho do planejamento colaborativo na empresa brasileira de papel e celulose, a Klabin S. A. O resultado da pesquisa, analisado com dados primários obtidos por meio de entrevistas, mostrou evidência de alto grau de relacionamento entre a colaboração e o desempenho do planejamento colaborativo. Esse resultado foi corroborado na análise dos dados secundários, coletados por meio dos documentos oficiais da empresa. Concluiu-se que, embora houvesse a evidência do relacionamento positivo, esse resultado não pode ser analisado somente com base na colaboração dos funcionários. A análise deve incluir outras variáveis como treinamento e valorização profissional, qualificações técnicas e ferramentas gerenciais, para obter uma melhor acuracidade do grau de relacionamento de cada uma delas no desempenho do planejamento colaborativo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of collaborative planning is the strategical information sharing among members of supply chain for competitive advantage. However, to get competitive performance depends on the employees’ collaboration. Trying to study more in depth this theme, this article of exploratory nature and study case methodology, investigated the level of the relationship between the collaboration of the employees and the collaborative planning performance at the brazilian company of paper and cellulose, Klabin S. A. The research result, analyzed with primary data gotten by interviews, evidenced high relationship level between employees’ collaboration and colaborative planning performance. This result was corroborated by secondary data analysis, collected in official documents of the company. Although it had evidences of positive relationship, this results can not be analyzed just by the employees’ collaboration. The analysis must include other variables as training and professional valuation, managerial skills programme, techniques and tools for management to obtain a better accuracity of the relationship level in each one of them to collaborative planning performance.
  • COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO EM INCUBADORAS BRASILEIRAS ASSOCIADAS À ANPROTEC Artigo

    RAUPP, FABIANO MAURY; BEUREN, ILSE MARIA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva descrever o processo de compartilhamento do conhecimento em incubadoras brasileiras associadas à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec). Para tanto, primeiramente, discorreu-se sobre a gestão do conhecimento, o compartilhamento do conhecimento nas organizações e a conceituação de incubadoras de empresas. Em seguida, procedeu-se ao estudo de levantamento ou survey, analisando o compartilhamento do conhecimento em 33 incubadoras brasileiras associadas à Anprotec, conforme relação disponível em seu site. Os dados foram coletados por meio de questionários enviados por correio eletrônico, com um retorno de 18%. Os resultados da pesquisa indicaram que há uma preocupação em gerar, difundir e, sobretudo, compartilhar informações e conhecimentos nas incubadoras estudadas. Quanto às formas de compartilhamento analisadas, verificou-se que as palestras, as reuniões, os encontros e as discussões são os eventos que apresentam maior grau de importância nas incubadoras. Por fim, observou-se que as incubadoras buscam pessoas especializadas para a realização de palestras ou seminários, bem como incentivam a participação dos empregados em encontros regionais e nacionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this article is to describe the process of sharing knowledge in Brazilian incubators associated to the National Association of Promoting Entities of Enterprises of Advanced Technologies (Anprotec). As a first step, a panoramic view on the management of knowledge, the sharing of knowledge in organizations and the conceptualization of the incubators of companies is presented. After that, an analysis of the data collected is undertaken, which covers the sharing of knowledge in 33 Brazilian incubators associated to the Anprotec. The list of companies was available in the site of Anprotec and the data were collected through questionnaires sent by e-mail, which had a 18% return. The results of the research indicate that there is a concern with generating, spreading and, above all, sharing information and knowledge on the part of the incubators scrutinized. As to the strategies of sharing, it was verified that lectures, meetings and discussions are the most important ones. Finally, it was observed that the incubators search for people specialized in lecturing or supervising seminars for those events, and stimulate the participation of their employees in regional and national conferences.
  • INADIMPLÊNCIA NO SISTEMA FINANCEIRO DE HABITAÇÃO: UM ESTUDO JUNTO À CAIXAECONÔMICA FEDERAL (CAIXA) Artigo

    SEHN, CARLOS FERNANDO; CARLINI JUNIOR, REGINALDO JOSÉ

    Resumo em Português:

    RESUMO A inadimplência, hoje, é um dos fatores que mais preocupam as empresas, independentemente do seu tamanho ou faturamento. Mais do que vender, elas devem se preocupar em como e quando receber para garantir a sua sobrevivência. Este trabalho tem como objetivo compreender o grau de importância dado pelos mutuários da Caixa Econômica Federal (Caixa) no que se refere à inadimplência habitacional no Estado de Pernambuco. É importante destacar que foram aplicados questionários a mutuários inadimplentes dessa empresa, localizados na capital e no interior do Estado de Pernambuco. Os resultados obtidos demonstraram que houve uma pequena queda na inadimplência após a implantação do Sistema de Risco de Crédito (Siric), a partir de 2000, mas que, de acordo com os índices atuais e com os resultados da pesquisa, os esforços precisam ser redobrados para que os índices caiam a níveis aceitáveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Default is one of the main factors bringing great concern to companies today, regardless of their size or invoicing. More than selling, they are concerned about how and when they will receive to assure their own survival. This work has for objective to understand the degree of significance given by borrowers of Caixa Econômica Federal (Caixa) in respect of dwelling default in the State of Pernambuco. It should be pointed out that questionnaires have been answered by defaulting borrowers of this company, located both in the capital and inland of the State of Pernambuco. Results achieved have shown that a small decrease in default was noted from the implementation of the Credit Risk System (Siric), from 2000; however, according to the current indexes and research results, efforts have to be intensified to make indexes fall into acceptable levels.
  • LA RESPONSABILIDAD SOCIAL CORPORATIVA Y LA COMPATIBILIDAD ELECTROMAGNÉTICA EN UM CONTEXTO INTERNACIONAL Artigos

    IZQUIERDO, GREGORIO ESCALERA; PATIER, CARMEN CALDERÓN

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente trabajo estudia los criterios de certificación internacionales de calidad referidos a la Compatibilidad Electromagnética (CEM), dirigidos a la protección de los sistemas de comunicación. Serán analizados los tres mercados de referencia, el europeo, norteamericano y japonés, que nos permitirán conocer el estadio actual de regulación, así como las posibles tendencias futuras de las diferentes áreas y zonas de producción en un contexto de globalización internacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present work studies the international certification approaches of quality referred to the Electromagnetic Compatibility (CEM), aimed to the protection of the communication systems. Three reference markets will be analyzed, the European, North American and Japanese, that will allow us to know the current status of regulation, as well as the possible future tendencies of the different areas and production regions in a context of international globalization.
  • PROPAGANDAS BUSINESS-TO-BUSINESS VERSUS BUSINESS-TO-CONSUMER: UMA COMPARAÇÃO DE ANÚNCIOS DE SERVIÇOS EM REVISTAS BRASILEIRAS Artigos

    VIEIRA, VALTER AFONSO; PETROLL, MARTIN DE LA MARTINIERE

    Resumo em Português:

    RESUMO Existem vários tipos de anúncios, alguns de bens, de idéias e, por fim, outros de serviços. Sendo mais específico, propagandas enfatizando serviços pelas empresas são mais raras do que propagandas com foco em bens. O presente artigo testa seis hipóteses em relação à comparação do conteúdo das propagandas de serviços com foco business-to-business e business-to-consumer. Da mesma forma, verifica-se também a existência de diferentes targets na elaboração de seus conteúdos. As sete variáveis avaliadas por meio de análise de conteúdo foram: tipo de anúncio, apelo, manchete, qualidade, preço, segmentação e endereço eletrônico. Os dados foram obtidos de 34 revistas de negócios publicadas no Brasil, totalizando uma amostra de 812 propagandas, das quais 29% foram para serviços business-to-business e 71% com foco business-to-consumer. Os resultados obtidos demonstraram a rejeição de apenas uma das seis hipóteses teoricamente propostas, reforçando a idéia de determinadas características que propagandas business-to-business possuem. Comentários adicionais e contribuições do estudo concluem o artigo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Several types of announcements exist, some are of goods, of ideas and, finally, of services. Being more specific, ad emphasizing services is less used than ad with focus in goods. The present article tests six hypotheses in relation to the comparison of the ad contents with focus business-to-business and business-to-consumer. In the same way, it is also verified the existence of different target in the content elaboration. The seven variables were: announcement type, appeal, headline, quality, price, segmentation and electronic address. The data were obtained from 34 business magazines published in Brazil, totaling a sample of 812 ad; which 29% were to services business-to-business and 71% focus business-to-consumer. The results demonstrated the rejection of just one hypothesis, reinforcing the idea certain characteristics that ad business-to-business possesses. Additional comments and study contributions conclude the article.
  • RELACIONAMENTO ENTRE ATRIBUTOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL E SATISFAÇÃO DO USUÁRIO Artigos

    FREZATTI, FÁBIO; AGUIAR, ANDSON BRAGA DE; REZENDE, AMAURY JOSÉ

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre os atributos do sistema de informação de contabilidade gerencial (SICG) e o nível de satisfação dos usuários desse sistema. As características qualitativas da informação contábil contribuem para a utilidade da informação contábil gerencial. Os atributos do sistema de informação contábil gerencial são os instrumentos por meio dos quais as referidas características são atingidas. Tais atributos são derivados do modelo conceitual de Chenhall e Morris (1986), consolidado por Moores e Yuen (2001). Foram coletados dados em uma pesquisa de campo junto às organizações classificadas entre as de médio e de grande portes no Brasil, definidas de maneira probabilística. A análise dos dados inclui análise multivariada, sendo utilizado o método do cluster. Os resultados indicam que a satisfação dos usuários aumenta se os atributos do sistema permitem aos usuários a obtenção de informações úteis. Futuras pesquisas podem investigar quais os atributos que mais contribuem para a satisfação dos usuários da informação contábil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the relationship between the attributes of a management-accounting information system (MAIS) and satisfaction among the users of a given system. The qualitative characteristics of accounting information, and the particular attributes of the MAIS that is used, contribute to the user satisfaction but a linkage with use/usefulness and user value of management-accounting information must be considered in terms of decision-making. In the presente study, the definitions of MAIS attributes are derived from the constructo provided by Chenhall and Morris (1986) and consolidated by Moores and Yuen (2001). These are applied to data collected in a field study of medium-sized and large Brazilian companies. Data analysis includes multivariate analysis by means of the cluster method. Results indicate that the satisfaction of users of a MAIS increases if the attributes of the system allow users to obtain useful information. Future research can examine which attributes of an MAIS make a greater contribution to the satisfaction of users of accounting information.
  • UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE CONTROLE DE DESEMPENHO E SUA RELAÇÃO COM OS INDICADORES FINANCEIROS Artigos

    GASSENFERTH, WALTER; SOARES, MARIA AUGUSTA MACHADO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo descritivo estatístico, baseado em uma dissertação de mestrado e em pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, apresenta a evolução do Balanced Scorecard como ferramenta de controle de desempenho de empresas, de 1998 a 2002, e compara os resultados obtidos com a evolução dos indicadores financeiros mais tradicionais utilizados no mercado, como Ebitda, EVA e CVA. O universo pesquisado foi o das quinhentas maiores empresas privadas que operam no país, com base no critério de classificação das quinhentas maiores que foi adotado pela revista Exame - Melhores e Maiores, de junho de 2000. Partiu-se do pressuposto de que, pelo porte, pelos recursos e pela posição ocupada na economia, essas empresas são líderes em processos de mudanças e exercem forte influência nas práticas de gestão e no direcionamento do ambiente de negócios. A pesquisa realizada foi quantitativa, buscando-se para todas as questões critérios quantificáveis de avaliação. Acredita-se que este estudo será relevante para pesquisadores das áreas de controle de gestão e análise de desempenho, bem como para empresas que estejam considerando o Balanced Scorecard apenas como uma ferramenta de suporte ao desenvolvimento e à implementação da estratégia da empresa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This statistical descriptive study, based on a master degree dissertation and on a research conducted by Fundação Dom Cabral, presents the Balanced Scorecard evolution as an enterprise performance control tool, from 1998 to 2002, and makes a comparison between the achieved results and the evolution of traditional financial key performance indicators available, as Ebitda, EVA and CVA. The researched universe comprehends the 500 biggest private companies operating in Brazilian market, considering the classification from the Exame - Maiores e Melhores review in its June of 2000 edition. The research assumed that due to their importance, amount of resources and position engaged in Brazilian economy, these companies are leaders in business processes. The performed research was quantitative, looking for quantifiable evaluation criteria, to be used in all the questions applied. This study can be relevant to researchers in control management and performance analysis areas, as well as to organizations which considers the Balanced Scorecard only as a support tool to their strategy development and implementation.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br