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Ensino da Geriatria nas faculdades de medicina do Brasil em 2013 e reflexões sobre a adaptação ao processo de transição demográfica e epidemiológica

Resumo

Objetivo:

o estudo tem como objetivo delinear o perfil de instituições de ensino médico que adotaram em grade curricular disciplinas de Geriatria, saúde dos idosos ou envelhecimento, e comparar esse perfil com distribuição demográfica e dados epidemiológicos de saúde da população brasileira, utilizando dados de até 2013.

Métodos:

foram pesquisadas 180 instituições de ensino superior (IES) contendo cursos de medicina cadastrados no sistema do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que constavam no site: emec.mec.gov.br, acessado em fevereiro de 2013. A partir da lista de instituições encontradas, fez-se a construção do banco de dados.

Resultados:

a região Sudeste é a que apresenta maior oferta de disciplinas na área de Geriatria, tanto obrigatórias quanto optativas. A região Centro-oeste foi a que menos se destacou na oferta de disciplinas de cuidado ao idoso. A região Sudeste apresenta maior número absoluto de disciplinas optativas, seguida pelas regiões Sul e Nordeste, com apenas uma instituição cada. A região Sudeste também foi a que apresentou maior número absoluto de instituições que ofertavam disciplinas obrigatórias na área de Geriatria, sendo seguida pelas regiões Nordeste, Sul, Norte e Centro-oeste.

Conclusão:

o presente estudo, por meio da análise do perfil de oferta de disciplinas que enfatizam o envelhecimento e a saúde do idoso nas instituições de ensino médico brasileiras, aponta como essencial o estímulo à capacitação dos profissionais no que tange às especificidades do atendimento de saúde à população idosa, com aumento crescente de doenças crônico-degenerativas.

Palavras-chave:
escolas médicas; transição demográfica; transição epidemiológica; geriatria

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