Comparação de hábitos alimentares e atividade física entre crianças e adolescentes eutróficos e portadores de sobrepeso/ obesidade: estudo transversal.

Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida Lara Aquino Ferreira Pires Jordan Miyasaka Vanessa Bueno Juliana Mathias Netto Khouri Marianna Lorenzo S. Ramos Ramos Yara Cristina Ceccato Vivian Costa Francisco de Assis Maia JúniorSobre os autores

Resumo

Objetivos:

considera-se, em geral, que crianças obesas praticam menos atividade física e consomem mais alimentos, mas esse aspecto tem sido muito pouco explorado. O presente estudo objetivou comparar a alimentação e o padrão de atividade física de crianças e adolescentes eutróficos e portadores de sobrepeso/obesidade.

Métodos:

126 estudantes com idades entre 6 e 18 anos foram avaliados por meio de antropometria, registro alimentar e grau de atividade física. Eutróficos e portadores de sobrepeso/obesidade foram comparados de acordo com a ingestão de calorias, macro e micronutrientes e de acordo com as prevalências de inatividade física e de ingestão deficiente de micronutrientes.

Resultados:

observou-se diferença na quantidade de calorias ingeridas por unidade de IMC (eutróficos 97,6 [92,2 - 112,5] e sobrepeso/obesidade 70,5 [72,2 - 90,8], p = 0,0061) e na ingestão de cálcio (eutróficos 546,2 [517,2 - 673,9] e sobrepeso/obesidade 440,7 [404,4 - 523,4], p = 0,0366). Os dois grupos apresentaram sedentarismo e elevada prevalência de deficiência na ingestão de micronutrientes, especialmente cálcio e vitaminas A, E e C, mas sem diferença entre eutróficos e portadores de sobrepeso/obesidade.

Conclusões:

consumo de energia e de macronutrientes e grau de atividade física foram semelhantes, quando comparados indivíduos eutróficos com portadores de sobrepeso/obesidade. O consumo de cálcio foi menor no grupo sobrepeso/obesidade e o de vitamina C menor no grupo eutróficos. Esses resultados mostram a importância de considerar todos os fatores etiológicos que podem levar à obesidade a fim de que possam associar-se novas estratégias de prevenção e controle às intervenções tradicionais.

Palavras-chave:
obesidade; sobrepeso; estilo de vida sedentário; consumo de alimentos; micronutrientes; educação saudável

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br