Acessibilidade / Reportar erro

Melatonin effects on ovarian follicular cells: a systematic review

RESUMO

A melatonina é conhecida por seus efeitos no sono e no sistema reprodutivo dos mamíferos. Este último tem receptores de melatonina tipos 1 e 2, que atuam para regular, entre outras coisas, o AMP cíclico. Apesar de todos os dados da literatura, ainda não há um conhecimento sólido ou uma compreensão clara da ação do hormônio na fisiologia das células foliculares ovarianas.

OBJETIVO

Revisar e avaliar estudos da ação da melatonina na literatura sobre as células internas da granulosa/teca ovariana.

MÉTODOS

A revisão sistemática foi realizada de acordo com as recomendações do Prisma. As bases de dados primárias Medline e Cochrane foram consultadas com o uso de termos específicos. Não houve bar na língua ou ano de publicação.

RESULTADOS

Sete artigos sobre a ação da melatonina nas células da granulosa foram selecionados. O que se segue pode ser atribuído aos efeitos do hormônio: a) aumento de progesterona no meio de cultura; b) aumento da produção de estrogênio; c) ação antagônica no estrogênio; d) melhoria na qualidade celular, resultando em melhor embrião e maiores taxas de gravidez; e) melhor proliferação celular via MAPK; f) redução de radicais livres. No entanto, existem artigos controversos relatando redução na produção de progesterona.

CONCLUSÃO

A melatonina interfere na produção de esteroides sexuais, aumentando a produção de progesterona. Tal ação pode ajudar a melhorar a qualidade do oócito.

Melatonina; Ovário; Células da granulosa

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br