Acessibilidade / Reportar erro

Translation and cultural adaptation of the Breast Cancer Treatment Outcome Scale (BCTOS) into Brazilian Portuguese

RESUMO

INTRODUÇÃO:

O tratamento conservador da mama (TCM), desde que associado à radioterapia, é seguro. As indicações inicialmente utilizadas para o TCM se elevaram, sendo importante modalidade de tratamento. Novas modalidades, como a oncoplastia associada ao TCM, tornam-se cada vez mais presentes no cotidiano. Pacientes submetidas ao TCM apresentam alguns parâmetros associados a uma melhor qualidade de vida em relação às pacientes mastectomizadas sem reconstrução. Há limitados instrumentos de qualidade de vida a serem utilizados específicamente no TCM, sendo um deles o Breast Cancer Treatment Outcome Scale (BCTOS), questionário este não traduzido e adaptado para a língua portuguesa/Brasil. O BCTOS contém 22 perguntas e quatro domínios (funcional, estético, sensibilidade mamária e oedema).

MÉTODOS:

Realizamos a tradução e adaptação cultural utilizando a metodologia proposta por Beaton e pelo EORTC. Em resumo, consiste de tradução para o português, resumo da tradução, tradução reversa para o inglês, comitê de especialistas, pré-teste (dez pacientes), revisão do questionário e teste da versão final (seis pacientes).

RESULTADOS:

As 16 pacientes foram submetidas a quadrantectomia e radioterapia. Linfedema esteve presente em quatro, alteração da força em cinco e alteração da mobilidade em seis pacientes. Avaliando o questionário, a versão de conciliação modificou dois itens. O pré-teste mostrou dificuldades em três pacientes, mas o questionário não se alterou, fato que não se observou no teste final.

CONCLUSÃO:

A tradução do BCTOS para o português nos ajudará a avaliar a qualidade de vida em pacientes submetidas a tratamento conservador da mama, avaliando as sequelas relacionadas ao tratamento, podendo ser útil na avaliação da cirurgia oncoplástica.

PALAVRAS-CHAVE:
Neoplasias da mama; Qualidade de vida; Inquéritos e questionários; Mastectomia segmentar; Tratamento conservador

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br