Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: Este artigo tem como objetivo investigar a relação entre o gerenciamento de projetos (GP) e a transformação digital (TD) nas organizações. Originalidade/valor: Este trabalho contribui para ampliar o conhecimento da relação existente entre o GP e a TD, indicando que o GP e suas diferentes abordagens são utilizados de forma estratégica para viabilizar a execução da TD nas organizações. Além disso, é evidenciado que a TD demanda indivíduos com competências técnicas e comportamentais para trabalharem em contextos inovadores e de rápidas mudanças organizacionais, culturais e tecnológicas, advindas com a adoção de novas tecnologias digitais. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa é caracterizada como exploratória com abordagem qualitativa. A metodologia adotada foi a revisão sistemática da literatura, e busca compreender a relação e a convergência entre o GP e a TD. A pesquisa foi realizada de forma ampla e os artigos foram selecionados nas bases Web of Science, Scopus e Google Scholar, formando o corpus de análise com 104 artigos publicados no período de 2015 a 2020. Resultados: Os resultados convergiram para a formação de quatro fatores: competências; estratégia; tecnologias digitais; e portfólio, programas e projetos, demonstrando a capacidade evolutiva e adaptativa do GP para suportar grandes mudanças, como a TD.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Purpose: This article aims to investigate the relationship between project management (PM) and digital transformation (DT) in organizations. Originality/value: This article contributes to expanding the knowledge of the relationship between PM and DT, indicating that PM and its different approaches are used strategically to enable DT implementation in organizations. In addition, it is evidenced that DT demands individuals with technical and behavioral competencies to work in innovative and rapid organizational, cultural, and technological contexts arising from adopting new digital technologies. Design/methodology/approach: The research is characterized as exploratory with a qualitative approach. The methodology adopted was the systematic literature review and sought to understand the relationship and convergence between PM and DT. The research was carried out broadly, and the articles were selected on the Web of Science, Scopus, and Google Scholar bases, forming the analysis corpus with 104 articles published from 2015 to 2020. Findings: The results converged in the composition of four factors: competencies; strategy; digital technologies; and portfolio, programs, and projects, demonstrating the evolutionary and adaptive capacity of PM to support major changes such as DT.Resumo em Português:
Resumo Objetivo: Compreender os mecanismos de proteção de direitos de propriedade utilizados no sistema agroindustrial (SAG) do leite no Paraná, Brasil, e na antiga região de Midi-Pyrénées, França. Originalidade/valor: A partir de uma perspectiva complementar da Economia dos Custos de Transação e da Economia dos Custos de Mensuração, a proposição é que o uso de mecanismos de garantia de direitos de propriedade, de forma complementar, por meio de salvaguardas, parâmetros, mensuração, acordos ou litígios, contribui para a transação de produtos diferenciados, a proteção desses direitos e melhorias no sistema. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo descritiva contemplando 25 entrevistas semiestruturadas com produtores, processadores e agentes-chave do SAG do leite no Brasil, no estado do Paraná, e na França, na antiga região de Midi-Pyrénées, nos anos de 2016 e 2017. A análise de conteúdo qualitativa foi realizada com o auxílio do software Nvivo Pro. Resultados: Identificou-se que, na França e nas regiões centro-oriental e oeste do Paraná, o uso de mecanismos de proteção de direito de propriedade de maneira complementar (salvaguardas, parâmetros, mensuração, acordos ou litígios) permite a transação de leite com qualidade superior e reinvestimentos na produção por parte dos agentes, contribuindo para melhorias no sistema. Na região norte do Paraná, o uso limitado de mecanismos de proteção dos direitos (acordos verbais, mensuração e compartilhamento de informação não confiável e ausência de proteção ex post) permite a transação do leite com qualidade mínima e restringe reinvestimentos na produção, limitando as melhorias no sistema.Resumo em Inglês:
Abstract Purpose: This study aims to understand the mechanisms of property rights guarantee in the dairy agro-industrial system (DAGS) in Paraná, Brazil, and in the old Midi-Pyrénées region, France. Originality/value: From a complementary perspective of Transaction Cost Theory and Measurement Cost Theory, the proposal in the study is that the use of mechanisms to guarantee property rights through safeguards, parameters, measurement, agreements, or litigation contributes to the transaction of differentiated products and also to the protection of these rights, favoring systems improvement. Design/method/approach: A descriptive qualitative study was done, encompassing 25 semi-structured interviews with producers, processors, and key agents of the DAGS in the state of Paraná in Brazil and in the old Midi-Pyrénées region of France, in 2016 and 2017. Qualitative content analysis was performed with NVivo Pro software. Findings: It was identified that in France and in the central-eastern and western regions of Paraná, the use of complementary protection property rights mechanisms (safeguards, parameters, measurement, agreements, or litigation) allows higher quality milk transactions and reinvestments in production by agents, contributing to system improvement. In the northern region of Paraná, the limited use of property rights mechanisms (verbal agreement, measurement, unreliable information sharing, and the absence of ex post protection) allows minimal quality milk trans actions and restricts reinvestments in production, limiting systems improvement.Resumo em Português:
Resumo Objetivo: Este trabalho investigou a contribuição da capacidade absortiva de startups de educação (Edtechs) para o desenvolvimento de inovações e vantagens competitivas sustentáveis, durante o primeiro ano de distanciamento social da pandemia da Covid-19. Originalidade/valor: Embora a capacidade absortiva seja considerada importante para a inovação e obtenção de vantagens competitivas (Cohen & Levinthal, 1990; Zahra & George, 2002), ela tem sido pouco investigada no contexto das startups (Cajuela & Galina, 2020). Além disso, considerando ainda o atual ambiente de negócios de crescimento da utilização de tecnologias na educação, especialmente pela adoção do ensino remoto (Ministério da Educação [MEC], 2020) durante a pandemia da Covid-19, este estudo busca contribuir para a compreensão acerca do crescimento das Edtechs nesse cenário. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, na ferramenta Google Meet. Adotou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006, 2012), por meio da qual foi possível definir códigos, categorias e temas referentes aos dados. Resultados: Os resultados evidenciaram a relação entre a capacidade absortiva das startups e as inovações desenvolvidas, bem como as vantagens competitivas adquiridas. Evidenciou-se ainda o desenvolvimento das capacidades absortivas pelas relações interorganizacionais com corporates e pelas interações com especialistas e mentores. Além disso, o time interno e a cultura organizacional despontaram como fontes importantes de capacidades absortivas. Assim, como recomendações para pesquisas futuras, sugere-se a investigação desses dois construtos e sua relação com a capacidade absortiva das startups.Resumo em Inglês:
Abstract Purpose: This work investigated the contribution of the absorptive capacity of education startups (Edtechs) to the development of innovations and sustainable competitive advantages in the first year of social distancing during the Covid-19 pandemic. Originality/value: Although absorptive capacity is considered important for innovating and obtaining competitive advantages (Cohen & Levinthal, 1990; Zahra & George, 2002), it has been little investigated in the context of startups (Cajuela & Galina, 2020). In addition, considering the current business environment of growth in the use of technologies in education, especially the adoption of remote education (Ministério da Educação [MEC], 2020) during the Covid-19 pandemic, this study seeks to contribute to the understanding of the growth of Edtechs in this scenario. Design/methodology/approach: The research consisted of a qualitative approach, and data collection was conducted through semi-structured interviews using the Google Meet tool. The data were analyzed based on the thematic analysis by Braun and Clarke (2006, 2012), which enabled us to define codes, categories, and themes for analysis. Findings: The results showed the relationship between the absorptive capacity of startups, the innovations developed, and the competitive advantages acquired. Interorganizational relations with corporates and interactions with specialists and mentors also evidenced the development of absorptive capacities. In addition, the internal team and the organizational culture emerged as essential sources of absorptive capacities. Thus, as recommendations for future research, it is suggested to investigate these two constructs and their relationship with the startups’ absorptive capacity.Resumo em Português:
Resumo Objetivo: Explorar um processo de crescimento organizacional, considerando diferentes fatores intervenientes: o contexto institucional, as competências organizacionais e os papéis dos líderes. Originalidade/valor: Do ponto de vista da literatura, o estudo contribui ao explicar o processo prático de encadeamento de diferentes pressões institucionais (regulatórias, normativas e cognitivas) que levaram ao crescimento, quando aliadas às disposições organizacionais e à melhor preparação da liderança para enfrentamento dos desafios. Para a prática, evidencia a importância do alinhamento entre lideranças e sobre o efeito da capacitação quando responde às expectativas do contexto institucional. Design/metodologia/abordagem: Realizou-se um estudo de caso das cooperativas de crédito singulares filiadas à Central Sicredi PR/SP/RJ, no qual se analisaram as práticas segundo as interpretações dos envolvidos. Foram levantados documentos, e entrevistaram-se 24 executivos de três níveis diferentes de dez cooperativas. Realizou-se, de maneira indutiva, a análise do conteúdo, e os temas foram catalogados em sua recorrência. Resultados: Emergiu uma explicação dinâmica, em que a pressão contextual atuou como catalisadora da transformação das práticas pela via da aprendizagem, e para a evolução da interação entre a alta e a média gerências num processo decisório mais ágil, gerador de inovações e propício à entrega de valor otimizada, desejada pelo mercado, pelos clientes e pela sociedade em geral. As tomadas de decisões assertivas e responsivas desenvolveram competências organizacionais para o crescimento diferenciado.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Purpose: To explore a process of organizational growth, considering different intervening factors: the institutional context, organizational capabilities, and the roles of leaders. Originality/value: From the literature point of view, the study contributes by explaining the practical process of linking different institutional pressures (regulatory, normative, and cognitive) that led to growth when combined with organizational dispositions and better leadership preparation to face challenges. For practice purposes, it highlights the importance of alignment between leaders and the effect of training when they respond to the expectations of the institutional context. Design/methodology/approach: A case study of the singular credit cooperatives affiliated with Central Sicredi PR/SP/RJ was carried out in which the practices were analyzed according to the interpretations of those involved. Documents were collected, and 24 executives from three levels of ten cooperatives were interviewed. An inductive content analysis was performed, and the themes were cataloged according to their recurrence. Findings: A dynamic explanation emerged according to which contextual pressure acted as a catalyst for the transformation of the practice through learning and the evolution of the interaction between upper and middle management in a more agile decision-making process. It also generated innovations and led to the optimized delivery of value, expected by the market, customers, and society in general. Assertive and responsive decision-making developed organizational competencies for differentiated growth.Resumo em Português:
Resumo Objetivo: O objetivo da pesquisa é analisar se a autoeficácia e as características empreendedoras (por exemplo, tomada de risco, planejamento, reconhecimento de oportunidade, persistência, sociabilidade, inovação e liderança) diferem na explicação dos modelos de intenção empreendedora, tendo a educação empreendedora como moderadora dos relacionamentos. Originalidade/valor: O estudo oferece uma perspectiva aprofundada sobre quais características comportamentais se encaixam melhor em modelos de intenção de empreendedorismo e auxilia a preencher uma lacuna teórica e prática sobre a necessidade de a educação universitária aumentar seu impacto positivo sobre o capital humano, particularmente nas habilidades profissionais dos alunos, demonstrando quais características são mais impactadas pela educação empreendedora. Design/metodologia/abordagem: Foi utilizada metodologia quantitativa e os dados foram analisados com modelagem de equações estruturais. A amostra foi composta por 1.004 universitários brasileiros, de universidades públicas e privadas. A pesquisa foi realizada de forma não probabilística e com amostra de conveniência. Para abordar as hipóteses e objetivos da pesquisa, todos os construtos foram adaptados da literatura de empreendedorismo. Resultados: Os resultados indicam que pode ser mais adequado utilizar um conjunto de características empreendedoras ao investigar um modelo de intenção empreendedora, quando se busca um fator explicativo superior e um modelo mais robusto; além disso, as características empreendedoras representam um modelo mais sensível, que traz avaliações precisas sobre os fatores que afetam a intenção empreendedora. Com esses resultados, a educação empreendedora pode ser planejada para moldar determinadas características, por meio de ações no ambiente universitário, sendo possível medir o impacto da educação na intenção empreendedora.Resumo em Inglês:
Abstract Purpose: The purpose of this research is to analyze whether self-efficacy and entrepreneurial characteristics (e.g., risk-taking, planning, opportunity recognition, persistence, sociability, innovation, and leadership) differ in the explanation of entrepreneurial intention models, having entrepreneurial education as a moderator of relationships. Originality/value: This paper offers an in-depth perspective on which behavioral characteristics fit best into entrepreneurial intention models and helps to fill a theoretical and practical gap on the need for university education to increase its positive impact on human capital, particularly on students’ professional skills, demonstrating which characteristics are most impacted by entrepreneurial education. Design/methodology/approach: Quantitative methodology was employed, and data were analyzed with structural equation modeling. The sample consisted of 1,004 Brazilian university students from public and private universities. The research was conducted in a non-probabilistic way and with a convenience sample. In order to address the research hypothesis and objectives, all constructs were adapted from relevant literature on entrepreneurship. Findings: The results indicate it seems more appropriate to use a set of entrepreneurial characteristics when investigating an entrepreneurial intention model if you are looking for a higher explanatory factor and a more robust model; also, entrepreneurial characteristics represent a more sensitive model, which brings accurate assessments on factors that affect entrepreneurial intention. With these findings, entrepreneurial education can be planned to shape certain characteristics through actions in the university environment, making it possible to measure the impact of education on entrepreneurial intention.Resumo em Português:
Resumo Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar a relação entre a rentabilidade e a alavancagem conservadora das empresas brasileiras. Originalidade/valor: O estudo contribui para a literatura ao investigar a rentabilidade como um determinante fundamental da alavancagem conservadora das empresas brasileiras, sendo possível entender se essa influência é baseada numa perspectiva de flexibilidade ou de restrição financeira. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa se caracteriza como descritiva, documental e quantitativa. A amostra do estudo foi constituída por 271 empresas de capital aberto e 8.823 empresas de capital fechado. Os dados foram coletados na base Refinitiv Eikon para o período entre 2012 e 2019 (oito anos). Para a análise dos dados, o estudo utilizou a regressão logística no software Stata. Resultados: Os resultados indicam que, em média, 5,05% das empresas de capital aberto possuem alavancagem zero, e 29,08% das empresas de capital fechado possuem alavancagem contábil inferior a 5%. No contexto das empresas de capital aberto, quanto mais rentável a empresa, maior a probabilidade de apresentar alavancagem quase zero, corroborando a perspectiva da flexibilidade financeira. Já para as empresas de capital fechado que são menos rentáveis, há maior probabilidade de apresentarem alavancagem zero, o que coaduna com a perspectiva da restrição financeira.Resumo em Inglês:
Abstract Purpose: The study aims to analyze the relationship between profitability and conservative leverage of Brazilian companies. Originality/value: The study contributes to the literature by investigating profitability as a fundamental determinant of the conservative leverage of Brazilian companies, making it possible to understand whether this influence is based on a perspective of flexibility or financial constraint. Design/methodology/approach: The research is characterized as descriptive, archival, and quantitative. The study sample consisted of 271 public companies and 8,823 private companies. Data were collected in the Refinitiv Eikon database between 2012 and 2019 (eight years). For data analysis, the study used logistic regression in Stata software. Findings: The results indicate that, on average, 5.05% of public companies have zero leverage, and 29.08% of private companies have book leverage below 5%; in the context of public companies, the more profitable the company, the greater the probability of having almost zero leverage, corroborating the perspective of financial flexibility. Less profitable private companies are likelier to have zero leverage, which is consistent with the view of financial constraint.