Acessibilidade / Reportar erro

Morbidity and mortality due to surgical congenital malformations from the perspective of surgical neonatal ICU outside a maternity service: a retrospective cohort study

RESUMO

OBJETIVO:

Traçar o perfil de pacientes atendidos em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal cirúrgica nível III desvinculada de maternidade e analisar fatores de risco para mortalidade nesta população.

MÉTODOS:

estudo de coorte retrospectivo, avaliando os pacientes internados em um serviço de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal cirúrgica nível III de referência no estado no período de junho/2015 a novembro/2017. A análise univariada foi realizada pelo teste de Qui-quadrado e T-student ou Mann-Whitney. Foi realizada a analise multivariada por regressão logística incluindo no modelo as variáveis que apresentaram valor de P <0,2 na analise univariada. Foi realizada curva de Kaplan-Meier e teste Log-Rank com as varáveis que foram estatisticamente associadas ao óbito na análise multivariada. Adotou-se um nível de significância de a=5% e um erro B=80%.

RESULTADOS:

Neste período, 246 pacientes foram internados neste serviço. Foram a óbito 58 (23,8%) pacientes, com tempo médio de óbito de 18 dias. Metade dos pacientes apresentaram diagnóstico clínico de sepse (50,6%), com hemocultura foi positiva em 25,2% e bactérias gram-positivas (48,4%) foram os principais patógenos isolados. As variáveis que se mantiveram no modelo final após a análise multivariada foram diagnóstico de cardiopatia congênita (OR=4,5; p=0,016), diagnóstico clinico de sepse (OR=8,1; p=0,000), e isolamento de bactéria gram-positiva na hemocultura (OR=3,9; p=0,006).

CONCLUSÃO:

O serviço de Unidade de Terapia Intensiva cirúrgica nível III não vinculada a maternidade apresenta perfil diferenciado de morbimortalidade, e o óbito esteve associado ao diagnóstico de cardiopatia congênita, ao diagnostico clinico de sepse e ao isolamento de bactérias gram-positivas na hemocultura.

PALAVRAS-CHAVE:
Mortalidade infantil; Anormalidades congênitas/cirurgia; Unidades de terapia intensiva neonatal

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br