Acessibilidade / Reportar erro

O diagnóstico por imagem no abdome agudo

Panorama Internacional

Clínica Cirúrgica

O DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NO ABDOME AGUDO

Nos últimos anos têm entrado na rotina métodos diagnósticos de imagem cada vez mais sofisticados. Entre eles, destacam-se o ultra-som e a tomografia computadorizada. Tratam-se de métodos atualmente disponíveis na maioria dos serviços de emergência e, exatamente por sua disponibilidade, não raramente são usados com excessiva liberalidade. Pergunta-se: será que, pelo menos no abdome agudo, eles trouxeram benefícios capazes de compensar seus custos? Trata-se de uma pergunta que pode parecer supérflua e descabida para muitos dos leitores. Há, entretanto, quem questione seu uso sistemático1-4. Há quem afirme que, não raramente, o único resultado destes métodos diagnósticos é a demora em iniciar o tratamento indicado3. Outros defendem que eles sejam usados apenas quando há dúvidas diagnósticas1,4. Existem autores que, sem negar a importância dos novos métodos de imagem no diagnóstico do abdome agudo, defendem a radiografia simples do abdome como o primeiro exame de imagem a ser realizado quando há suspeita de perfuração ou obstrução de víscera oca2.

Comentário

O diagnóstico e a conduta terapêutica no abdome agudo continuam representando um desafio para o cirurgião. Em parte, o fato se deve à multiplicidade de doenças que podem resultar em abdome agudo ou que podem simulá-lo. Além disso, extremos de idade, presença de obesidade, uso de fármacos de diferentes naturezas são alguns dos fatores que podem criar dificuldades diagnósticas e terapêuticas. Pela análise dos trabalhos acima mencionados, pequena amostra de uma extensa coleção, parece razoável concluir que uma boa história e um exame clínico bem conduzido continuam sendo a pedra angular do diagnóstico do abdome agudo e que a adoção sistemática de métodos diagnósticos de imagem incorre em custos elevados e não se justifica quando as evidências clínicas são convincentes. Tais exames devem ser reservados para casos de dúvida e devem continuar sendo vistos como métodos complementares ao exame clínico.

DÁRIO BIROLINI

Referências

1. Axelrod, DA. An economic evaluation of sonographic examination of children with suspected appendicitis. J Pediatr Surg 2000; 35:1236-41.

2. Gupta H; Dupuy DE. Advances in imaging of acute abdomen. Surg Clin North Am 1997; 77:1245-63.

3. Keeman JN. New diagnostic imaging technology often offer no advantage in the differential diagnosis of acute abdomen. Ned Tijdschr Geneeskd 1999; 143:2225-9.

4. Stroman DL. The role of computed tomography in the diagnosis of acute appendicitis. Am J Surg 1999 178:485-9.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2002
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br