Acessibilidade / Reportar erro

Relationship between microcephaly and Zika virus during pregnancy: a review

RESUMO

OBJETIVO:

O presente estudo analisou a associação entre Zika vírus e microcefalia durante o período gestacional de mulheres no Brasil.

METODOLOGIA:

Revisões sistemáticas de pesquisas de intervenção, publicações atuais de investigações clínicas. Foram utilizadas estratégias de buscas sistemáticas em três bases de dados eletrônicos: PubMed, SciELO e Google acadêmico. Utilizaram-se as palavras-chave microcefalia, gestação e Zika vírus para realizar a busca, sendo obtidos 1.020 artigos. Após a exclusão, restaram 45 e na elegibilidade, 35. O período da coleta foi de 2004 a 2017.

Resultados:

Os dados epidemiológicos preconizam uma associação temporal entre a ampliação do quantitativo e epidemia de Zika vírus, especialmente no Nordeste do Brasil. Não é consensual a mensuração da curva de perímetro cefálico a ser considerada.

CONCLUSÃO:

Visto isso, deve ser priorizada a aplicação de técnicas para diagnosticar com precisão as relações entre causas e efeitos na patogênese da infecção pelo Zika vírus no sistema nervoso central.

PALAVRAS-CHAVE:
Epidemias; Zika vírus; Microcefalia; Gestação

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br