Acessibilidade / Reportar erro

Quais são os objetivos clínicos que determinam a eficácia dos tratamentos em oncologia?

Á BEIRA DO LEITO

MEDICINA FARMACÊUTICA

Quais são os objetivos clínicos que determinam a eficácia dos tratamentos em oncologia?

Marcelo Marotti

As agências regulatórias recomendam os objetivos de eficácia que devem ser utilizados em estudos clínicos para que os medicamentos no tratamento de pacientes com câncer possam ser aprovados. Serve como um guia, mas os aplicantes podem agendar reuniões multidisciplinares antes de submeterem os protocolos sobre novos medicamentos.

A. Sobrevida global (Overall Survival [OS]):

É "o tempo desde a randomização do paciente até sua morte por qualquer etiologia" e considerada o desfecho/objetivo mais confiável e preferível, por ser preciso e fácil de medir por meio da data do óbito.

B. Progressão do tumor

1. Sobrevida livre de progressão (Progression-Free Survival [PFS])

É "o tempo desde randomização até a progressão objetiva do tumor ou morte" e o objetivo clínico regulatório preferido, pois, como inclui mortes, pode ser melhor relacionado com sobrevida global. Pode refletir crescimento tumoral e ser determinado antes da sobrevida global. Sua metodologia deve ser descrita no protocolo de estudo, assim como o critério de progressão tumoral a ser seguido(RECIST por exemplo).

2. Tempo até progressão (Time To Progression [TTP]).

É" o tempo desde randomização até progressão objetiva do tumor".

3. Sobrevida livre de doença (Disease Free Survival [DFS])

É "o tempo desde a randomização até a recorrência do tumor [local ou a distância] ou morte por qualquer etiologia". Usa-se mais freqüentemente no tratamento adjuvante, após cirurgia definitiva ou radioterapia (tratamento adjuvante hormonal ou citotóxico em câncer de mama, por exemplo). Seu prolongamento representa benefício clínico se a magnitude do benefício excede a toxicidade do tratamento adjuvante.

4. Resposta objetiva (Objective Response Rate[ORR])

É "a proporção de pacientes com diminuição do tumor". A duração da resposta é determinada desde a resposta inicial até a documentação da progressão do tumor. É "a soma das repostas parciais mais as respostas completas", uma medida direta da atividade anti-tumoral do medicamento, e pode ser avaliada em estudo de braço único.

C. Determinação de sintomas

Melhora de sintomas (ganho de peso, melhora da falta de ar, etc.) tem sido considerada como um benefício clínico. No entanto, as medidas de qualidade de vida relacionadas à saúde (Health Related Quality of Life [HRQL]) não têm sido consideradas como desfecho/objetivo primário de eficácia em oncologia.

1. Objetivos sintomas específicos

A compilação de vários objetivos clínicos, como por exemplo o tratamento de metástases ósseas, pode ser aceita se forem compilados todos os eventos relacionados ao esqueleto, como fraturas patológicas, necessidade de radioterapia óssea, cirurgia ortopédica ou compressão da medula.

D. Marcadores biológicos

Geralmente, os marcadores biológicos sangüíneos, ou outros fluídos corpóreos, não têm servido como objetivos primários para a aprovação dos medicamentos oncológicos, embora níveis de paraproteina no sangue e urina têm sido utilizados como parte do critério de resposta em mielomas.

O FDA tem aceito marcadores tumorais como elementos de objetivos compostos, como por exemplo a deteriorização do "performance status"(PS), ou a obstrução intestinal associada ao aumento de CA-125, considerados como progressão da doença em pacientes com câncer de ovário.

Quadro


  • 1
    FDA approval of new cancer treatment uses for marketed drug and biological products. U S Food and Drug Administration. [cited 2007 sept]. Avaliable from: http://www.fda.gov/cder/guidance/index.htm
  • 2. FDA Modernization Act of 1997. [cited 2007 sept]. Avaliable from: http://www.fda.gov/cder/fdama/default.htm
  • 3
    ICH guidance for industry E9: statistical principles for clinical trials. [cited 2007 sept]. Avaliable from: http://www.ich.org/cache/compo/276-254-1.html
  • 4
    RECIST. Response evaluation criteria in solid tumors. RECIST questions & answers. European Organisation for Research and Treatment of Cancer. [cited 2007 sept]. Avaliable from: http://www.eortc.be/recist/
  • 5
    EMEA. European Medicine Agency. [cited 2007 sept]. Avaliable from: http://www.emea.europa.eu
    » link

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Dez 2007
  • Data do Fascículo
    2007
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br