Acessibilidade / Reportar erro

Uso de drogas ilícitas por adolescentes e adultos jovens de um assentamento urbano no Brasil

Resumo

Objetivo:

Estimar a prevalência e fatores associados ao consumo de drogas ilícitas por adolescentes e adultos jovens de um assentamento urbano formal.

Método:

Estudo de corte transversal conduzido em adolescentes e adultos jovens de 12 a 24 anos de um assentamento urbano da região Centro-oeste do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e analisados no programa Stata, versão 12.0. Utilizou-se modelo de regressão de Poisson com variância robusta para estimar os fatores associados ao uso de drogas ilícitas.

Resultados:

Do total de participantes (n = 105), 27,6% (IC95% 20,0-36,9%) reportaram uso de drogas ilícitas, como maconha, cocaína, crack, LSD e inalantes nos últimos 30 dias. O consumo dessas substâncias foi associado a sexo masculino, uso de body piercing e/ou tatuagem, consumo de drogas lícitas (álcool e/ou tabaco) e autorrelato de sinais e/ou sintomas de infecções sexualmente transmissíveis.

Conclusão:

Verificou-se alta prevalência de consumo de drogas ilícitas nos indivíduos investigados, ratificando a presença de fatores de risco para uso dessas substâncias na população de assentamento urbano.

Palavras-chave:
Drogas Ilícitas; Adolescente; Adulto Jovem; Área Urbana

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br