Acessibilidade / Reportar erro

Identification of key genes for type 1 diabetes mellitus by network-based guilt by association

RESUMO

OBJETIVO

O objetivo deste estudo é realizar uma inferência funcional genética baseada na rede de coexpressão (CEN), expandindo o escopo do princípio de “Culpa por Associação” (GBA - Guilt by Association) para prever as funções genéticas do diabetes mellitus tipo 1 (T1DM).

MÉTODOS

Primeiro, os dados transcritos do T1DM foram recuperados do repositório de dados genômicos para a análise dos genes diferenciais (DEGs), e foi gerada uma CEN diferencial ponderada. A área sob a curva ROC (AUC) foi escolhida para determinar a métrica de desempenho para cada termo de Ontologia Genética (GO). A análise da expressão diferencial identificou 325 DEGs no T1DM, e a análise de coexpressão gerou uma CEN diferencial com aresta de peso >0,8.

RESULTADOS

Um total de 282 anotações de GO com DEGs >20 foram mantidas para inferência funcional. Ao calcular a pontuação de multifuncionalidade dos genes, a inferência da função genética foi realizada para identificar as funções genéticas ideais para T1DM com base na lista de classificação genética ideal. Considerando um valor de AUC >0,7, foram identificadas seis funções genéticas ideais para a T1DM, tais como a regulação do processo imunológico e da atividade dos receptores.

CONCLUSÕES

A inferência funcional genética baseada em CEN, ao expandir o princípio de GBA, previu seis funções genéticas ideais para o T1DM. Os resultados podem ser caminhos potenciais para tratamentos terapêuticos ou preventivos do T1DM.

Diabetes mellitus tipo 1; Ligação proteica; Estudos de associação genética; Genética

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br