Acessibilidade / Reportar erro

Ibuprofen increases the serum Omentin levels in rats after abdominal surgery

RESUMO

OBJETIVOS

A omentina é uma adipocina produzida principalmente pelo tecido adiposo visceral e níveis reduzidos dela foram associados a piores desfechos metabólicos. Nosso objetivo foi estudar os efeitos do uso pré-operatório do ibuprofeno nos níveis pós-operatórios da omentina em ratos.

METODOLOGIA

Quarenta e oito ratos Wistar albinos foram divididos em 8 grupos (6 em cada), de acordo com o procedimento cirúrgico: laparotomia, laparotomia e ibuprofeno (IBU), nefrectomia, nefrectomia e IBU, hepatectomia, hepatectomia e IBU, esplenectomia, e esplenectomia e IBU. Os níveis de omentina dos grupos foram analisados após a cirurgia.

RESULTADOS

A omentina média foi significativamente maior no grupo de laparotomia e IBU do que no grupo de laparotomia (p<0,001). A omentina média foi significativamente maior no grupo de hepatectomia e IBU do que no grupo de hepatectomia (p = 0,01). A omentina média foi significativamente maior no grupo de nefrectomia e IBU do que no grupo de nefrectomia (p = 0,001).

CONCLUSÃO

Sugerimos que o uso pré-operatório de ibuprofeno pode aumentar os níveis circulantes de omentina, que têm efeitos benéficos em um contexto de trauma e inflamação em indivíduos submetidos cirurgia abdominal.

Ibuprofeno; Adipocinas; Ratos, Wistar; Procedimentos cirúrgicos, operatórios; Abdome/cirurgia

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br