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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 9, Número: 8, Publicado: 2008
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Introdução

    Machado, Hilka Vier
  • Gestão por competências nas pequenas empresas do APL de bonés da cidade de Apucarana (PR): seu entendimento e suas práticas em confronto com as perspectivas teóricas

    Cassandre, Marcio Pascoal; Endrici, João Otávio Montanha; Vercesi, Cristiane

    Resumo em Português:

    RESUMO O construto competência vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas devido à sua importância para a gestão de pessoas e, em conseqüência, para a performance das organizações, incluindo das chamadas pequenas empresas. O presente trabalho, caracterizado como exploratório e descritivo, tem como finalidade analisar o entendimento dos gerentes/administradores atuantes no arranjo produtivo local (APL) de bonés da cidade de Apucarana-PR em relação à gestão por competências. Neste intuito, além de uma revisão da literatura sobre o construto competência, foi realizada uma pesquisa de campo no APL citado. Os resultados obtidos explicitaram o conhecimento das vantagens da gestão baseada em competências por parte dos gerentes/administradores envolvidos no estudo, porém evidenciou-se que, longe de ser compreendida como filosofia de negócios, a gestão por competências tem sido utilizada somente como ferramenta gerencial visando a resultados em curto prazo

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The competence construct comes gaining space in the academic discussion due to its importance for the management of people and, in consequence, for the performance of the organizations, including in those companies called small. This present work, characterized as exploratory and descriptive, has a purpose to analyze the understanding of managers/administrators performing at local productive arrangement (APL) of caps of Apucarana's city (PR) in relation to the management by competencies. In this intention, beyond a revision of literature on competence construct, was done a research at the APL. The gotten results shown that the knowledge of advantages of the management based on competencies by the managers/administrators envolved in this study, however it was proven that it's far to be understood as philosophy business-oriented, the management based on competencies has been only used as managemental too aiming at the results in short term.
  • Jovens empreendedores e o processo de criação de empresas

    Borges, Cândido; Filion, Louis Jacques; Simard, Germain

    Resumo em Português:

    RESUMO Grande parte das novas empresas é criada por jovens empreendedores com menos de 35 anos, mas pouco se conhece sobre as especificidades desse grupo de empreendedores. Este artigo contribui para a compreensão do processo de criação de empresas pelos jovens empreendedores ao apresentar e analisar a criação de 89 empresas fundadas por jovens de 18 a 34 anos e compará-las com as de 99 empresas criadas por empreendedores de 35 anos ou acima. Os resultados apontam que: 1. na maior parte dos casos, os jovens criam suas empresas em equipe; 2. eles começam com um capital inicial menor que os empreendedores de 35 anos ou mais; 3. eles precisam atravessar um processo de criação que dura, em média, mais de dois anos; 4. eles desempenham funções em todas as áreas da administração - funções para as quais têm pouca ou nenhuma formação e experiência anterior à criação da empresa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Great part of new ventures are created by young entrepreneurs under 35 years old. Even though, little is known about this peculiar group of entrepreneurs. This paper intends to contribute to a better understanding about specific features of ventures creation process by young entrepreneurs. It presents and analyses 89 new ventures started by entrepreneurs between 18 and 34 years old compared to 99 enterprises created by entrepreneurs over 35 years old. The research shows that: 1. in most cases, the young entrepreneurs start the new venture working as a team member; 2. they count on lower amount of financial resources than those over 35 years old; 3. in average, the creation process by young entrepreneurs last longer than two years; 4. the young entrepreneurs fulfill management tasks whichever the field related - in spite of the little prior experience in management.
  • Mecanismos de vigilância e dispositivos de controle: o caso de uma indústria familiar de confecções de Minas Gerais

    Gomes, Almiralva Ferraz; Santana, Weslei Gusmão Piau; Araújo, Uajará Pessoa

    Resumo em Português:

    RESUMO As transformações políticas, sociais e econômicas, cada vez mais aceleradas, mudam o ambiente de negócios do mundo inteiro. Nesse cenário, empresas de diferentes ramos, nacionalidades e tamanhos enfrentam-se com o objetivo de ganhar mais mercado ou simplesmente de garantir um espaço no mercado. Esse caráter atual de constantes transformações ambientais impõe às organizações, até mesmo às familiares, uma nova dinâmica. Visando à sua adequação para essa nova condição e ao alcance de competitividade em produtos, serviços e processos, a empresa moderna utiliza-se, muitas vezes, de mecanismos de controle e vigilância. Assim, tendo em vista a importância sociopolítica e econômica da organização familiar, o presente trabalho buscou conhecer as interpretações dos vários agentes sociais a respeito do controle e da vigilância no cotidiano laboral. Apoiado em uma abordagem qualitativa, estudou-se o caso de uma indústria de confecções de caráter familiar localizada no sul de Minas Gerais. Evidenciou-se, no caso analisado, que o controle e a vigilância podem ser interpretados de forma diferenciada pelos diversos atores sociais e que, a depender da posição hierárquica do indivíduo, sua percepção será distinta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Political, social and economical transformations, more and more accelerated, change the businesses environment througout the world. In this context, companies of different branches, nationalities and sizes confront each other with aiming to win more market share or simply to guarantee their space in the market. This current context of constant environmental transformations demand from organizations, even family ones, new dynamics. Seeking to adaptat to this new situation and trying to give competitiveness to products, services and processes, the modern company often makes use of control and surveillance mechanisms. Thus, taking in view the social, political, and economical importance of the family organization, the present paper tried to investigate the interpretations of several social agents regarding the control and surveillance in the everyday working life. Through a qualitative-based approach this research studied the case of a family industry of clothes settled in the south of Minas Gerais. It was evidenced in the case analyzed that the control and the surveillance can be interpreted in way differentiated by the several social actors and that, to depend of the individual's hierarchical position, your perception will be different.
  • A internacionalização da indústria calçadista francana

    Machado Neto, Alfredo José; Almeida, Fernando Carvalho de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem por objetivo investigar, à luz das teorias de internacionalização de empresas, as formas de inserção no mercado externo das indústrias de calçados da cidade de Franca, no Estado de São Paulo, e o estágio atual dessas empresas no processo de internacionalização de suas atividades. Foram enviados questionários às 208 empresas que compõem o universo das pequenas, médias e grandes indústrias de calçados da cidade, com um retorno de 70%. Os resultados apurados permitem afirmar que elas seguem uma estratégia gradual de inserção no mercado internacional, em consonância com a literatura sobre o processo de internacionalização. A maioria delas se encontra, ainda, nos estágios iniciais desse processo. As principais causas para o lento desenvolvimento dessas empresas no mercado internacional são a utilização de intermediários na comercialização, a não-utilização de marcas próprias e a falta de desenvolvimento de canais próprios de distribuição no exterior.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aim to investigate, based on the internationalization of companies' theories, the ways of integration into the industries of shoes' foreign market from the city of Franca, São Paulo, and the current situation of these companies in the process of internationalization of its activities. Questionnaires were sent to two hundred and eight companies that make up the universe of small, medium and large footwear industries in the city, with a return of seventy percent. The results show that they follow a strategy of gradual integration into the international market, in line with the literature on the process of internationalization. Most of them are still in the early stages of this process. The main causes for the slow development of these businesses in the international market are the use of intermediaries in the marketing, lack of own brands and the lack of development of their own channels of distribution abroad.
  • O empreendedor humanizado como uma alternativa ao empresário bem-sucedido: um novo conceito em empreendedorismo, inspirado no filme Beleza Americana

    Paiva Júnior, Fernando Gomes de; Almeida, Simone de Lira; Guerra, José Roberto Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO Na tentativa de compreender o conceito de empreendedor humanizado, o filme Beleza Americana foi analisado em uma visão comparativa de personagens demarcados por tipologias empreendedoras e sob uma abordagem crítica: o empreendedor humanizado e o atomístico marginal e de sucesso. O primeiro constrói sua identidade na esfera das relações sociais, como forma de emancipação humana, e o segundo caracteriza-se por um padrão de comportamento despersonalizado e individualista. O fato de o empreendedorismo se inserir em uma perspectiva sócio-histórica e humanizadora contribui para se conduzir a discussão sobre o tema para além da dimensão econômica. Isso ocorre ao serem introduzidas concepções que ultrapassam a lógica de ação puramente racional, individualista e utilitarista. O entendimento múltiplo do fenômeno realça a posição do empreendedor como agente comprometido com a mudança da realidade social

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT An attempt was made to delineate the concept of the humanized entrepreneur, through an analysis of the film American Beauty. Through a comparative analysis of the movie's characters and their association with cultural tropes of entrepreneurship, a critical evaluation was made of the humanized entrepreneur vs. the successful atomistic delinquent. The former builds his identity in the sphere of social relations as a mode of human emancipation, whereas the latter is characterized as having individualist and impersonal behaviour patterns. Since entrepreneurship can be viewed from both a socio-historical and humanized perspective, such an analysis can contribute to the discussion of the topic beyond its simply economic dimension. Such can occur when individualistic and utilitarian ideas which extend beyond the logic of purely rational action are taken into account. Such a multifaceted understanding of this phenomenon highlights the position of the entrepreneur as an agent committed to changes in social reality.
  • Quem é o empreendedor? As implicações de três revoluções tecnológicas na construção do termo empreendedor

    Zen, Aurora Carneiro; Fracasso, Edi Madalena

    Resumo em Português:

    RESUMO O empreendedor tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento econômico das nações. Contudo, desde sua origem no século XVI, o termo empreendedor tem passado por modificações. Este artigo tem como objetivo identificar contribuições para a formação e as modificações nesse termo à luz das mudanças ocorridas ao longo de três paradigmas tecnológicos: revolução industrial, fordismo e tecnologia da informação. O argumento central deste ensaio é que empreendedor refere-se a um termo dinâmico e multifacetado, influenciado por revoluções tecnológicas e sociais. Foram identificadas quatro concepções de empreendedor: individual, intra-empreendedor, coletivo e social. Conclui-se que os diferentes empreendedores têm motivações, barreiras e desafios que divergem em características, mas convergem na busca pela construção de um novo empreendimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The entrepreneur has played an important role in the economic development of countries. However since its origin in the XVI century the term entrepreneur had different definitions. The objective of this paper is to identify contributions for the formation and the modification in this term throughout three technological paradigms: industrial revolution, mass production and technology of information. The central argument of this paper is that "entrepreneur" refers to a term dynamic and multifaceted, influenced by technological and social revolutions. These paradigms lead to four types of entrepreneurs: individual, intra-entrepreneur, collective and social entrepreneur. Each entrepreneur has different characteristics and motivation, but the main objective is the same: to start a new enterprise. The implications of these different characteristics should be investigated in new studies.
  • Escolha profissional no curso de administração: tendências empreendedoras e gênero

    Peñaloza, Verônica; Diógenes, Camila Gomes; Sousa, Sara Jamile Aragão

    Resumo em Português:

    RESUMO A inserção da mulher no mercado de trabalho e seu acesso ao ensino superior têm contribuído para a mudança da natureza dos papéis tradicionalmente atribuídos às mulheres, influenciando suas escolhas profissionais. Contudo, diferentemente do homem, as questões profissionais ainda ocupam um lugar secundário na vida da mulher. Dessa forma, as escolhas profissionais femininas privilegiam o emprego formal, em detrimento de tornarem-se empreendedoras. Nesse contexto, o propósito deste trabalho é estudar o empreendedorismo feminino como escolha profissional em um curso de Administração, relacioná-lo com as razões da opção pelo curso e estudar os fatores que os alunos consideram importantes na atividade profissional. A pesquisa é de caráter exploratório e as informações foram tratadas estatisticamente por meio de análise fatorial, ANOVA e regressão logistic

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The insertion of women in the market and their access to higher education has contributed for a change in the role traditionally attributed to them, influencing their professional choice. However, differently from men, professional issues still occupy a secondary position in women's lives. Therefore, women choose formal job instead of entrepreneurship. In this context, the purpose of this essay is to analyze women entrepreneurship as a professional choice at a business Management course and to relate it to the reasons why they choice for this course and to study the fact that the students consider important to their professional activity. The essay has an exploratory character and the data were statistically treated through factorial analyses, ANOVA and logistic regression.
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