Acessibilidade / Reportar erro

Depressão dor-induzida em idosos: validação das propriedades psicométricas da versão brasileira do “Geriatric Emotional Assessment of Pain” - GEAP-b

Resumo

Objetivo:

A fim de se introduzir no nosso meio um instrumento que permitisse uma avaliação clínica abrangente da depressão dor-induzida em idosos, propôs-se a tradução, adaptação transcultural para o Brasil e estudo das propriedades psicométricas do “Geriatric Psychosocial Assessment of Pain-induced Depression” (GEAP). Esse instrumento foi desenvolvido especialmente para rastreio da depressão associada à dor em idosos.

Método:

Foram realizadas tradução e adaptação transcultural do GEAP, cujas propriedades psicométricas foram analisadas em uma amostra de 48 idosos. Foram apurados dados sociodemográficos e relacionados a dor crônica, além de depressão. O GEAP-b foi aplicado em três momentos distintos, em um mesmo dia por dois entrevistadores diferentes (E1 e E2), e após 15 dias por um daqueles entrevistadores (E3).

Resultados:

O instrumento GEAP-b mostrou-se ser de fácil aplicação e alto valor de consistência interna, de acordo com o coeficiente alfa de Cronbach (0,835). Teve reprodutibilidade ótima, segundo as correlações intraclasses: valores de 98,5 e 92%, interobservador e intraobservador, respectivamente. As concordâncias para cada item do GEAP-b foram “consideráveis“ (entre 0,419 e 1,0), excetuando-se a concordância para o item 19, segundo a estatística kappa. Para a validade de critério do GEAP-b, correlações positivas e estatisticamente significativas foram obtidas para a dor, segundo o GPM-p (r=49,5%; p<0,001), e para a depressão, segundo o GDS (r=59%; p<0,001), com ambos os valores considerados regulares (entre 40 e 60%).

Conclusão:

O GEAP-b demonstrou ser confiável e válido no rastreio da depressão associada à dor em idosos.

Palavras-chave:
idoso; dor crônica; depressão; comparação transcultural; estudos de validação

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br