Registros médicos eletrônicos em cardiologia: uma experiência italiana em 10 anos

Clara Carpeggiani Alberto Macerata Maria Aurora Morales Sobre os autores

Resumo

Objetivos:

o objetivo deste estudo foi relatar uma experiência de 10 anos de utilização de registro médico eletrônico (EMR). Estima-se que 80% das transações na saúde ainda são feitas em papel.

Métodos:

um sistema de EMR foi implementado ao final de 1998, em um centro italiano de cuidados terciários, com o objetivo de alcançar uma total integração entre diferentes recursos humanos e instrumentais, eliminando registros médicos em papel. Médicos e enfermeiros que utilizaram o sistema EMR relataram suas opiniões. Foi analisada a atividade hospitalar amparada eletronicamente relacionada a 4.911 pacientes adultos hospitalizados, no período de 2004 a 2008.

Resultados:

o produto final do EMR integra documentos com recursos de multimídia (texto, imagens, sinais). O EMR apresentou predominantemente vantagens e foi bem adotado pelos profissinais. A avaliação de adequação também foi possível em alguns procedimentos. Algumas desvantagens foram encontradas, como os custos de instalação, longo período de aprendizado para uso, pouca ou nenhuma padronização entre os sistemas EMR. Conclusões: o EMR é um objetivo estratégico para a integração do sistema de clínica e para permitir uma melhor qualidade de cuidados de saúde. As vantagens do EMR superam as desvantagens, produzindo um retorno positivo desse investimento para a instituição de saúde.

Conclusões:

o EMR é um objetivo estratégico para a integração do sistema de clínica e para permitir uma melhor qualidade de cuidados de saúde. As vantagens do EMR superam as desvantagens, produzindo um retorno positivo desse investimento para a instituição de saúde.

Palavras-chave:
registros eletrônicos de saúde; serviço hospitalar de cardiologia

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br