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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2020
  • CAPACIDADE ABSORTIVA EM IMPLEMENTAÇÕES DE ANALYTICS: UM MODELO DE PESQUISA Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    FERREIRA, RODRIGO; GOMES, JOSIR S.; CARVALHO, ANA

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Apresentar um estudo em profundidade com empresas portuguesas a fim de propor um modelo conceitual que emergiu dos dados coletados, enfatizando o modo como a ferramenta contribui para a formação de capacidade absortiva. Originalidade/valor: Foi possível delinear um modelo com as associações teóricas entre capacidade absortiva e analytics a partir das vozes de especialistas e tomadores de decisão de empresas portuguesas, contribuindo como instrumento para orientar estratégias que ajudem as empresas a compreender melhor como acontece a absorção do conhecimento em implementações de analytics para um direcionamento mais eficiente de esforços e consequente geração de valor incremental. Design/metodologia/abordagem: Realizou-se um estudo de natureza qualitativa com a adoção da Grounded Theory como estratégia de pesquisa. Dessa forma, adotaram-se técnicas e procedimentos do método que permitiram a constante coleta e análise dos dados. Para tanto, utilizou-se o software Atlas.ti. Resultados: A principal contribuição teórica é a proposição de um modelo conceitual que considere as categorias, subcategorias, propriedades e dimensões emergentes, que qualificam o alinhamento conceitual entre capacidade absortiva e analytics e explicam a existência do construto ao longo da implementação. Como contribuições empresariais, ressalta-se a configuração da absorção do conhecimento de acordo com dois padrões de uso do analytics: orientado à resolução de problemas específicos e como orientador do planejamento institucional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Propose a research model that involves the conceptual relationships between the theoretical support of the absorptive capacity and analytics, emphasizing the way in which the tool contributes to the formation of absorptive capacity within the companies. Originality/value: It was possible to delineate a model with the theoretical associations between absorptive capacity and analytics from the voices of experts and decision makers of Portuguese companies, contributing as a tool to guide strategies that help companies for a better understanding of how the absorption of knowledge occurs in analytics implementations to better target efforts at incremental value generation. Design/methodology/approach: A qualitative study was carried out with the adoption of Grounded Theory as a research strategy. In this way, techniques and procedures of the method were followed that allowed the constant collection and analysis of the data, supported with the use of Atlas.ti software. Findings: The main theoretical contribution is the proposition of a conceptual model that considers emerging categories, subcategories, properties, and dimensions, that qualify the conceptual alignment between absorptive capacity and analytics and explain the existence of the construct over implementation. As entrepreneurial contributions, the configuration of knowledge absorption according to two analytic use patterns is emphasized: as oriented towards solving specific problems and as a guideline of institutional planning.
  • ESCALA DE CULTURA DE GERENCIAMENTO DE ERROS: TRADUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE PARA AMOSTRAS BRASILEIRAS Gestão Humana E Social

    PORTO, JULIANA B.; PUENTE-PALACIOS, KATIA E.; MOURÃO, LUCIANA; SANTOS, MARIANA M.; ARAUJO, IVY F.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste artigo foi identificar evidências de validade para a versão em português do Brasil da Escala de Cultura de Gerenciamento de Erros. Originalidade/valor: O erro é generalizado e não pode ser totalmente evitado. Assim, é essencial promover o gerenciamento para lidar com erros e evitar consequências negativas. A cultura de gerenciamento de erros compreende um conjunto de práticas organizacionais relacionadas à comunicação sobre erros, ao compartilhamento de conhecimento sobre os erros, à ajuda em situações de erro e à rápida detecção e tratamento de erros. No Brasil, não foi encontrado questionário para medir esse conceito, apesar da relevância de entender como aprendemos com nossas falhas. Design/metodologia/abordagem: A Escala de Cultura de Gerenciamento de Erros foi obtida após os procedimentos de tradução para português e tradução reversa. Realizaram-se pesquisas on-line e presencial. Uma amostra de 233 trabalhadores respondeu à escala de 17 itens, avaliados por uma escala de cinco pontos. Variáveis ​​demográficas e profissionais também foram coletadas. Resultados: Os resultados de uma análise fatorial exploratória e da análise paralela suportaram uma estrutura unifatorial, mas também a representação de quatro facetas do gerenciamento de erros. As cargas fatoriais variaram de 0,35 a 0,82, e o coeficiente de confiabilidade de Cronbach foi de 0,94. A estrutura encontrada está alinhada com o estudo original e com outros estudos usando a escala. Os resultados apontaram que se trata de um instrumento promissor para pesquisas e diagnósticos. Estudos futuros são necessários para confirmar esses achados com diferentes públicos e testar sua validade preditiva para ampliar as evidências.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To provide evidence of the validity of a Brazilian Portuguese version of the Error Management Culture Scale. Originality/value: Errors are pervasive and cannot be entirely prevented, so it is essential to manage them so as to avoid the worst negative consequences. Error management culture is a set of organizational practices related to communicating about errors, sharing error knowledge, helping in error situations and detecting and handling errors quickly. There was no Brazilian questionnaire for measuring this concept, despite the importance of understanding how we learn from mistakes. Design/methodology/approach: The Brazilian Error Management Culture Scale was obtained by translation and back-translation procedures. An online and pencil and paper survey were conducted. A sample of 233 employees responded to the 17 items of the scale using five-point scales. Data on demographic and professional variables were also collected. Findings: Exploratory factor analysis and parallel analysis indicated a one-factor structure, but it can also be represented in terms of four facets of error management. The factor loadings ranged from 0.35 to 0.82 and Cronbach’s reliability coefficient was 0.94, which is consistent with the original study and with other studies using the scale. The results suggested the Brazilian scale will be useful in research and diagnosis. Future studies are needed to confirm these findings in different samples and its predictive validity should be tested to extend the evidence.
  • COMPORTAMENTO PLANEJADO E CRENÇAS RELIGIOSAS COMO ANTECEDENTES DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS Gestão Humana E Social

    PAIVA, LUIS E. B.; SOUSA, EVANGELINA S.; LIMA, TEREZA C. B.; SILVA, DIRCEU DA

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar o relacionamento entre as crenças religiosas e os constructos da Teoria do Comportamento Planejado na intenção empreendedora. Originalidade/valor: O artigo se destaca por fomentar a compreensão do empreendedorismo a partir da Teoria do Comportamento Planejado, proposta por Ajzen (1991), alinhando-a com as crenças religiosas. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa. Adotou-se o método survey para a coleta dos dados, em que foi obtida uma amostra de 448 estudantes do curso de Administração de duas universidades públicas do Nordeste. Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para o tratamento e a análise dos dados. Resultados: Os resultados apontaram que a atitude pessoal, o controle percebido e as crenças religiosas exerceram influência sobre a intenção empreendedora de estudantes universitários, o que não ocorreu com as normas subjetivas. Contudo, as normas subjetivas influenciaram a atitude pessoal e o controle percebido dos estudantes universitários. Os universitários apresentaram uma predisposição ao empreendedorismo e reconheceram que têm as competências necessárias para criação de negócios. Contudo, a escolha em se tornar empreendedor pode não ser motivada, diretamente, pela expectativa de seus referentes sociais. Ademais, os universitários não perceberam a influência das crenças religiosas na manifestação do seu comportamento, pelo fato de a vocação e a motivação pró-social estarem distantes do contexto ambiental em que os universitários estão inseridos ou por não serem praticantes de uma religião que fomente tais crenças.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To investigate the relationship between religious beliefs and the constructs of the Theory of Planned Behavior in entrepreneurial intention. Originality/value: The article stands out by promoting the understanding of entrepreneurship from the Theory of Planned Behavior proposed by Ajzen (1991), aligning it with religious beliefs. Design/methodology/approach: It is an exploratory and descriptive study, of a quantitative nature. The survey method was used to collect the data, in which a sample of 448 students from the Business Administration courses at two public universities in the northeast of Brazil was obtained. Structural Equation Modeling was used to treat and analyze the data. Findings: The results demonstrated that personal attitude, perceived control, and religious beliefs influence the entrepreneurial intention of university students, which did not occur with subjective norms. However, subjective norms influenced the personal attitude and perceived control of university students. The university students presented a predisposition to entrepreneurship and recognized that they have the necessary skills to create a business. However, the choice to become an entre preneur may not be motivated directly by the expectation of its social referents. Moreover, university students did not perceive the influence of religious beliefs in the manifestation of their behavior, because vocation and prosocial motivation are far from the environmental context in which university students are inserted or because they are not practicing a religion that fosters such beliefs.
  • MODELOS DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS FINANCEIROS E GOVERNANÇA CORPORATIVA Finanças Estratégicas

    GANZ, ALYNE C. S.; SCHLOTEFELDT, JOSIANE O.; RODRIGUES JUNIOR, MOACIR M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a inclusão da governança corporativa na explicação dos modelos de precificação de ativos de três e cinco fatores de Fama e French (1993, 2015). Originalidade/valor: A presente investigação se diferencia dos demais trabalhos por inserir a governança corporativa como fator explicativo nos modelos de precificação de ativos financeiros. Pretende-se, assim, contribuir para a área de pesquisa ao tentar identificar características antes não exploradas, quanto ao método proposto, que agreguem explicação aos modelos de precificação de ativos financeiros, de modo a ajudar os investidores e profissionais da área financeira. Design/metodologia/abordagem: A amostra de pesquisa é composta por 387 empresas listadas na B3, no período entre 2012 e 2016. Para análise dos dados, utilizaram-se regressões de dados em painel, de acordo com metodologia dos estudos de Fama e French (1993, 2015), por meio do software Stata. Resultados: Os resultados indicam que a governança corporativa impacta negativamente o retorno das ações das pequenas empresas com menores níveis de governança corporativa e que o inverso acontece em relação às grandes empresas, com altos níveis de governança. Outras variáveis também foram encontradas como impactantes no retorno das ações, como valor de mercado, book-to-market, rentabilidade e investimentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aimed to analyze the inclusion of corporate governance in the explanation of Fama and French’s (1993, 2015) three and five-factor asset pricing models. Originality/value: This research differs from other works by inserting corporate governance as an explanatory factor in the pricing model of financial assets. Thus, it is intended to contribute to the research area by trying to identify previously unexplored characteristics, as the proposed method, that helps and adds explanation to the pricing models of financial assets, thus helping investors and professionals in the financial area. Design/methodology/approach: The research sample consists of 387 companies listed in B3, in the period between 2012 and 2016. For data analysis, panel data regressions were used according to the methodology of Fama and French studies (1993, 2015) through the Stata software. Findings: The results indicate that corporate governance has a negative impact on the return of the actions of small companies with lower levels of corporate governance and that the reverse is true for large companies with high levels of governance. Other variables were also found to be impacting on stock returns, such as market value, book-to-market, profitability, and investments.
  • A COMUNALIDADE NA LIQUIDEZ É UM FATOR DE RISCO PRECIFICÁVEL? Finanças Estratégicas

    SILVA JÚNIOR, CLÁUDIO P.; MACHADO, MÁRCIO A. V.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar se a comunalidade na liquidez é precificada e sua relação com o retorno acionário no mercado acionário brasileiro. Originalidade/valor: Por causa da incipiência, na literatura financeira brasileira, do tema comunalidade na liquidez, este artigo proporciona o desenvolvimento do conhecimento acerca do efeito da comunalidade na liquidez para o investidor, investigando se uma estratégia de investimento em ativos mais sensíveis a variações sistemáticas da liquidez é atrativa para os investidores, condizente com a trade off risco-retorno. Design/metodologia/abordagem: Para identificar o efeito da comunalidade para o investidor, optou-se pela utilização de carteiras. Adotando como amostra as empresas listadas na B3, foram desenvolvidas regressões em série de tempo, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2015. Resultados: Verificou-se que a comunalidade é um fenômeno presente no mercado acionário brasileiro e que os seus maiores valores se concentraram nos períodos das crises financeiras internacionais. Ademais, com a utilização de carteiras, observou-se um prêmio de 4,165% ao mês para a comunalidade na liquidez, apesar de não significativo estatisticamente. Por fim, constatou-se que a comunalidade na liquidez constitui um fator de risco precificável e, ao expô-lo aos demais fatores de risco, verificou-se que o fator de risco liquidez conseguiu parcialmente capturá-lo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Analyze if the commonality in liquidity is priced and its relation with the stock return in the Brazilian stock market. Originality/value: Due to the shortage of papers about the effects of commonality in liquidity in the Brazilian financial literature, this paper provides knowledge development about commonality in liquidity effect for the investor, investigating whether an investment strategy in the most sensitive assets to systematic variations of liquidity is attractive for investors, consistent with the risk-return trade off. Design/methodology/approach: In order to identify the effect of commonality to investors, we opted to use portfolios. Using companies listed on B3 as a sample, we estimated regressions developed in the time series from January 2007 to December 2015. Findings: We found that the commonality is a phenomenon present in the Brazilian stock market and their highest values were concentrated in periods of international financial crises. In addition, using portfolios, we observed a premium of 4.165% per month for the commonality in liquidity, although not statistically significant. Finally, we found that the commonality in liquidity is a priced risk factor and when we exposed it to other risk factors we found that the liquidity risk factor was able to partly capture it.
  • EVENTOS EXTREMOS E O MERCADO DE PETRÓLEO: ABORDAGEM DE SALTOS CONDICIONAIS Finanças Estratégicas

    RESENDE, MAX C.; PEDRO, EVANDRO C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar os movimentos de preços estimulados por eventos extremos, como explosão de plataforma e crises geopolíticas e financeiras no mercado de petróleo, e compreender a reação e a persistência desses efeitos sobre o preço da commodity. Originalidade/valor: A posição de destaque do petróleo gera preocupações de investidores, produtores e formuladores de política em razão do comportamento instável de seu nível de preço e padrão de volatilidade, o que justifica a necessidade de investigação de sua dinâmica para fins de formação de política econômica, estratégias de trading, estrutura de custos e receitas das empresas do setor e decisões de investimento em outras fontes de energia. Design/metodologia/abordagem: Para modelar a ocorrência de saltos de volatilidade originada pela ocorrência de eventos extremos, foram utilizadas quatro especificações para a metodologia de saltos condicionais ARJI-GARCH, desenvolvida por Chan e Maheu (2002). Os dados consistem em 2.008 registros diários do preço de fechamento do petróleo do tipo light (WTI) no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2017, obtidos na NYMEX. Resultados: Dentre vários resultados, verificou-se que a ocorrência de eventos extremos provoca alterações significativas nos retornos do petróleo, contrariando a hipótese de mercados eficientes. Também se constatou que as variações no preço do petróleo podem ser especificadas por meio de saltos condicionais que são variantes no tempo, porém pouco sensíveis a choques passados e de persistência de curtíssimo prazo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This research aims to analyse price movements in the oil market stimulated by extreme events such as oil platform explosions, geopolitical events, and financial crises and to understand the reaction and the persistence of these effects on the commodity’s price. Originality/value: The prominent position of oil raises the concerns of investors, producers, and policymakers because of the unstable behaviour of its price level and pattern of volatility. This justifies the need to investigate the dynamics of this behaviour for the purposes of economic policy formation, strategies around trade and costs, and revenue calculations for companies of this sector, as well as investment decisions for other sources of energy. Design/methodology/approach: In order to model the occurrence of volatility jumps caused by extreme events, four specifications were used for the ARJI-GARCH conditional jumping methodology developed by Chan and Maheu (2002). The data consist of 2008 daily records of the closing price of light oil (WTI) from January 2010 to December 2017 obtained from NYMEX. Findings: Among several results it was verified that the occurrence of extreme events causes significant changes in the oil price, which goes against the efficient market hypothesis, and that a time-varying conditional jump process can be specified, but it has little sensibility to past shocks and very short-term persistence.
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