Posterior L5-S1 transdiscal screws for high grade spondylolisthesis - a systematic review

Andrei F. Joaquim Alpesh A. Patel Sobre os autores

RESUMO

OBJETIVOS:

O tratamento cirúrgico das listeses de alto grau da coluna lombar (LAGCL) é complexo, objetivando alcançar uma fusão sólida capaz de suportar o estresse biomecânico da junção lombo-sacra, bem como descompressão do tecido neural. Realizamos revisão sistemática da literatura para avaliar a segurança e a eficácia da fixação transdiscal (FTD) L5S1 em LAGCL e suas variações.

MÉTODOS:

Realizamos revisão sistemática conforme metodologia Prisma na base de dados PubMed dos estudos que utilizaram FTD no tratamento das LAGCL e suas variações. Dados clínicos e radiológicos foram extraídos dos trabalhos e discutidos. A qualidade dos estudos foi avaliada segundo o Oxford Centre for Evidence-Based Medicine Levels of Evidence.

RESULTADOS:

Sete estudos foram incluídos e analisados, todos com nível IV de evidência. Dois estudos tinham séries de casos maiores, comparando diferentes técnicas cirúrgicas: um concluiu que a FTD foi associada a melhor prognóstico clínico quando comparada à fixação pedicular tradicional, e o outro sugeriu que os resultados clínicos e radiológicos com a FTD foram semelhantes à fusão intersomática, porém com menor demanda técnica na FTD. Os demais cinco estudos eram pequenas séries ou relatos de casos. Todos reportaram o uso da FTD com sucesso, com e sem variações da técnica.

CONCLUSÃO:

Concluímos que, embora com evidências limitadas, a FTD é segura e efetiva no tratamento das LAGCL. É tecnicamente mais simples do que a fusão circunferencial (intersomática), porém com maior complexidade que a fixação pedicular convencional.

PALAVRAS-CHAVE:
Espondilolistese; Espondilólise; Vértebras lombares/cirurgia; Revisão

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br