The overexpression of lncRNA H19 as a diagnostic marker for coronary artery disease

Yuan Yao Gang Xiong Xuejun Jiang Tao Song Sobre os autores

RESUMO

OBJETIVO

Nosso estudo teve como objetivo investigar o valor diagnóstico do lncRNA H19 para doença arterial coronariana (DAC) e explorar os possíveis mecanismos.

Métodos

Um total de 30 pacientes com DAC e 30 pessoas saudáveis, bem como pacientes com diferentes doenças cardiovasculares foram incluídos neste estudo. O sangue foi extraído de cada participante para preparar amostras de soro e a expressão de lncRNA H19 foi detectada por qRT-PCR. A análise da curva ROC foi utilizada para analisar o valor diagnóstico de H19 para DAC. Efeitos da informação básica dos pacientes e estilo de vida na expressão de H19 foram analisados. O nível plasmático de TGF-β1 foi medido por ELISA. A linha de células endoteliais da artéria coronária primária (HCAEC) humana de sobre-expressão de H19 foi construída e os efeitos da sobre-expressão de H19 na expressão de TGF-β1 foram analisados por Western blot.

Resultados

A expressão de H19 foi especificamente regulada positivamente em pacientes com DAC, mas não em pessoas saudáveis e em pacientes com outros tipos de doenças cardiovasculares. A análise da curva ROC mostrou que o nível de expressão de H19 pode ser usado para prever com precisão a DAC. Sexo, idade e estilo de vida dos pacientes não têm efeitos significativos sobre a expressão de H19, mas a expressão de H19 foi maior em pacientes com curso mais longo da doença em comparação com os controles. A expressão de H19 correlacionou-se positivamente com o nível sérico de TGF-β1 e a superexpressão de H19 aumentou significativamente o nível de proteína de TGF-β1 em HCAEC.

Conclusão

A superexpressão de H19 participa da patogênese da DAC aumentando o nível de expressão de TGF-β1 e o nível de expressão de H19 pode servir como marcador diagnóstico de DAC.

PALAVRAS-CHAVE:
Doença da artéria coronariana; Diagnóstico; RNA Longo não Codificante; Fator de Crescimento Transformador beta1

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br