Acessibilidade / Reportar erro

Deleções do gene homeobox SHOX na baixa estatura

Panorama Internacional

Pediatria

DELEÇÕES DO GENE HOMEOBOX SHOX NA BAIXA ESTATURA

A baixa estatura (BE) é definida como altura abaixo do percentil 3 ou ¾2SD e sua etiologia é muitas vezes desconhecida entrando no grupo da chamada BE idiopática. Nestas situações, existe uma tendência familiar para BE e os fatores genéticos são sempre lembrados para explicar este comprometimento da altura final. Há cerca de quatro anos conclui-se que o gene SHOX é o grande responsável pela BE presente nas síndromes de Turner (ST) e Léri Weill esta última uma discondrostose (LWD). A LWD é uma síndrome de BE mesomélica com uma anormalidade esquelética característica do antebraço (em baioneta), chamada de deformidade de Madelung. Já a ST é geralmente devido à perda do cromossomo X (45,X), enquanto que a LWD, em mais de 60% dos casos, é devido a mutação puntual do gene SHOX. O gene SHOX está localizado na região pseudoautossômica dos cromossomos (ativos e inativos) X e Y. Os autores estudaram 900 crianças portadoras de BE idiopática, ou seja, com dados clínicos e laboratoriais (cariótipo, dados hormonais, esqueleto) normais. O estudo é multicêntrico: Japão (623 crianças), Alemanha (249) e Grécia (28). Neste universo, foram encontradas nove crianças com mutações nonsense e missense, e três crianças com deleção completa do gene. Conclui-se que as mutações do gene SHOX foram encontradas em 2,4% das crianças com BE, e prevalência semelhante às das BE por deficiência de GH e ST. O estudo das famílias destas crianças mostrou as mesmas mutações gênicas. Nos últimos 10 anos, tem medicado as crianças portadoras de ST com GH com algum resultado. Uma vez que a BE do Turner está relacionada ao SHOX, é possível que as crianças aqui estudadas também possam ser beneficiadas, melhorando sua altura final com o uso do GH.

Comentário

Crianças situadas abaixo do percentil 3 ou com menos de ¾2SD, na maioria das vezes, não têm suporte suficiente para serem consideradas normais. Contudo, faltam instrumentos necessários para as considerarmos portadoras de anomalias que merecem um tratamento visando melhorar sua altura final. É muito provável que crianças com BE, sem diagnóstico até o momento, melhoraram o seu crescimento porque foram tratadas com GH, sejam portadoras de deleções gênicas ainda não conhecidas e algumas até relacionadas com o SHOX agora já identificadas.

NUVARTE SETIAN

Referência

Rappold GA, Fukami M, Niesler B, Schiller S, Zumkeller W, Buttendorf M, et al. Deletions of the homeobox gene SHOX (short stature homeobox) are an important cause of growth failure in children with short stature. J Clin Endocrinol Metab 2002; 87:1402-6.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Set 2002
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br