Sumário
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 26, Número: 5, Publicado: 2025RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 26, Número: 5, Publicado: 2025
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Human and Social Management Enfrentando o Fenômeno da Abelha Rainha? A relação entre mulheres políticas no Brasil Gomes Neto, Manoel Bastos Santos, Carolina Maria Mota Carvalho Neto, Antonio Moreira de Grangeiro, Rebeca da Rocha Resumo em Português: Resumo Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre mulheres e suas colegas no contexto político brasileiro a partir da perspectiva do Fenômeno da Abelha Rainha (Queen Bee Phenomenon – QBP). Originalidade/valor: Este estudo avança no debate sobre o QBP no cenário (inter)nacional e nas investigações sobre as relações e interações construídas por mulheres em espaços concebidos e organizados por homens e para homens. Design/metodologia/abordagem: Foram realizadas 40 entrevistas semiestruturadas com mulheres que são políticas nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Três são deputadas estaduais, uma é secretária estadual, outra é deputada federal e 35 são vereadoras de 13 estados diferentes do país. A análise dos dados foi realizada utilizando o método de Gioia. Resultados: Os resultados indicam que, mesmo em um ambiente suscetível ao surgimento do QBP, mulheres com agendas ideológicas e lutas sociais não apresentaram comportamentos de distanciamento em relação a outras colegas. Além disso, as entrevistadas demonstraram concepções positivas sobre suas colegas e adotaram comportamentos que incentivam a atuação feminina na política. Este estudo destaca como as condições de trabalho afetam as relações entre indivíduos com identidades ameaçadas, especialmente em pesquisas sobre o QBP. Os achados revelam que a identificação grupal e a percepção de potencial de ação coletiva moldam as relações, apesar dos obstáculos. Ressaltase a identidade politizada como fatorchave para o engajamento coletivo e mostrase que as relações entre mulheres impactam positivamente suas colegas. As expectativas e experiências de iniciantes e mulheres experientes na política não geram distanciamento. Além disso, foi identificado um conjunto de estratégias de ação coletiva utilizadas por mulheres para fomentar a participação de outras.Resumo em Inglês: Abstract Purpose: This research aims to analyze the relationship between women and their colleagues in the Brazilian political context from the perspective of the Queen Bee Phenomenon – QBP. Originality/value: This study advances the debate on QBP on the (inter) national scene and investigations into the relationships and interactions built by women in spaces designed and organized by men and for men. Design/methodology/approach: 40 semistructured interviews were carried out with women who are politicians in the Southeast and Northeast regions of Brazil. Three are department deputies, 1 is a department state secretary, another one is a department deputy and 35 are city councilors from 13 departments all around the country. Data analysis was carried out using the Gioia method. Findings: The results indicate that even in an environment susceptible to the emergence of the QBP, women with ideological agendas and social struggles did not exhibit distancing behaviors with other colleagues. Furthermore, the interviewees showed positive conceptions of their colleagues and exhibit behaviors that encourage female performance in politics. This study highlights how workplace conditions affect relationships among individuals with threatened identities, particularly for studies on QBP. Findings reveal that group identification and perceived collective action potential shape relationships, despite obstacles. It underscores politicized identity as key to collective engagement and shows that relationships among women positively impact peers. Expectations and experiences of newcomers and experienced women in politics do not create distance. Additionally, a set of collective action strategies used by women to foster the participation of others was identified. |
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Strategic Finance Análise multinível das emissões de gases de efeito estufa e divulgação corporativa no setor de saúde Sampaio, Thicia Stela Lima Pinheiro, Alan Bandeira Rodrigues, Rubens Carlos Nakamura, Wilson Toshiro Santos, Guilherme Spiazzi dos Resumo em Português: Resumo Objetivo: Este artigo tem como objetivo investigar quais fatores podem influenciar o volume de emissões de GEE e a divulgação dessas informações pelas empresas do setor de saúde. Originalidade/valor: O artigo propõe uma nova abordagem para distinguir a emissão total de GEE da divulgação de informações sobre GEE, ao mesmo tempo que aborda o ambiente interno e externo da empresa e a ligação entre eles numa análise multinível composta por teorias distintas (sinalização, visão baseada em recursos e variedades do capitalismo). Design/metodologia/abordagem: Executamos um painel não balanceado com 13.680 observações de uma amostra de 2.736 empresas do setor de saúde usando mínimos quadrados generalizados viáveis (FGLS) e logit binário, ambos em análise multinível. Resultados: O artigo mostra que as empresas com mais recursos financeiros, conselhos de administração maiores e com um maior número de membros independentes tendem a divulgar mais informações sobre as emissões de GEE. Além disso, as empresas sediadas em países com capitalismo coordenado estão menos envolvidas na divulgação de informações sobre GEE e emitem mais GEE. Chamamos a atenção para como a composição do conselho de administração serve como um meio entre o ambiente interno e externo da empresa que pode influenciar a divulgação de informações sobre GEE aos acionistas e partes interessadas.Resumo em Inglês: Abstract Purpose: This paper aims to investigate what factors can influence the volume of Greenhouse gases (GHG) emissions and firm disclosure of this information from firms in the healthcare sector. Originality/value: The paper proposes a novel approach to distinguish the total emission of GHG from the disclosure of GHG information while addressing both the internal and external environment of the firm and the link between them in a multilevel analysis comprised of distinct theories (signaling theory, resource-based view and Varieties of capitalism approach). Design/methodology/approach: We run an unbalanced panel with 13,680 observations from a sample of 2,736 firms in the healthcare sector using Feasible generalized least squares (FGLS) and Binary Logit, both in multilevel analysis. Findings: The paper shows that firms with more financial resources, larger boards and with an increased number of independent board members tend to disclose more information on GHG emissions. In addition, companies headquartered in coordinated capitalism countries are less engaged in the disclosure of GHG information and emit more GHG. We bring attention to how the composition of the board of directors serves as a medium between the internal and external environment of the firm that can influence the disclosure on GHG information to shareholders and stakeholders. |
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Strategic Finance Boa governança corporativa e desempenho de sustentabilidade corporativa na Indonésia Surbakti, Lidya Primta Sari, Rida Perwita Swatdikun, Trairong Nugraheni, Ranti Wibawaningsih, Ekawati Jati Resumo em Português: Resumo Objetivo: Este estudo investigou o efeito da boa governança corporativa no desempenho da sustentabilidade corporativa utilizando a abordagem do Tripé da Sustentabilidade (Triple Bottom Line) em um sistema de governança de dois níveis. A boa governança corporativa é medida pelo tamanho, expertise, diversidade de gênero, idade e formação educacio-nal do conselho de administração e da alta administração. O desempenho da sustentabilidade corporativa é avaliado nas dimensões econômica, so cial e ambiental. Originalidade/valor: Este estudo explorou de forma única como diferen-tes aspectos da boa governança corporativa influenciam o desempenho da sustentabilidade corporativa utilizando dados recentes de empresas não financeiras da Indonésia. Revelou papéis significativos da educação da alta administração e da diversidade de gênero, oferecendo insights valiosos para pesquisa e prática. Design/metodologia/abordagem: Os dados da amostra para este estudo foram coletados de relatórios anuais, demonstrações financeiras e rela-tórios de sustentabilidade de empresas não financeiras listadas na Bolsa de Valores da Indonésia (IDX) de 2019 a 2021. A análise de regressão múltipla foi aplicada para testar as hipóteses do estudo. Resultados: Níveis mais elevados de educação entre a alta administração melhoraram significativamente o desempenho da sustentabilidade cor-porativa. A diversidade de gênero nas equipes de alta gerência influen-ciou positivamente o desempenho econômico. Por outro lado, a diversi-dade de gênero no conselho de administração reduziu o desempenho econômico. Além disso, o nível de escolaridade dos membros do conse-lho não impactou significativamente o desempenho geral da sustentabi-lidade corporativa. Esses insights forneceram contribuições valiosas para a compreensão de como vários aspectos da boa governança corporativa influenciam diferentes dimensões da sustentabilidade corporativa, ofe-recendo implicações para a pesquisa acadêmica e a prática corporativa.Resumo em Inglês: Abstract Purpose: This study investigated the effect of good corporate governance on corporate sustainability performance using the triple-bottom-line approach within a two-tier governance system. Good corporate governance is measured by the size, expertise, gender diversity, age, and educational background of the board of commissioners and top management team. Corporate sustainability performance is assessed across economic, social, and environmental dimensions. Originality/value: This study uniquely explored how different aspects of good corporate governance influence corporate sustainability performance using recent data from Indonesian non-financial companies. It revealed significant roles of top management’s education and gender diversity, offering valuable insights for research and practice. Design/methodology/approach: The sample data for this study was collected from annual reports, financial statements, and sustainability reports of non-financial companies listed on the Indonesia Stock Exchange (IDX) for 2019 to 2021. Multiple regression analysis was applied to test the study’s hypotheses. Findings: Higher levels of education among top management have significantly enhanced corporate sustainability performance. Gender diversity within top management teams has positively influenced economic performance. Interchangeably, gender diversity on the board of commissioners has reduced economic performance. Additionally, the level of education among board members has not significantly impacted overall corporate sustainability performance. These insights provided valuable contributions to understanding how various aspects of good corporate governance influence different dimensions of corporate sustainability, offering implications for academic research and corporate practice. |
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Strategic Finance A origem e a intensidade das privações socioeconômicas à luz da alfabetização financeira Ramos, Thais Borges Galanos, Aliki Karagrigoriou Dutra, Vanessa Rabelo Flores, Silvia Amélia Mendonça Oliveira, Sibele Vasconcelos de Resumo em Português: Resumo Objetivo: A alfabetização financeira exerce influência sobre os processos de desenvolvimento e redução da pobreza, promovendo a cidadania financeira e oportunidades para que os indivíduos tenham melhores condi-ções de vida. A pesquisa buscou identificar a origem e a intensidade das privações socioeconômicas à luz da alfabetização financeira. Originalidade/valor: O estudo tem implicações teóricas e práticas ao fornecer insights empíricos que podem auxiliar na formulação de políticas públicas com o objetivo de alfabetizar financeiramente a população. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa, de cunho quantitativo, foi realizada em Santana do Livramento onde foi aplicado um questionário em locais de grande circulação. As análises foram feitas aplicando técnicas de estatística descritiva, do método Alkire-Foster e de testes qui-quadrado. Resultados: As análises reportaram uma amostra de 401 respondentes, em que 61,28% apresentaram baixos níveis de alfabetização financeira. À luz da alfabetização financeira, foram determinantes para a origem das privações os fatores gênero, estado civil, escolaridade própria e da mãe, renda mensal própria, possuir dívida e a situação de privação como um todo. Nas principais fontes das privações, destacam-se aquelas relacionadas à escolaridade dos pais e do próprio respondente, bem como a renda mensal. Por outro lado, os participantes são menos privados no que tange à falta de máquina de lavar roupas e acesso à internet.Resumo em Inglês: Abstract Purpose: Financial literacy has an influence on development processes and poverty reduction, promoting financial citizenship and opportunities for individuals to have better living conditions. The research sought to identify the origin and intensity of socio-economic deprivation in the light of financial literacy Originality/value: The study has theoretical and practical implications by providing empirical insights that can help formulate public policies aimed at boosting the financial literacy of the population. Design/methodology/approach: The research, of quantitative nature, was carried out in Santana do Livramento, where a questionnaire was applied at busy places. Analyses were conducted using descriptive statistics, the Alkire-Foster method and chi-square tests. Findings: The analysis showed a sample of 401 respondents, 61.28% of whom had low levels of financial literacy. Regarding financial literacy, the determining factors for the origin of deprivation were gender, marital status, mother’s and father’s schooling, their own monthly income, having debt and the situation of overall deprivation. The main sources of deprivation were those related to the education of the parents and the respondent him/herself, as well as monthly income. On the other hand, participants showed less deprivation in access to washing machines and the internet. |
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Knowledge, Strategy and Innovation Avaliação da resiliência em uma organização orientada a projetos: Um estudo de caso exploratório usando o Resilience Analysis Grid Bigogno-Costa, Vinícius Cardoso Junior, Moacyr Machado Resumo em Português: Resumo Objetivo: O estudo propõe um framework para avaliar a resiliência organizacional utilizando o Resilience Analysis Grid (RAG), uma ferramenta baseada em um questionário, em uma organização orientada a projetos. O método proposto é avaliado em um estudo de caso, a fim de identificar fatores de risco sistêmicos e individuais para o potencial de performance resiliente em uma organização pública de desenvolvimento de tecnologia. Originalidade/valor: O estudo apoia-se em uma nova perspectiva de resiliência, emprestada do campo de gestão da segurança, aplicada em um contexto de gestão de projetos. Apresenta, ainda, a primeira aplicação do RAG no contexto de pesquisa em gestão, propondo a exaptação da ferramenta. Design/metodologia/abordagem: A transposição do RAG é apoiada no paradigma do design science research. No estudo de caso, o questionário é construído de maneira participativa pelos stakeholders e é aplicado a todos os projetos do portfólio organizacional. Os resultados são agregados através de uma estrutura hierárquica analítica (AHP) e processados a fim de evidenciar aspectos singulares e sistêmicos referentes aos projetos na organização. Por fim, são propostas ações para mitigar riscos identificados. Resultados: O design metodológico mostrou-se adequado, conforme perspectiva dos stakeholders e dos gerentes de projeto participantes do estudo. Através da instanciação no estudo de caso, foram a identificação de fatores de risco como dificuldade organizacional em lidar com o aprendizado e a priorização de tarefas e alocação de recursos, entre outros, subsidiando a proposição de ações estratégicas de intervenção no sistema.Resumo em Inglês: Abstract Purpose: The study proposes a framework for assessing organizational resilience using the Resilience Analysis Grid (RAG), a questionnaire-based tool, in a project-oriented organization. The proposed method is assessed through a case study, aimed at identifying systemic and individual factors that pose risk to the potential of resilient performance in a public technology development organization. Originality/value: The study approaches resilience from a new perspective, borrowed from the safety management field, and applies it in project management concepts. In addition, it presents the first instantiation of the RAG in a project management context, proposing the exaptation of the framework. Design/methodology/approach: The transposition of the RAG framework is supported by the design science research paradigm. In the case study, the questionnaire is built cooperatively with the stakeholders and administered to all projects in the organizational portfolio. The results are aggregated through the Analytical Hierarchy Process (AHP) and processed in order to highlight singular and systemic aspects of the projects’ performance in the organization. Finally, strategic actions are proposed to mitigate the risks identified. Findings: The methodological design proved to be fit to the purpose, from the perspective of the stakeholders and project managers involved in the study. Through its instantiation in the case study, it allowed identifying sources of risk such as organizational struggle with learning, and prioritizing task and resource allocation, among others, subsidizing the proposition of strategic actions for systemic intervention. |
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Knowledge, Strategy and Innovation Relação entre atributos do vendedor, confiança e intenção de recompra em e-marketplaces Oliveira, Juliana Vaz Lunardi, Guilherme Lerch Dolci, Décio Bittencourt Resumo em Português: Resumo Objetivo: Essa pesquisa busca analisar antecedentes da confiança e da intenção de recompra de consumidores em vendedores que atuam em e-marketplaces. Originalidade/valor: Os e-marketplaces se encontram em plena expansão no mundo, atuando como intermediários no processo de compra e venda de produtos e serviços pela Internet. Nesse contexto, poucos estudos têm buscado identificar os fatores que levam os consumidores a comprar em e-marketplaces, sendo a confiança apontada como o principal influenciador. No entanto, os fatores associados aos vendedores presentes nos e-marketplaces e sua relação com a intenção de compra dos consumidores são pouco conhecidos na literatura. Design/metodologia/abordagem: Foram identificados na literatura quatro importantes atributos associados aos vendedores que atuam em e-marketplaces, sendo eles: avaliação gerada pelo cliente, preço percebido, entrega do produto e qualidade da informação. O modelo proposto foi testado junto a 470 consumidores brasileiros de diferentes e-marketplaces, por meio da técnica de modelagem de equações estruturais, baseada no método PLS. Resultados: O estudo permitiu concluir que os quatro antecedentes testados influenciam a confiança dos consumidores nos vendedores presentes em e-marketplaces, sendo a qualidade da informação disponibilizada pelo vendedor o principal preditor. Confirmou-se, ainda, que a confiança continua um antecedente fundamental da intenção de recompra nos vendedores que atuam em e-marketplaces, assim como a frequência de compra dos consumidores em e-marketplaces e a sua experiência prévia com a loja terceira.Resumo em Inglês: Abstract Purpose: This research aims to analyze antecedents of consumer trust and repurchase intention in sellers who operate on e-marketplaces. Originality/value: E-marketplaces are expanding worldwide, acting as intermediaries in buying and selling products and services on the Internet. In this context, few studies have sought to identify factors that lead consumers to buy on e-marketplaces, with trust being identified as the main influencer. However, the factors associated with third-party sellers in e-marketplaces and their impact on consumers’ purchasing intentions is relatively unknown in the literature. Design/methodology/approach: We study four important attributes associated with third-party sellers in e-marketplaces identified in the literature, namely, customer-generated evaluation, perceived price, product delivery, and information quality. The proposed model was tested with 470 Brazilian consumers from different e-marketplaces through structural equation modeling based on the partial least squares method. Findings: The study concluded that the four tested antecedents influence consumers’ trust in sellers, with information quality being the main predictor. We also confirmed that trust remains a fundamental antecedent of repurchase intention in third-party sellers in e-marketplaces, as well as the frequency of consumers’ purchases on these online platforms and their previous experience with the third-party store. |
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie
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E-mail: revista.adm@mackenzie.br
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