Accessibility / Report Error

Câncer de mama feminino: análise da mortalidade no Brasil e regiões

Ana Claudia Garabeli Cavalli Kluthcovsky Thaisa Nogueira Palozi Faria Fabio Henrique Carneiro Robson Strona Sobre os autores

Objetivo:

analisar a evolução da mortalidade por câncer de mama feminino nas regiões do Brasil.

Métodos:

foi analisada a mortalidade por câncer de mama feminino nas regiões do país, com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer, entre 1991 e 2010. As variáveis analisadas foram: mortalidade proporcional por câncer de mama feminino em relação ao total de óbitos em mulheres; taxas de mortalidade das cinco localizações primárias das neoplasias mais frequentes em mulheres; e taxas de mortalidade por câncer de mama feminino. Modelos de regressão linear foram estimados para analisar a tendência de mortalidade.

Resultados:

foi observado o crescimento da mortalidade proporcional por câncer de mama feminino para as regiões brasileiras. Com relação às taxas de mortalidade das cinco localizações primárias de câncer mais frequentes, o câncer de mama é o que persiste em primeiro lugar nas regiões e no Brasil, com exceção da região Norte, onde o câncer de colo do útero foi o mais frequente. Observou-se tendência significativa de aumento das taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil (p = 0,017) e nas regiões Nordeste (p < 0,001), Norte (p < 0,001) e Centro-Oeste (p = 0,001), de diminuição na região Sudeste (p = 0,047) e estacionária na região Sul.

Conclusão:

os resultados encontrados enfatizam a importância da doença em termos de saúde pública no país, reforçando a necessidade da detecção precoce e do tratamento adequado.

neoplasias da mama; mortalidade; tendências; estudos epidemiológicos


Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br